Como adicionar o conteúdo de aplicativos aos resultados do Google

21/12/2015 Por
Como adicionar o Conteúdo de Aplicativos aos Resultados do Google

O seu site é responsivo?

Desde o dia 21 de abril de 2015, o Google adotou algumas novidades profundas em seu algoritmo de ferramenta de busca, o que reflete diretamente no ranqueamento de sites, independentemente se as buscas forem feitas em computadores ou então por meio de aplicativos em dispositivos móveis.

De acordo com a própria empresa, essas mudanças são necessárias para aumentar a visibilidade dos sites que são mobile-friendly nos resultados do Google, ou seja, os sites mais responsivos aos dispositivos móveis irão alcançar mais relevância nos resultados orgânicos. O que levou a companhia a fazer essas mudanças foi o crescente número de acessos à internet vindos de smartphones. Segundo pesquisas, mais de 50% das pesquisas já são feitas por esses aparelhos, obrigando a empresa a se adequar a essa nova realidade.

Essa alteração vai refletir diretamente nos sites mobile-friendly, que, assim, conseguirão posições melhores. Outra novidade é que o Google vai integrar aos seus resultados de buscas aplicativos. Embora você pergunte o que isso muda para sua empresa, é fato que os empreendimentos que investirem nessas plataformas de agora em diante tirarão vantagem em relação aos outros.

Novas oportunidades e investimentos em aplicativos

Vamos explicar um pouco mais sobre essa mudança para que ela fique clara: a partir do momento em que qualquer pessoa realizar uma busca no mecanismo de pesquisa da empresa e o algoritmo entender que há naquele dispositivo um aplicativo instalado com conteúdo relevante sobre o que venha a ser pesquisado, as informações do próprio aplicativo irão aparecer como resultado na pesquisa.

Para facilitar, vamos usar um exemplo:

Uma empresa qualquer que trabalhe com transporte aéreo, caso tenho conteúdo no aplicativo sobre uma viagem aos Estados Unidos, quando a pessoa for fazer a busca “viagem para os Estados Unidos”, uma das opções de busca será o aplicativo, podendo ter como reflexo a venda para o negócio.

Não é porque essa novidade foi lançada que sua empresa já vai acatá-la. Antes de investir em um aplicativo, é preciso levar em consideração alguns fatores, tais como:

  • Conhecer seu público-alvo
  • Criar informações relevantes e importantes nos aplicativos
  • A maneira que os aplicativos irão aparecer para quem instalá-los ou então assiná-los
  • Como incentivar as pessoas a instalar os aplicativos

Embora possa parecer simples, todos os fatores acima precisam estar relacionados com um marketing bastante inteligente antes de desenvolver aplicativos. Uma das alternativas é a consultoria em SEO, para saber qual é a melhor estratégia a seguir para apostar em um site mobile-friendly e otimizar os sites de sua empresa. Os bons resultados também podem ser alcançados por meio das áreas de criação de sites e estratégias de SEO.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.