Como o Marketing Digital ajuda a driblar a crise

26/08/2016 Por
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Aplicar recursos de Marketing Digital na sua empresa pode trazer bons resultados em situações financeiras adversas

A crise econômica enfrentada pelo Brasil desde o começo do ano fez muitas empresas entrarem em estado de alerta. Afinal, como manter a competitividade e um forte posicionamento da marca em meio a um cenário marcado por cortes de gastos e de mão de obra?

Por mais desanimador que pareça, este é um daqueles momentos em que a resposta está em potencializar os recursos disponíveis de maneira inteligente.

Parece redundante, mas é sempre bom ressaltar que investir e monitorar suas ações de Marketing Digital neste momento não se trata de um capricho, mas sim de uma estratégia fundamental para gerir seus negócios, acompanhar seus concorrentes e calcular quase instantaneamente o Retorno sobre seu Investimento (ROI).

Felizmente, é possível atingir este objetivo sem comprometer o orçamento. Como? Confira abaixo:

Como me manter competitivo no mercado sem gastar muito?

Marketing Digital engloba uma série de estratégias, e uma delas é o Inbound Marketing. Como já explicamos aquio Inbound auxilia sua empresa a construir um relacionamento personalizado com seu público-alvo, de modo que ela se torne uma referência na área e seja procurada espontaneamente por aqueles que lhe interessem.

As técnicas aplicadas no Inbound – como o SEO – são o que nós chamamos de ações orgânicas, isto é, que não implicam em gastos adicionais à empresa. Sim, é isso mesmo: são estratégias de marketing em que você não paga a mais para que elas sejam colocadas em prática.

Claro que os resultados variam se combinarmos outras técnicas, a exemplo dos Links Patrocinados, que lançamos mão para impulsionar nosso site e colocá-lo numa boa posição no Google. Essas técnicas, por sua vez, envolvem gastos para que seu anúncio fique bem colocado no ranking de buscas ou mesmo para que você vença o leilão de palavras-chaves com seus concorrentes.

Não estou dizendo que você não deve traçar ações pagas, pelo contrário: você pode – e deve. Mas pode, também, apostar em outras possibilidades além delas e que certamente alavancarão suas vendas! Afinal, são ações complementares.

O que quero dizer é que as ferramentas gratuitas ajudam a manter sua marca na memória do cliente, tornando-o fiel a ela. Isso porque você passa a conhecê-lo melhor e a entender quais são suas necessidades, o que ele procura e, principalmente, o que pode lhe interessar, antecipando tendências. E essas ações – sejam e-mails marketing ou conteúdos para diversas mídias digitais – podem ser tão ou mais eficientes do que certas ações pagas.

Quais os benefícios para minha marca?

Os resultados dessas ações costumam aparecer no médio a longo prazo, pois estamos falando da criação de um relacionamento com o cliente. Portanto, nem sempre essas ações são diretamente convertidas em leads, o que também não significa uma “perda de tempo”.

Lembre-se: em tempos de crise, o cliente não vai arriscar o certo pelo duvidoso. Ele teve seu poder de compra reduzido e, por causa disso, se torna mais criterioso na hora de comprar.

É por isso que, se sua empresa passa confiança com o produto ou o serviço que oferece, seu público certamente vai lembrar dela durante sua tomada de decisão. E como garantir essa boa imagem? Justamente com essas ferramentas  de Inbound Marketing e SEO.

O que eu preciso fazer?

Nem sempre é fácil por em prática todas essas ações, por mais essenciais que elas sejam. Por isso que as empresas, em muitos casos, recorrem a agências como a Layer Up.

Graças a uma série de serviços, que vão desde Consultoria Estratégica até Inbound MarketingProdução de Conteúdo, as agências de marketing conseguem orientar seus clientes e ensiná-los como planejar e executar ações eficientes de marketing digital para fortalecer a imagem das marcas que atendem, ganhando mais espaço e visibilidade com seu público.

Sempre ressaltamos a importância da elaboração de um Plano de Comunicação para traçarmos quem são as buyer personas, quais são seus interesses e quais as possibilidades para trabalhar um conteúdo relevante que atenda a cada uma delas.

A partir de uma análise das plataformas digitais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Blog etc.), do conteúdo disponibilizado e das ações de marketing vigentes, é possível avaliar os pontos fracos e fortes do seu negócio e, consequentemente, reformular o que existe e implantar novas medidas. Tudo para gerar um maior retorno com o melhor custo-benefício. 

Você pode conhecer mais  nossas áreas de atuação na nossa home.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.