Qual é o melhor modelo de negócios oferecido pela Agência de Marketing Digital?

23/05/2016 Por
Qual o melhor modelo de negócios oferecido pela agência de Marketing Digital

Antes de escolher a Agência de Marketing Digital, conheça as diferenças entre o banco de horas e o pacote fechado

Para o microempresário que ainda está conhecendo o próprio negócio e não tem muita noção das ferramentas utilizadas pela agência de Marketing Digital, é importante escolher um modelo de negócios que esteja de acordo com as necessidades da pequena empresa.

Tomemos como exemplo uma pessoa que investe em uma sorveteria que, no cardápio, apresenta sabores com nomes de músicos famosos. Antes de ela escolher se divulgará a marca por meio das mídias sociais, publicidade online, e-mail marketing, displays, é importante definir, com um plano de comunicação, quais serão as primeiras estratégias adotadas para expandir o negócio.

Estratégia de Marketing Digital congelada ou não?

No caso dos sorvetes, como fazer a marca ficar conhecida entre tantas concorrentes? Vamos supor que a agência de Marketing Digital trace o público-alvo da microempresa:

  • Jovens entre 18 e 24 anos
  • Universitários
  • Recebem salário de estagiário
  • Têm acesso à internet
  • Gostam de música

Com esse diagnóstico, foi definido que a melhor ferramenta será a mídia social. E, tendo pouco dinheiro para investir, o microempresário investe apenas nela.

Mas, depois de alguns meses, a marca fica conhecida por crianças que veem os quiosques de sorvete na rua. Os posts não surtem mais efeito, pois o público-alvo passa a ser formado por pessoas entre 28 e 40 anos que têm filhos e não acham interessante curtir a página no Facebook.

Se o modelo de negócio fosse um pacote fechado de serviços, o microempresário não poderia mudar a estratégia. Deixaria de ser um investimento para virar um custo.

Já com um modelo mais flexível, como banco de horas, a agência de Marketing Digital poderia utilizar o tempo disponível para analisar os resultados da estratégia anterior. Em seguida, poderia buscar a melhor estratégia para o novo momento da pequena empresa.

Banco de horas

Caminhando com o microempresário por todas as etapas de trabalho – planejamento, execução e análise -, a agência que oferece o modelo de banco de horas apresenta, primeiramente, o tempo que levará para produzir o serviço solicitado.

Se verificar, por meio de ferramentas como o Google Analytics, que a estratégia não é mais a ideal, irá sugerir uma nova para ser executada com o tempo disponível.

Assim como o banco de horas, o Inbound Marketing é uma boa opção para o microempresário, pois não o faz perder tempo e dinheiro. No próximo post, contarei como esse conceito poderá lhe ajudar a vender mais.

Por ora, espero que tenham ficado claras as diferenças entre o banco de horas e o pacote fechado. Aqui na Layer Up trabalhamos com o modelo de negócio mais flexível.

Caso queira saber um pouco mais sobre ele, fale conosco!

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.