E-mail marketing: como fortalecer o contato com seus clientes

25/11/2015 Por
layerup-e-mailmarketing-marketingdigital

Tenha um bom relacionamento com o seu cliente usando o e-mail marketing

Para ter um bom relacionamento com seus clientes, é necessário exercer diversas estratégias para que essa relação se firme e seja duradoura. Uma delas é o uso do e-mail marketing, com o qual é possível informar seus clientes sobre as novidades e negócios de sua empresa.

O ponto de partida para essa estratégia é ter uma lista quente de contatos. Porém, como fazer essa lista sempre crescer? Essas dúvidas são normais de cercarem nossas cabeças, porém, existem formas mais fáceis do que imaginam para que isso aconteça. Construa sua lista de e-mails com essas dicas abaixo:

  1. Sua página de confirmação de e-mails deve ser otimizada

O número de assinantes pode crescer significativamente se você simplesmente optar por otimizar sua página para incentivar que os visitantes façam a confirmação do formulário de inscrição. Muitas pessoas, quando chegam na “hora H”, podem dar pra trás e desistir. Para que isso não aconteça, é preciso seguir três passos:

  • Deixe claro em primeira mão os benefícios oferecidos.
  • Faça um forte apelo para que o usuário confirme seu formulário de inscrição.
  • Mostre visualmente as etapas do processo dali por diante.

Dê uma olhada no exemplo: http://inboundmarketing.layerup.com.br/diagnostico-marketing-digital-gratuito

  1. Faça com que os usuários tenham “sentimentos negativos”, caso não se inscrevam

É importante também deixar claro para as pessoas o que elas podem perder caso não confirmem a inscrição para receber o e-mail marketing. Opte por aquelas coisas simples, mas que fazem toda a diferença e podem ficar sendo marteladas na cabeça do usuário, caso ele não venha a se inscrever. Essas perguntas que parecem óbvias podem fazê-lo sentir-se um bobo por não aceitar o que sua empresa tem para oferecer.

  1. Faça o uso de provas sociais

Um exemplo mais fácil de explicar esta etapa é bastante simples. Basta colocar depoimentos positivos de outros usuários em sua página, porém, é super comum as empresas errarem ao utilizar esse tipo de estratégia. Mais uma vez, a qualidade vale muito mais do que a quantidade. Um bom depoimento pode falar muito mais do que centenas daqueles outros que não acrescentarão muita coisa. Outra dica também é mostrar o número de assinantes como prova de que o serviço oferecido é realmente bom. 

  1. Integre suas campanhas com as redes sociais

Por meio de pesquisas na internet, é possível fazer com que as pessoas cheguem até sua empresa, onde depois irão conectar sua página corporativa nas redes sociaisFacebook, Twitter, LinkedIn, etc -, porém os amigos dessas pessoas ainda não sabem o que de fato sua empresa oferece e como pode ajudá-los. Para isso, é importante criar links e levá-los até seu website ou a outra plataforma que possa esclarecer suas dúvidas.

  1. Ofereça vantagens para os inscritos

Uma estratégia que também é bastante utilizada e funciona bem é quando os usuários conseguem acessar algumas informações, porém o conteúdo exposto ali é limitado até certo ponto, onde somente ao fazer sua inscrição para receber o e-mail marketing o visitante poderá ler ele completo. Criar pequenos e-books também com informações úteis que irão ajudar essas pessoas é um fator bastante interessante também. Os inscritos precisam ter vantagens em relação àqueles que somente visitam sua página.

  1. “Estimule” o medo das pessoas

Um dos fatores mais importantes para fazer a pessoa se inscrever nos formulários é mostrar aquilo que elas têm a ganhar quando optam pela inscrição, porém, um poderoso estímulo também é o medo de perder algo que poderia mudar suas vidas de uma vez por todas. Claro, nada impede a pessoa de hoje apenas passar pela sua página e voltar outro dia para realizar a inscrição para o e-mail marketing, mas, quando se cria uma situação de emergência, a pessoa automaticamente ficará inclinada para isso. O que muitas empresas fazem são promoções em tempo limitado, “obrigando” as pessoas a se inscrever para não perder as ofertas.

Olhe outro exemplo que utilizamos aqui na Layer Up: http://inboundmarketing.layerup.com.br/planejamento-de-marketing-2016

Viram só como em poucos passos é possível atrair novos assinantes para o seu e-mail marketing? Então, não perca tempo, tire essas dicas do papel, comece a executá-las diariamente na sua empresa e aproveite os benefícios que seu negócio irá conseguir obter por meio dela, lembrando, claro, que é preciso foco e determinação para que todas as estratégias realizadas venham a ser concluídas com êxito.

Se precisar de ajuda, conte com a gente. Vamos manter contato?

 

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.