Google Adwords x Facebook Ads: quem vence essa disputa?

17/09/2015 Por
Google Adwords x Facebook Ads: Quem vence essa disputa?

O duelo entre Google Adwords x Facebook Ads

Hoje em dia, uma grande dúvida na cabeça de quem trabalha com mídia social é: qual é o melhor lugar para publicar e compartilhar os anúncios da empresa? As duas ferramentas mais utilizadas para esse tipo de serviço são o Facebook Ads e o Google Adwords. Porém, qual deles é o melhor? Quais suas semelhanças e diferenças? Quem é que vence essa disputa?

É notável como a publicidade vem dando largos passos nesses últimos anos, quando a grande premissa é o foco e a flexibilidade, sendo eles as principais vantagens que os profissionais da área podem obter neste meio tão concorrido. Não é novidade para ninguém que a internet é capaz de fazer com que a comunicação e a relação entre empresa-cliente cresçam e se firmem cada vez mais. Um dos meios que fortalece esse laço é veicular publicações, fator que gera dúvida para muita gente.

Se você conversar com muitos profissionais de Marketing e Publicidade, poderá perceber que o Google Adwords ganha facilmente em números de preferências em relação à outra plataforma, talvez por já ser bastante antiga no ramo. Porém, isso não quer dizer que o Google Adwords seja melhor. Assim, a dúvida continua: Google Adwords x Facebook Ads? Ambos possuem suas qualidades próprias, e vamos identificar cada uma delas para vocês.

Google Adwords

Com ela, é possível divulgar qualquer tipo de anúncio levando em consideração duas redes: a de display e a de pesquisa. A primeira delas é composta por todos os portais que fazem parte de afiliação da Google, com a qual você pode exibir seus anúncios da maneira que preferir. Já nas redes, o anúncio ocorre dentro do próprio site da Google, e todos eles são em formato de texto.

Para que haja resultados positivos, as estratégias do uso de palavras-chave e termos pesquisados são bastante utilizadas, e influenciam diretamente na maneira que os anúncios aparecerão e a posição no ranking de pesquisa. Nas redes de display, é necessário relacionar os anúncios exibidos com os tipos de sites corretos para aparecer tal publicação.

Facebook Ads

O Ads permite que os anúncios tenham fotos, títulos e textos, possibilitando uma liberdade maior para a criação desses anúncios. Os anúncios, unicamente, permitem que você divulgue a fan page da sua empresa ou o site da mesma. Toda a divulgação serve para alavancar suas postagens e conteúdos compartilhados.

A segmentação é o grande diferencial que o Facebook Ads oferece para os profissionais e que o destaca na disputa Google Adwords x Facebook Ads. É possível segmentar por meio de idade, sexo, estado, profissão e, até mesmo, interesses pessoais, o que faz com que o anúncio seja compartilhado exatamente com o público-alvo, acertando sempre sua audiência.

Quando for anunciar, não existe uma fórmula exata para fazer suas escolhas. É preciso avaliar bem os objetivos de sua empresa, qual é o seu publico-alvo e como pretende chegar ao seus clientes por meio da campanha. É perda de investimento fazer a campanha e ir naquela mais viável, ou então na mais comentada.

Se o foco de sua campanha for, por exemplo, engajar seu publico e fidelizar clientes, o Facebook Ads é a melhor opção. Por ser uma rede social, a grande diferença está aí, toda a sua audiência se concentra ali. Porém, se o seu foco for impulsionar vendas de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, garantir uma melhor construção da marca e assuntos relacionados a isso, a mais quem ganha a batalha Google Adwords x Facebook Ads é o primeiro.

Conclusão

Em resumo, podemos dizer que as duas ferramentas são de grande importância na hora de fazer seus anúncios:

Google Adwords x Facebook Ads

  • Google Adwords: te ajuda a fidelizar clientes e construir sua marca.
  • Facebook Ads: tem como foco o engajamento dos clientes e impulsiona seus produtos/serviços.

Com essas informações, já é possível definir melhor qual das ferramentas utilizar para as campanhas de sua empresa. Na disputa Google Adwords x Facebook Ads, enquanto uma foca no relacionamento, a outra tem como objetivo maior aumentar o número de vendas. Cada uma delas atende às necessidades e podem trabalhar juntas, não precisando, necessariamente, utilziar somente uma e deixar a outra de lado.

Anuncie no Google, Facebook, e alcance milhares de potenciais clientes!

Se tiver alguma dúvida na hora de colocar em prática alguma ação, fale com a gente, somos especialistas e iremos adorar te ajudar. Vamos marcar um café?

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.