Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?

Como descobrir quais são os horários ideais para postar nas redes sociais

Hoje em dia mais de 3 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais diariamente, o que representa cerca de 45% da população mundial. Com isso, as marcas e empresas precisam encontrar meios de conseguir chamar a atenção dos usuários através de posts interessantes, mas é importante entender quais são os horários ideais para postar nas redes sociais.

Há uma urgência dentro das redes sociais onde os usuários tem medo de perder o que está acontecendo, e entram em seus perfis em horários variados no decorrer do dia. Portanto, o seu negócio precisa encontrar uma maneira de estar presente de forma frequente no feed de seus seguidores.

Análise do público-alvo

Cada rede social possui uma finalidade, diferentes formas de uso e públicos diversificados. Por isso, não existe uma fórmula exata para conseguir atingir os seus seguidores, é preciso fazer uma análise comportamental e assim definir os melhores horários para contatar o seu público através das mídias sociais.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o âmbito profissional, sendo a maior rede social profissional do mundo. Então é nela que você deve compartilhar a rotina da sua empresa, dicas e conteúdos relevantes. Mostrar o mercado de atuação do seu negócio e atrair futuros colaboradores.

Alguns estudos mostram que para conseguir engajamento nesta rede social o ideal é postar de segunda a sexta-feira em horário comercial, ou seja, das 8am às 18pm. Aos finais de semana o índice cai se comparado com outras redes sociais, já que a maioria dos usuários não quer falar de negócios em seu período de descanso.

Facebook

Conhecido como a maior rede social do mundo, o Facebook é utilizado para entretenimento e fonte de notícias. Apesar de muito utilizado, é a rede social mais difícil para empresas conseguirem um bom engajamento. Pois nem sempre seus posts são vistos pelo algoritmo como algo relevante para o usuário. Ou seja, não é entregue para uma boa parte dos seguidores de um perfil profissional.

Mas nem tudo está perdido, para postar nessa rede social e conseguir um bom engajamento, basta programar seus posts próximo do horário do meio dia nos dias de semana, já que muitas pessoas utilizam seus horários de almoço para navegar na internet. Aos finais de semana a taxa de acessos cai e não é recomendado fazer posts esperando um alto engajamento.

Twitter

O Twitter é uma rede social muito utilizada nos dias atuais. Por lá é possível descobrir quais são os assuntos mais comentados no momento no Brasil e no mundo. Sendo assim, é importante estar de olho e ser rápido para criar um conteúdo que chame a atenção dos seguidores de sua marca ou empresa.

Utilizado como fonte de notícias e para gerar uma melhor experiência para o consumidor, é uma rede social que deve estar presente em suas estratégias. Por possuir conteúdo em tempo real, são constatados vários picos de movimento nos sábados a tarde e nos dias de semana no período da noite.

Instagram

É uma das redes sociais que mais possui engajamento e que menos possui regras com horários de postagem, já que por estar presente, principalmente em dispositivos móveis, os usuários ficam conectados o dia todo atualizando o feed atrás de notícias e conteúdos visuais bem produzidos.

Um dos melhores índices de engajamento que merecem sua atenção na hora de programar seus posts são os finais de tarde dos dias de semana, quando os usuários querem esquecer um pouco o estresse do dia. Já as manhãs de domingo e segunda não possuem tanto engajamento assim, portanto, evite fazer postagem nesses horários.

TikTok

É uma rede social que está bombando no momento, e tem grandes chances de crescer ainda mais, já que os números de usuários não para de aumentar. O TikTok trouxe uma nova forma de produzir vídeos, de maneira mais leve e divertida, com alto índice de engajamento.

Mas é necessário analisar se o perfil da sua empresa corresponde ao perfil dos usuários desta rede social, já que o público possui idade entre 16 a 24 anos. Esses usuários movimentam as redes sociais em dois picos, no período da manhã e da noite.

Quais são os melhores dias e horários para postar nas redes sociais?

Após entender um pouco mais sobre o perfil geral de cada rede social e como os usuários se comportam dentro delas, separamos uma análise mais completa para que você consiga adequar a sua estratégia através dos resultados obtidos. Confira:

Facebook

Quais são os dias mais indicados?

86% dos posts são publicados durante os dias úteis da semana, sendo que quintas e sextas-feiras recebem mais atenção. A fatia de pessoas que decide postar nas redes sociais entre segunda e quarta-feira chega a 3,5% abaixo da média.

Em relação ao “nível de felicidade”, no Facebook aumenta 10% nas sexta-feiras.

“As pessoas não querem passar mais tempo trabalhando, querem estar mais tempo no Facebook” – Buddy Media

Embora varie segundo a indústria, a participação em redes sociais aumenta durante o fim de semana.

Quais são os horários mais indicados?

Os melhores horários para postar nas redes sociais como Facebook são pela manhã ou ao meio dia.

Outras sugestões para 9 am – 7 pm

1 pm – recomendado para ter mais posts compartilhados

3 pm – recomendado para ter mais clicks

DICA: Use a ferramenta Fanpage Karma para encontrar o momento mais adequado para o seu público.

Twitter

Quais são os dias mais indicados?

B2B – Os dias da semana têm 14% a mais de atenção do que os fins de semana. 

A razão disso é por que as empresas trabalham com outras empresas durante a semana, enquanto os consumidores exploram as marcas durante o fim de semana.

B2C – A participação e cliques são mais altos durante as quarta-feiras e finais de semana.

Segundo Dan Zarrella, a atenção para marcas é 17% mais alta durante os fins de semana.

Quais são os horários mais indicados?

5 pm para um maior fluxo de retweets. 12 pm e 6 pm para uma maior quantidade de cliques.

Esses horários podem ser explicados pela hora do almoço e o horário de transporte onde as pessoas têm alguns minutos para ver suas redes sociais.

12 pm – mais alto CTR

5 pm – maior quantidade de retweets

6 pm – mais alto CTR

DICAS: Use a ferramenta Followerwonk para encontrar o momento mais adequado para o seu público.

Segundo o Twitter, existe 181% de probabilidade dos usuários estarem logados enquanto estão no transporte público.

Também há 119% de probabilidade do Twitter ser usado durante as horas de escola ou trabalho.

LinkedIn

Quais dias e horários são mais indicados?

Segundo o Linkedin, os dias da semana durante horário comercial são as melhores para postar.

Depois de analisar dados de 14 milhões de usuários, AddThis determinou que você pode ter maior quantidade de cliques e share às quinta-feiras entre 10 am e 11 am.

93% das equipes de Marketing em B2B rankearam o Linkedin como melhor meio de gerar clientes potenciais para B2B.

Segundo Fannit, os melhores horários para postar nas redes sociais como o Linkedin são entre as 7 am e 8 am, e entre as 5 pm e 6 pm.

Os piores dias são segunda e sexta-feiras.

Os usuários do Linkedin são principalmente um público B2B, essa pode ser a razão por que as maiores taxas de engajamento são durante os dias de semana e durante o horário comercial.

Instagram

Quais dias e horários são indicados?

O melhor horário para postar nas redes sociais como o Instagram é em horas livres – Empresas grandes publicam muitas fotos no Instagram durante horário de comercial, concentrando entre as 3 pm e 4 pm.

Durante o horário comercial, uma média de 22,5 de 100 seguidores no Instagram irão interagir com vídeos postados por empresas da Fortune 500. Durante as horas fora do horário comercial, 33,4 de 1.000 seguidores irão interagir com o conteúdo.

TikTok

Quais dias e horários são indicados?

Os melhores horários para postar nas redes sociais como o TikTok são no período da manhã, entre 7am e 11am, e no período da noite, entre 20pm e 00am.

Dentro dos horários citados, os dias da semana que possuem maior índice de engajamento são terças, quintas e sextas-feiras.

Para ser mais assertivo quanto ao melhor horário e dia para postar os vídeos de acordo com o público que segue o perfil da sua empresa, é possível acessar TikTok Analytics, disponível para contas Pro.

Se quiser conversar conosco sobre horários para postar nas redes sociais, gestão de redes ou conhecer mais o nosso trabalho aqui na Layer Up, entre em contato!

TikTok, Facebook, Instagram e LinkedIn: descubra quais são as melhores datas e horários estratégicos para postar nas redes sociais.

 

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