Facebook Ads: 4 passos para obter resultados de sucesso

13/09/2015 Por
Facebook Ads: 4 passos para obter resultados de sucesso

Tenha sucesso em sua campanha de Facebook Ads

Já é um fato consumado que toda empresa precisa, sim, se fazer presente nos veículos digitais. A maior parte das pessoas se concentra na internet, e se você deseja expandir seu negócio e torná-lo mais visível, é crucial que esteja fazendo parte deste universo.

Quando sua empresa marca presença no âmbito virtual, fica mais fácil a relação com os usuários da rede, porém, nada adianta criar anúncios e publicações excelentes, acompanhados de belas imagens, se deixar passar batido um fator que faz toda a diferença para o sucesso daquela postagem: a segmentação. Não é porque o anúncio é excelente que ele pode ser simplesmente jogado na rede sem que haja qualquer estratégia de segmentação em cima dele. O Facebook Ads é a melhor alternativa para esses casos, portanto, se você não sabe muito bem como fazer uso dessa ferramenta, aí vão algumas dicas:

  1. O engajamento deve ter investimento

As principais funções de investir no engajamento da marca é aumentar o reconhecimento de sua empresa e gerar confiabilidade por parte dos clientes em relação a ela. Concentre o tráfego de sua página no Facebook em alguns contatos já pré estabelecidos, levando em conta suas preferências. Isso ajuda para que o conteúdo seja propagado.

Quando se está começando com a utilização do Facebook Ads, ou então dando início aos trabalhos nas redes sociais, é importante investir com mais atenção nos segmentos abaixo:

  • Localização.
  • Interesses e comportamentos relacionados.
  • Audiência de páginas parecidas com a sua

Vale lembrar que, nesse caso, o foco principal está em levar um bom direcionamento de usuários para a página de sua empresa. Esse primeiro contato deve acontecer de forma bastante sutil. Não chegue já empurrando ofertas para as pessoas, elas tendem a ignorar ações como essas que podem influenciar negativamente o relacionamento futuro com a empresa.

Veja estes posts abaixo que podem te ajudar a evitar alguns problemas:

– OS ERROS QUE PODEM ACABAR COM SUA EMPRESA NAS MÍDIAS SOCIAIS

– CRÍTICAS NEGATIVAS NA SUA PÁGINA CORPORATIVA: VOCÊ SABE COMO LIDAR COM ELAS?

  1. Aumente as curtidas de sua Fanpage

Para começar, podemos citar como bons direcionamentos para esse tipo de campanha os fatores logo abaixo:

  • E-mail Marketing feito por você mesmo, casando-se com uma boa estratégia em sua composição.
  • Visitantes nos últimos 30 dias.

Não é porque são o foco principal da campanha que precisam ser os únicos. Todo aquele público que citamos no item 1 é importante aqui também, pois ele se torna bastante útil quando estamos falando em aumentar o número de seguidores de uma fanpage.

Primeiro de tudo, é preciso analisar a maneira com a qual está tentando atrair pessoas para seu negócio. É a melhor forma que encontrou? Este meio é realmente atrativo? O que tem de diferencial ou de relevante que possa chamar a atenção das pessoas? É preciso investir na qualidade do próprio serviço quando estamos falando em segmentação.

Porém, antes de pensar em atrair novos seguidores, é preciso dar atenção especial àqueles que já se fazem presente na página de sua empresa. Ter uma boa base de fãs consolidada é fundamental para que a quantidade não fale mais alto do que a qualidade.

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  1. Instale aplicativos e trabalhe com Opt-in’s

Aqui, depende muito da disponibilidade da audiência que seu conteúdo gera, mas é uma maneira ainda mais certeira e eficaz de segmentação. Um dos maiores desafios encontrados é convencer os usuários a passarem seus dados pessoais, tais como e-mail, aceitação de determinada solicitação ou então número do telefone.

Uma boa dica para trabalhar a segmentação de visitantes de um website a para o opt-in é focar nos seguintes grupos abaixo:

  • Todos os visitantes da página
  • Base de fãs da página (caso o número seja “bom”)
  • Visitantes de páginas específicas, com relação ao assunto tratado por você

É uma questão de lógica, as pessoas que curtirem a fanpage de sua empresa tem maior probabilidade de preencher o opt-in ou então comprar algo. Porém, para que se obtenha sucesso nesta etapa é preciso seguir fielmente as que já citamos anteriormente, pois a sua base de fã deve ser firme e as pessoas precisam estar realmente interessadas no que tem para oferecer.

  1. Por fim, vendas

Quando falamos em vendas em relação ao Facebook Ads, tratam-se de vendas segmentadas, por isso, as pessoas a serem priorizadas com esse tipo de ação devem ser:

  • Visitantes de páginas específicas, com relação ao assunto tratado por você.
  • Opt-ins preenchidos (O “opt in” é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações por e-mail de uma determinada empresa).
  • Todos os visitantes da página.
  • Fãs de sua fanpage (se forem segmentados corretamente).

Quando falamos em venda, significa que o cliente já passou por todos os processos que citamos anteriormente de maneira correta, de modo que vai oficializar essa “aliança” que tem com a sua empresa realizando e optando por escolher o seu produto/serviço para comprar.

Não se esqueça também de dar uma atenção para aquelas pessoas que já compraram com você antes. Quer usuários melhores do que aqueles que já confiaram em sua marca? Eles, se forem bem usados, podem render muito mais lucros para o seu negócio.

Agora que já tem em mãos preciosas dicas, chegou a hora de arregaçar as mangas e caprichar naquela campanha criada por meio do Facebook Ads. Lembre-se de que bons resultados surgem apenas com boas ações. Então, não perca tempo e aplique essas dicas no dia a dia de seus negócios.

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Antes de fecharmos nossa conversa, gostaria de fazer uma pergunta que pode te interessar. Você já ouviu falar na estratégia de Inbound Marketing? Pois bem, já te adianto que esse método pode te ajudar, e muito, em suas vendas! Vou deixar alguns links abaixo para que você conheça mais sobre o assunto e, se achar interessante ,para o seu negócio, aprofunde-se mais.

Vamos lá:

INBOUND MARKETING: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Seguindo de outro bom conteúdo:

INBOUND MARKETING: SAIBA POR QUE ELE É O MARKETING DO FUTURO E APRENDA COMO UTILIZÁ-LO

Mas o que é o lead tão comentado? Pois bem:

LEADS: SUA DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA SEU NEGÓCIO

Agora vamos dar nome aos bois:

A DIFERENÇA ENTRE INBOUND MARKETING E MARKETING DE CONTEÚDO

O que é mensurar? O que fazer para saber se a estratégia adotada pela empresa realmente está trazendo benefícios?

O QUE É PRECISO MENSURAR NO INBOUND MARKETING? Espero ter ajudado e apresentado boas ideias para novos caminhos para você conquistar os seus objetivos.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.