Dispositivos móveis: seu site está preparado?

22/09/2015 Por
Dispositivos móveis: Seu site esta preparado?

O que antes era tendência, hoje são vendas pelos dispositivos móveis

É crescente o número de usuários que acessam a internet com seus dispositivos móveis, sejam eles smartphone, tablets, entre outros. Por isso, as empresas estão cada vez mais usando uma estratégia para otimizar o seu site de forma que funcione perfeitamente nesses dispositivos, tornando assim a navegação mais fácil. O que antes era apenas uma tendência, hoje em dia já é uma realidade que deve ser colocada em prática o quanto antes.

Vale lembrar na hora de colocar essa implementação em prática que a maioria dos usuários podem acessar o mesmo site por meio de dois dispositivos móveis ou mais. A quantidade de tempo que os brasileiros passam conectados com as telas diferentes não para de crescer. No nosso trabalho utilizamos um tipo, em casa um outro tipo, na rua outro e por aí vai. No final, tudo isso deve ser levado em conta que está na hora de fazer a otimização de sua página.

Segundo os dados de pesquisas levantados pela companhia IPSOS/Google, 27% dos usuários utilizam smartphone para comprar artigos ou qualquer outro produto em sites de e-commerce, ou então colocam esses produtos no carrinho de compras para finalizar mais tarde. O que acontece nesse processo é de maneira simultânea, ou seja, a decisão vai sendo tomada pouco a pouco e sendo levada para dispositivos diferentes, então a interação e conectividade de seu site deve funcionar de forma única para todos esses aparelhos.

E como saber se o site de sua empresa está adaptado para esse tipo de otimização e novas mudanças?

O rankeamento de sites do Google passou por algumas mudanças no dia 21 de abril. Depois dessa data, as páginas que não se adaptarem a um serviço de otimização para smartphones ficarão bastante escondidas nas buscas, o que pode prejudicar a formação de novos leads, assim como a visibilidade de sua empresa na internet. Não é a primeira vez que uma alteração é feita para este mesmo assunto, antes dessa alteração, as empresas que tinham um trabalho de SEO ou com qualquer outro tipo de otimização que oferecesse algum conteúdo diferenciado dos demais já estaria no topo do ranking.

Toda essa mudança foi necessária para que as empresas acompanhassem – nem que fossem obrigadas a isso – a seguir esse novo fluxo de conectividade que está acontecendo na era atual. Não há como negar que as empresas têm uma forte participação no mercado virtual e se, por ventura, não fizerem adequação, sofreram grandes prejuízos, incluindo perda de vendas e de seguidores, o que pode ser uma catástrofe, levando em conta que os clientes que fazem a empresa ser o que ela é. Aí que os pequenos empreendimentos podem tirar vantagem se capricharem nesse tipo de otimização de dispositivos móveis. Certamente, irão passar aquelas empresas que já estão hÁ anos no mercado, porém, se mantém a antiga tradição de manter o mesmo serviço sem estar aberta para nenhum tipo de mudança.

E como saber se o seu site é responsivo?

Para saber se o seu site está adequado de forma correta a essa mudança basta realizar alguns testes e pesquisas, porém, o Google disponibilizou uma ferramenta que facilita o trabalho das empresas conhecida como Webmaster Tools e agora com um novo nome, CONSOLE. Para fazer o teste você precisa ter uma conta no Google, o famoso Gmail. (Clique aqui e faça o teste). A ferramenta funciona como se fosse um “robô do Google”, que vê o seu site, analisa todas as páginas e oferece um relatório completo, contendo dicas de como pode ser melhorado e o que deve ser mantido.

Com essas mudanças, o principal objetivo do Google é fazer com que a sua empresa atinja o primeiro lugar em buscas e ofereça uma melhor experiência para os usuários por meio dos dispositivos móveis. A principal justificativa que a empresa usou para explicar o motivo dessas mudanças é de que os clientes realmente merecem o melhor tipo de atendimento, visando que hoje em dia tudo acontece por meio de uma tela de celular, e as empresas deveriam se adaptar a essa nova tendência para que não perdesse clientes nem novos seguidores que podem chegar até a página.

Dispositivo-movel-layerUp

Quais os problemas que os sites não otimizados enfrentam?

Se o site de sua empresa não está otimizado para dispositivos móveis, saiba que o usuário vai encontrar diversos problemas, tais como ter que arrastar um conteúdo para o lado para conseguir o que deseja. Os textos muitos pequenos fazem com que um visitante dê zoom na tela pra conseguir enxergar o que está escrito, fazendo com que ele perca o interesse naquele site não otimizado para dispositivos móveis. Também apresenta botões que ficam muito perto um do outro, o que acaba dificultando a transação entre uma compra ou até mesmo alguma informação que o cliente quer saber, porque com os botões muito perto um do outro acaba dificultando esse processo, pois, ao clicar em um, o usuário poderá clicar no outro por acidente.

Quando a sua empresa  não trabalha com sites responsivos, ou seja,  não são otimizadso para dispositivos móveis, pode acarretar em erros no formato habilitado para os mobiles, que não serão visualizados como em um computador normal, o que acaba dificultando a experiência do usuário ao navegar pelo site de sua empresa, sem contar a principal razão: as páginas com layout otimizado são melhor rankeadas Google.

Para finalizar, é necessário dizer que toda a mudança vai causar dúvidas e descontentamento de certas pessoas, porém elas são necessárias para acompanhar a tendência do avanço tecnológico, coisa é essa que afeta diretamente também no marketing digital. O Google é o maior site de buscas que existe e continuará sendo por um longo tempo, creio eu. Então, ele precisa estar habilitado para atender a necessidade de todos os usuários que variam de 10 a 80 anos, por exemplo. Então, agora você já sabe o que fazer. Crie um site responsivo, e seja sucesso na internet.

Se você precisar, nós te ajudamos com isso. Criamos dezenas de sites aqui na Layer Up. Fale com a gente!

Leia também:

Growth Hacking – Faça sua empresa pensar fora da caixa

Google Webmaster Tools: Conheça todas as ferramentas do Google

Buyer Personas – O que são e como criá-las

Link Building-layerup-agênciamarketingdigital

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.