8 estratégias de Marketing Digital para fidelizar clientes

05/08/2016 Por
estratégias de marketing digital

Confira algumas estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas no seu negócio para converter e fidelizar clientes

Uma pesquisa de 2016 da Sales Force, feita com cerca de 4000 líderes de Marketing Digital de vários países, incluindo o Brasil, revelou as principais estratégias de Marketing Digital adotadas por equipes de alto desempenho que geram aumento da conversão fidelização de clientes.

Independente do faturamento da sua pequena empresa, se o objetivo do seu negócio é converter mais e fidelizar os clientes, o Marketing Digital é uma área estratégica para que você alcance esse resultado. Mais do que apresentar uma lista com dicas práticas de como alavancar as suas vendas, elencamos um conjunto de oito atitudes, prioridades e táticas que devem estar contempladas na sua estratégia para que a sua empresa tenha sucesso num ambiente cada vez mais competitivo em que os consumidores tomam decisões informadas:

 

1. 73% dos executivos reveleram que suas estratégias de Marketing Digital estão baseadas no estudo da jornada do cliente

Conhecer o seu cliente a fundo vai além de estudar as informações do seu Google Analytics. É preciso conhecer cada caminho e cada ponto de contato que leva o cliente a sua empresa e, a partir daí, definir os pontos de contato que devem ser melhor trabalhados, com relação à concorrência. Estratégias de Marketing Digital bem-sucedidas precisam se conectar com o cliente de maneira inovadora e holística, que contemple e-mail, mobile, redes sociais e Web.

 

2. Experiência do cliente integrada

As necessidades do cliente mostram que é cada vez mais necessário integrar todas as ferramentas e os processos envolvidos, como suporte, vendas e atendimento, para proporcionar uma experiência única ao cliente, independente de qual seja seu ponto de contato e o faturamento da empresa. É a perspectiva do cliente que importa, não é como você deseja atendê-lo, é entender como ele precisa ser atendido.

 

3. Transformar dados em inteligência de Marketing

O uso intensivo de tecnologia e a previsão de aumentar o investimento em novas ferramentas que auxiliem na tomada de decisão deve ser uma prioridade para que seja possível entender o comportamento do cliente como um todo. Dados precisam gerar insights relevantes para o negócio. 82% dos executivos usam CRM para entender a jornada de compra do consumidor.

 

4. Investir em Marketing Digital é prioridade

A liderança empresarial prioriza o investimento no Marketing Digital por considerá-lo uma área estratégica do negócio. Criar estratégias de Marketing Digital, integradas com o Marketing tradicional, tem se mostrado a maneira mais eficiente de gerar resultado, mas para isso é preciso investir.

 

5. Mobile gera ROI significativo

A crescente popularização dos smartphones está transformando a maneira como consumimos. Buscamos a loja mais próxima por meio de geolocalização, criamos listas de desejo, pesquisamos preços e lemos resenhas. Dados do Google Analytics entre 2014-2015 revelam que 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar. As compras mobile representam aumento de 74% nas taxas de conversão dos sites brasileiros e 20% das vendas de e-commerce vêm do mobile.

Segundo pesquisas recentes do Google sobre comportamento Mobile, a jornada de compra do consumidor é cada vez mais fragmentada em micro-momentos, especialmente no celular. Para se ter uma ideia, 49% dos consumidores visitam de 2-4 vezes um site antes de comprar. Cientes desse comportamento, 82% dos líderes mundiais de Marketing Digital consideram que anunciar em social é um aspecto vital da estratégia mobile. 

Considerando que 67% dos brasileiros assistem a vídeos na web e que 98% dos usuários de smartphones assistem a vídeos em seus aparelhos, o Youtube é uma plataforma que proporciona 91% de visibilidade de anúncios, impacto superior à média de visibilidade de anúncios publicitários através da internet, que é de 54%.

As possibilidades de impactar o cliente com Mobile Marketing são amplas. 77% dos executivos de Marketing que tiveram resultados excelentes ao investir em SMS alinham a campanha mobile com e-mail marketing. O uso de aplicativos com notificações e georreferenciamento também ajuda a criar campanhas georeferenciadas. Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, há estratégia mobile acessível para todas e se o seu negócio tem uma localização física, a pesquisa mobile por localização deve ser encarada como a sua nova vitrine.

 

6. Anunciar nas redes sociais gera ROI

Três a cada quatro executivos de Marketing reconhecem resultados advindos de anúncios segmentados em redes sociais e declaram que têm planos de aumentar o investimento em anúncios segmentados (com direcionamento feito por telefone, e-mail e geolocalização). É importante entender que para ter uma estratégia eficiente em redes sociais, é preciso ir além do anúncio e criar estratégias de atendimento ágil, com possibilidades de interação e respostas rápidas e monitoramento integrado via CRM.

 

7. Personalização do e-mail marketing

E-mail marketing é prioridade é decisivo para 80% dos executivos de sucesso do mundo, com mensagens altamente customizadas e dinâmicas. Isso porque o e-mail ainda é a principal fonte de conversão para 49% dos negócios com uma base qualificada. A segmentação da base de dados e criação de processos de automação proporcionam alto grau de personalização e conveniência das mensagens.

Estratégias de Marketing Digital como entender e simplificar compras frequentes de clientes já fidelizados possibilitam ampliar o tempo disponível que o cliente terá para explorar outros serviços e produtos que a sua empresa oferece. E-mails com ofertas exclusivas, programas de fidelidade, retargeting, pós-venda e conteúdo promocional ainda geram grande retorno para as empresas.

 

8. Conteúdo integrado é prioridade

Conteúdo é o elemento fundamental para fazer uma abordagem integrada e consistente de todos os pontos de contato que o cliente venha a ter com a empresa. É o conteúdo que conecta toda essa experiência de maneira holística. Empresas com alta performance geram conteúdo no mínimo três vezes por semana para suas mídias digitais, incluindo e-mail e redes sociais. 77% dos executivos consideram que o conteúdo é uma área estratégica e um dos maiores desafios para integrar e-mail marketing, social, site, campanhas e proporcionar ao cliente uma visão única e inspiradora de compra.

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Referências: 
https://secure.sfdcstatic.com/br/assets/pdf/marketingcloud/state-of-marketing-report-2016.pdf

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/how-micromoments-are-changing-rules.html 

Formada em Relações Internacionais (FAAP), fez especialização em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas, em 2015. Sua experiência profissional inclui os setores público, privado e não governamental, com destaque para atuação nas áreas de Artes, Cultura, Política, Eventos e Negócios. Além de ser consultora de estratégia digital e criadora conteúdo na Layer Up, foi apontada pela ONG Think Olga como uma das 200 mulheres mais inspiradoras do mundo em 2015, por seu ativismo com o Blog das Cabeludas e a Marcha do Orgulho Crespo. Também cria conteúdo sobre beleza consciente no site nandacury.com e vídeos para o canal: youtube.com/c/nandacury