Marketing de Conteúdo: como ter bons resultados

19/02/2016 Por
Marketing de Conteúdo: a receita certa para ter bons resultados

Marketing de Conteúdo, o seu aliado para os bons resultados!

Pode reparar, as empresas que conseguem os melhores resultados quando estamos falando em Marketing de Conteúdo são aquelas que questionaram, aprenderam, analisaram, criaram, pensaram, enfim, entenderam como funcionam seus e-books, bloggers, redes sociais e todas as outras formas de se comunicar com os leads.

Após toda essa análise, fica claro que não existe uma receita pronta para que se obtenha sucesso nessas estratégias realizadas, é necessário fazer um bom planejamento e aos poucos ir se adaptando conforme surgirem as necessidades para que se alcance os objetivos.

Apesar de não existir uma receita certa, é fato que se pode manter um melhor caminho para aplicar  todas as estratégias, onde também é importante errar, consertar o erro, aprender e agradar de verdade aquele que realmente for o público alvo, para oferecer o produto que está disposto a vender e compartilhar.

Para conseguir bons resultados com o Marketing de Conteúdo, vamos lhe passar uma “receita” que certamente, ao ser seguida, terá como resultado um bom desempenho da estratégia. Então, anote bem a receita, o modo de preparo, tudo isso acrescentando uma pitada de criatividade e por a mão na massa com essas super dicas que funcionarão perfeitamente para seus negócios.

Defina o que fazer selecionando bem os ingredientes

Quando estamos organizando um almoço, sempre procuramos agradar nossos convidados oferecendo uma comida que vá de acordo com seus gostos. Claro, é legal que eles conheçam novos sabores, mas você jamais chamaria um grupo de pessoas vegetarianas para comeram um churrasco, não é mesmo?

Para o Marketing de Conteúdo, aquela velha questão de “fazer o que eles gostam de comer” serve como uma luva.

A construção da persona aqui também é um fator que vai interferir bastante no andamento do projeto, pois com ela você consegue usar e descobrir estratégias para atrair novos visitantes para o site. A persona funciona como o seu cliente ideal, aquele que realmente será ajudado por sua empresa por meio do serviço/produto que tem para oferecer. Quando se tem conhecimento, fica mais fácil atender a essas pessoas, focando, é claro, no bom planejamento do conteúdo.

Marketing de Conteúdo: a receita certa para ter bons resultados

Aumente o interesse fazendo uma boa apresentação

Quando estamos procurando por alguma receita em qualquer caderno, sempre optamos por escolher aquelas em que o nome “fácil” ou “prático” apareça no título, ao escolher outra em que vê uma extensa lista de ingredientes e modo de preparo, pois pode exigir muitas habilidades que ainda não fazemos com rotina.

Utilizando isso no Marketing de Conteúdo:

  • Títulos: o que, primeiramente, fisgarão os usuários.
  • Os títulos precisam ser curtos e bastante atraentes.
  • Aspecto visual é outro fator de muita importância. O visual é o sentido que mais faz com que tenhamos empatia ou antipatia por uma determinada marca logo de imediato.

Quando estamos falando de Marketing de Conteúdo, esses fatores se tornam ainda mais importante. Eles é que farão com que sua empresa se torne destaque em meio às outras.

Quem gostou daquilo que ofereceu? É preciso avaliar este quesito

Nem sempre chegar e perguntar para a pessoa se ela gostou do que ofereceu é uma boa ideia, mas nada impede de contabilizar e observar como aquilo que lançou foi visto e aceito pelos leads. Muitos pratos ficaram cheios? Outros repetiram e ainda pediram mais? Tudo isso você não precisa perguntar, basta observar.

Para finalizar, é importante também pedir ajuda quando não se sabe por onde começar. Não é assim quando não sabemos muito bem como fazer uma receita? Vamos pedindo ajuda até que pegamos as mesmas habilidades da outra pessoa, adaptamos da nossa forma e ainda utilizamos dela para nos beneficiar. No Marketing de Conteúdo, deve ser assim também. Quando não sabe por onde começar, peça ajuda até ficar um chef de primeira.

Junte todas essas dicas, misture bem acrescentando muita determinação, dedicação e foco, coloque para assar e veja aquela massa crescer de tal forma que todos irão provar, gostar e esperar ansiosos pela próxima rodada.

E claro, se você precisar de ajuda, conte conosco. Somos especialistas em produção de conteúdo estratégico!

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.