Como evitar 3 erros graves em Marketing Digital

21/07/2016 Por

Conheça alguns erros comuns em Marketing Digital e ações para melhorar seus resultados

Este é o primeiro artigo de uma série em que iremos abordar dicas para pequenos empresários que querem otimizar sua estratégia de Marketing Digital. Se por um lado os empresários tendem a tomar decisões com mais liberdade do que em grandes empresas, muitas de suas ações são pouco efetivas e geram desperdício de recursos e esforços, podendo impactar a qualidade profissional de seu negócio.

Para o nosso primeiro post, selecionei 3 erros comuns de Marketing Digital:

1. Não ter um site profissional

Ainda que o site seja uma área estratégica para as empresas, muitas negligenciam este investimento e optam por comprar um template pronto, com baixo custo, mas que frequentemente não atende às necessidades da empresa, nem as expectativas do cliente.

Não ter um site ou criar apenas página em rede social também são decisões que prejudicam a credibilidade e profissionalismo da empresa. O site funciona como uma vitrine de seus produtos e serviços e deve ser o principal ponto de contato do cliente com a empresa no ambiente digital.

Cada aspecto do site impacta diretamente no seu negócio e na percepção que o cliente tem da sua empresa, desde o layout, passando pela navegação, até o conteúdo. Se você não está preparado para investir em um site profissional, não está tão pronto para uma estratégia madura de Marketing Digital.

2. Não investir o suficiente em planejamento

Você lançou um site, criou perfis em redes sociais, publicou conteúdo, disparou e-mail marketing, mas isso não gerou negócios, nem o engajamento esperado, nem clientes?

Planejamento é uma etapa crucial em que devemos investir tempo e esforço para ter sucesso no Marketing Digital. O principal motivo para fazer um bom planejamento é porque traz resultado.

Naturalmente, o planejamento de Marketing Digital deve estar apoiado em algumas estratégias de Marketing tradicionais, pois não há estratégia digital que resolva um negócio mal planejado.

As estratégias devem incluir mapeamento dos recursos internos, estudos do mercado em que a empresa atua, quais as forças e ameaças, internas e externas ao negócio, além de listar metas possíveis de ser atingidas e que possam ser monitoradas com frequência.

Outro aspecto essencial do planejamento é conhecer e estudar seu público-alvo em profundidade para impactá-lo com conteúdo e abordagens relevantes e integradas, que estejam conectadas com o objetivo principal do negócio.

3. Não saber como administrar as diversas redes sociais da empresa

Estar presente em todas as redes sociais, ou nas mais populares, demanda esforço diário, não apenas para publicar conteúdo, mas para interagir e acompanhar o desempenho das publicações.

Esse é um erro comum e uma preocupação de muitas empresas, que na ansiedade em criarem uma presença digital e diversos pontos de contato, abrem contas em várias redes sociais, sem ter consciência da real dimensão de esforço que cada rede requer para ser atualizada com conteúdo relevante e interação.

Uma rede com conteúdo desatualizado depõe contra a marca e causa no cliente uma péssima impressão. Se você não cumpre os compromissos que estabelece para a sua própria empresa, que garantia o cliente terá que você cuidará dos interesses dele?

Como escolher em quais redes sociais minha empresa deve atuar:

O que muitas empresas ignoram é o fato de que a rede social é formada por pessoas, conversas paralelas simultâneas e algoritmos.

Para ter resultados concretos nas redes sociais, identifique em quais redes sua audiência está mais presente e mantenha o foco em produzir conteúdo para elas. Presença digital não significa produzir e distribuir conteúdo por diversos canais, significa criar relacionamento.

Priorize qualidade no lugar de quantidade. Conteúdo bem planejado tem potencial de engajar, criar fãs e advogados de marca. Se você não está tendo resultado, pode ser que seu conteúdo já esteja sendo ignorado há muito tempo.

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Formada em Relações Internacionais (FAAP), fez especialização em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas, em 2015. Sua experiência profissional inclui os setores público, privado e não governamental, com destaque para atuação nas áreas de Artes, Cultura, Política, Eventos e Negócios. Além de ser consultora de estratégia digital e criadora conteúdo na Layer Up, foi apontada pela ONG Think Olga como uma das 200 mulheres mais inspiradoras do mundo em 2015, por seu ativismo com o Blog das Cabeludas e a Marcha do Orgulho Crespo. Também cria conteúdo sobre beleza consciente no site nandacury.com e vídeos para o canal: youtube.com/c/nandacury