E-mail marketing: os erros que podem comprometer o seu sucesso

04/08/2015 Por
A importância de um bom e-mail Marketing para sua empresa

Você está atento ao e-mail marketing produzido pela sua empresa?

Por pensarmos que o e-mail marketing é simples de ser feito, é que cometemos erros que podem levar ao fracasso dos objetivos traçados para nossas campanhas.

Por mais que exista uma infinidade de recursos disponíveis sobre como deve ser feito um bom e-mail marketing (veja no Dicas Sociais), ainda existem erros bastantes comuns que são encontrados, alguns deles não comprometem tanto o desempenho, porém, outros são capazes de acabar com toda sua campanha drasticamente.

Veja a seguir os erros mais comuns que são cometidos pelas empresas e saiba como não deixar que isso afete seus negócios

  • E-mail longo: escrever textos pode ser considerado uma arte. Quando o assunto é e-mail marketing, o poder de síntese e clareza merecem ainda mais destaque.  É importante criar algo que torne seu texto atrativo e relevante para o leitor. Procure não deixar o e-mail marketing muito longo, seja objetivo e foque naquilo que realmente interessa e deseja transmitir. Quando o texto é extenso demais, o leitor pode ignorar seu e-mail e na pior das hipóteses enviá-lo direto para a lixeira.
  • Não fornecer nada de relevante para o cliente: não é nada aconselhável encher a caixa de entrada dos seus clientes com e-mails sem utilidade. É preciso criar um conteúdo interessante, oferecendo aquilo que ele deseja ou precisa. Vale mais enviar um e-mail marketing semanal bem formulado do que dez e-mails semanais sem valor nenhum.
  • E-mail marketing não segmentado: antes de qualquer disparo de e-mail marketing, é necessário segmentar quem é que vai recebê-los. Separe seus clientes por meio dos segmentos que preferir e defina como será o e-mail lançado para cada grupo. Foque naquilo que realmente é valioso para a pessoa que está lendo o conteúdo enviado.
  • Escolher imagens erradas: um grande número de imagens no corpo do e-mail pode se tornar um problema. Geralmente, conteúdos desse tipo não são otimizados para dispositivos móveis. Avalie dentre as formas qual delas é a melhor para comunicar o que deseja. Porém, é importante que o e-mail marketing enviado tenha no mínimo uma imagem para que o conteúdo não se torne cansativo.
  • Disparos indevidos: como já foi dito anteriormente, não é nada aconselhável encher a caixa de entrada de seu cliente com e-mails de sua empresa. Ele pode se sentir perturbado e cancelar a assinatura e sair para sempre do seu mailing. Sem contar que, quando vários e-mails são disparados, a qualidade deles não é das melhores. Crie um cronograma de envios, e defina um plano editorial de acordo com cada lista, ou seja, com cada perfil de seu público.
  • Falta de segmentação na lista e-mails:  se abranger uma grande quantidade de pessoas com perfis diferentes, certamente o que está oferecendo será inadequado ou indevido para muitas delas. De novo, a regra de ouro é segmentar, segmente MUITO! Para isso, vale a pena entender como criar Buyer Personas.
  • E-mail marketing com erros:  vale destacar que a ortografia é algo crucial. Todo e-mail marketing deve passar a sensação de profissionalismo. Se o texto conter muita discordância, erros de pontuação e escrita, dentre outros fatores, certamente sua empresa irá perder a credibilidade. Além da ortografia, certifique-se de que a imagem (ou imagens) está em boa resolução e de acordo com o que está sendo comunicado.

Apesar de ninguém gostar de cometer erros, a maioria deles é comum e deve ser reconhecida, pois só assim sua empresa estará pronta para crescer e consertar essas falhas. A empresa que prefere ignorar os erros e não aprender com eles não está preparada para o mundo dos negócios.

Campanhas de e-mail marketing são a opção econômica para divulgar sua empresa e se relacionar com seus clientes. Use essas dicas para melhorar sua performance!

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Feito por: Layer Up

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.