Fatos sobre Marketing de Conteúdo que vão te deixar de bom humor

19/02/2016 Por
Fatos sobre Marketing de Conteúdo que vão te deixar de bom humor

Marketing de Conteúdo é, sim, para todos!

Quando se fala em Marketing de Conteúdo, ainda existem muitas dúvidas que cercam as cabeças das pessoas, inclusive as dos profissionais na área de marketing. Tudo isso acontece porque essa é uma atividade ainda bastante nova no mercado, por isso as pessoas ficam sem entender o que de fato é verdade sobre o Marketing de Conteúdo e o que não é.

Para isso, iremos falar abaixo sobre as maiores mentiras sobre o Marketing de Conteúdo que muitos, inclusive, consideram verdade. Essas mentiras fazem com que muitas estratégias voltadas para esse ramo não saiam da maneira esperada. Então, é hora de descobrir, de fato, os maiores mitos que cercam o Marketing de Conteúdo:

Mitos sobre o Marketing de Conteúdo

O primeiro deles é o responsável por fazer com que grande parte das empresas fique de fora dos benefícios oferecidos por esse recurso, justamente por pensarem que o Marketing de Conteúdo não é para todos.

A principal barreira que impede os negócios – principalmente aqueles de pequeno porte – a usarem o Marketing de Conteúdo é a de achar que é necessário um grande investimento para isso.

Essa é apenas a ponta do iceberg. Antes de investir em conteúdo, é preciso que a sua empresa tenha uma boa base de fãs, e isso não depende de dinheiro, mas sim da forma com que aborda as pessoas e dos conteúdos gerados, se eles realmente são importantes e relevantes para o publico que deseja atingir.

Porém, algumas empresas ainda se limitam mais e se consideram incapazes de produzir conteúdos para os usuários interessados nos serviços/produtos do empreendimento.

O bom conteúdo é aquele que tem o poder de persuadir e despertar na pessoa a necessidade de adquiri-lo, sem ao menos precisar dele, o que pode ser, por exemplo, um conteúdo citando os benefícios que aquele produto/serviço pode trazer para ela.

As postagens também podem seguir temáticas, tais como:

  • Às segundas e quartas-feiras, serão publicações que divulgam promoções da empresa, juntamente com depoimentos dos clientes.
  • Às terças e quintas-feiras, assuntos externos relacionados ao ramo em que seu negócio está inserido.

Fazendo uso de estratégias como essa, é possível educar o seu público de modo que eles acessem a página de sua empresa já estando completamente cientes do que encontrarão nela.

Outro fator que atrapalha bastante o uso deste recurso é o fato de que muitas pessoas associam o Marketing de Conteúdo a artigos publicados em um blog, simplesmente.

Postagens em blog fazem parte do Marketing de Conteúdo, mas são apenas uma das “pernas” que completam o corpo desta ferramenta. O Marketing de Conteúdo abraça outras redes e também fatores externos à empresa.

Outros fatores que enganam as pessoas

Acredita-se ainda que o Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma nova fórmula de realizar o SEO. Que fique bem claro uma coisa: SEO é SEO. Um conteúdo de qualidade não será o suficiente para posicionar bem um site nos mecanismos de busca. Ele por si só não vai conseguir pegar toda a responsabilidade de otimizar qualquer plataforma digital de sua empresa.

Dito isso, fica claro dizer que o Marketing de Conteúdo não funciona como uma ferramenta isolada de outras, além de que não tem como imaginar que uma empresa queira ser concorrência direta com as outras do mercado sem se utilizar deste recurso.

Como já dissemos anteriormente, o Marketing de Conteúdo deixou de ser apenas uma tendência e hoje é “obrigatoriedade” naquelas empresas que querem alavancar seus números, tanto de fãs como de vendas.

Para concluirmos, ficou bastante claro que o Marketing de Conteúdo é tão importante para sua empresa funcionar, assim como seus clientes. Todas as estratégias utilizadas para o bom planejamento dessa ferramenta devem ser executadas de acordo com o perfil de seu público e o meio de comunicação em que está inserido, tendo sempre em mente que nada vem de um dia pro outro. Paciência e foco serão duas virtudes bastante importantes nessa hora.

E claro, se você precisar de ajuda, estamos por aqui!

SEO e CPC – Qual a melhor estratégia para a sua empresa?

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.