Autoridade de domínio em SEO: descubra o que é e como utilizá-la

02/12/2015 Por
Autoridade de Domínio em Seo: Descubra o que é e como utiliza-la - Layer Up

O que é Autoridade de Domínio?

Com a importância que o SEO, vem sendo trabalhado dentro das empresas e muitas delas andam querendo saber o que significa Autoridade de Domínio, termo que até há algum tempo passava desapercebido e longe de qualquer cogitação para quem trabalhava com SEO, porém, com o aumento do fluxo e das estratégias criadas em torno desta ferramenta, esse recurso vem ganhando espaço nos manuais de rotinas das empresas.

Antes de falarmos de fato o que é Autoridade de Domínio, é preciso expor alguns dos conceitos mais básicos do SEO. Além daqueles fatores da estrutura que determinam o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas, existem outros fatores de cada página, e eles podem ser fatores internos (Fatores On Page) ou então externos (Fatores Off Page – Link Building). 

Voltando a falar sobre o assunto que está em foco, a Autoridade de Domínio no SEO funciona como uma métrica capaz de avaliar uma série de fatores Off Page, atribuindo, assim, menor ou maior relevância em relação a outros sites que estão presentes no banco de dados desses mecanismos de buscas, como o Google.

O conceito de Autoridade de Domínio pode ser também chamado de DA – Domain Authority. Traduzindo, é uma métrica que define o grau de importância de um determinado domínio, levando em consideração os fatores Off Page como o de links que apontam a qualidade e o próprio domínio em si, mostrando a relevância que cada um desses domínios possuem.

Quais fatores influenciam a Autoridade de Domínio?

Inúmeros critérios são levados em consideração para determinar quais os fatores que influenciam a Autoridade de Domínio. Para facilitar, iremos citar abaixo alguns desses fatores que podem influenciar o uso desse recurso para melhorar os resultados de sua empresa:

  • Análise Distributiva

  • Diversidade entre os Links

  • Qualidade dos Inbound Links

  • Reputação do Site

  • Padrão Temporal

  • Idade do Domínio

  • Links que apontam para o Site

Como viram acima, este trabalho não é nada fácil de ser realizado. A verdade é que vale muito mais a pena investir em boas práticas de SEO do que se preocupar com a manipulação desses indicadores. Para saber a Autoridade de Domínio, estão espalhadas na internet diversas ferramentas. Uma delas é o Open Site Explorer, que além de passar essa informação, também incorpora outros importantes indicadores para que se possa analisar individualmente páginas e sites.

Se você ainda não se familiarizou muito com a Autoridade de Domínio, aí vai um alerta: ele não é daquele tipo de indicador que pode ser analisado de forma individual e nem serve como referência única para a avaliação da relevância de determinado site, o que faz com que muita gente utilize a ferramenta de maneira errada e acabe não conseguindo atingir os resultados esperados.

É importante lembrar sempre de que a Autoridade de Domínio não deve ser considerada como um recurso de acompanhamento a prazos curtos, pois para que sua análise seja concluída são atribuídos cálculos que levam em consideração uma extensa lista de variáveis, o que faz o recurso sofrer constantes oscilações.

Conclusão

Se conseguir entender que a Autoridade de Domínio funciona a média e longo prazo, esse recurso será visto pela sua empresa como um indicador de refinamento e produtividade no trabalho de otimização, o que não acontece quando se quer basear em resultados adquiridos a curto prazo, pois, como já foi dito, as estatísticas apresentadas, por sofrer oscilações, acabam não sendo confiáveis para o uso.

É importante ter em mente o significado de Autoridade de Domínio e entender como essa ferramenta funciona para não correr o risco de sua empresa cair em armadilhas de relacionamento com os clientes nas estratégias de links building. Basta prestar atenção e fazer um bom planejamento e pesquisa antes para que tudo saia como foi esperado e almejado por seu negócio.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.