Como vender mais para Leads Qualificados

04/11/2015 Por
conteudo-leads-qualificados-layer-up-agencia

Defina as pautas antes de produzir conteúdo para Leads Qualificados!

Certamente a duvida mais frequente quando uma empresa inicia seus trabalhos na mídia social é como produzir conteúdos que atraiam os usuários. Vários aspectos são importantes, tais como criar personas, definir as pautas a serem trabalhadas e como solucionar os problemas desses usuários já é um bom começo para que se crie conteúdos relevantes em suas páginas virtuais.

Porém, um fator que deve ser levado em consideração também são os níveis do funil de vendas, isso é, qual o momento em que a lead poderá postar desde a descoberta até a decisão de efetuar a compra (Leads Qualificados)Quando se tem isso em mente, é que se começa a criar melhores conteúdos de forma que atinja diretamente sua fatia de público dentro do segmento.

Quando falamos em funil de vendas, uma dúvida que sempre surge no ar é como criar conteúdos interessantes para quem está no fundo do funil da maneira certa? Gerar conteúdo para quem está no topo do funil (descoberta) ou no meio do funil (consideração) pode ser mais fácil por não parecer que sua empresa está induzindo o seguidor a comprar algo, onde se encontra o fundo do funil (decisão de compra).

O trabalho de sua empresa não para no momento em que o seguidor conheceu a sua marca e passou a confiar nela, existe um longo trabalho também no momento da decisão. É aí que a sua empresa se destacará das demais, tendo isso como vantagem competitiva sobre elas. Isso fará com que poupe trabalhos, o que consequentemente diminuirá os custos, sem contar que está educando seus seguidores, dando a eles todas as informações necessárias para tomarem a decisão.

O conteúdo certo para Leads Qualificados | Fundo do funil

Quando se trata do momento da decisão, os conteúdos publicados precisam ser mais diretos e objetivos do que aquelas outras postagens que contêm solução de problemas e/ou dicas sobre determinado produto ou serviço que sua empresa oferece. Sua empresa pode aproveitar e fazer uso do Inbound Marketing dentro dessa estratégia, já que o foco do Inbound Marketing é fazer com que o seguidor adquira seu produto/serviço por livre e espontânea vontade, exatamente como os conteúdos gerados devem sugerir.

5 dicas para a produção de conteúdo:

  1. Não é legal usar imperativos, como “Compre agora”, “Clique no link a seguir e faça seu melhor negócio” ou qualquer outra mensagem do tipo.
  2. Mostre o que sua empresa faz, mas sem intencionar os clientes a nada.
  3. Apresente o trabalho da sua empresa por meio do atendimento online imediato (também conhecido como Webinars), que o foco é oferecer para seus seguidores todo um suporte para que eles tirem dúvidas.
  4. Também é possível usar conteúdos por vídeos que abordem temas de como funciona a empresa, testemunhos de clientes satisfeitos e felizes, ensinar a usar o produto/serviço destacando sempre seus benefícios.
  5. O mais importante é “vender seu peixe” e fazer com que o seguidor sinta a necessidade de adquirir aquele produto/serviço, sem mesmo precisar dele, apenas pela força que seu conteúdo terá.

Transformando Leads Qualificados em clientes

Não é porque o usuário está seguindo sua página virtual que necessariamente ele está adquirindo seus produtos/serviços, porém, é legal fazer com que isso aconteça, ou melhor, é fundamental que isso aconteça. Uma das opções é gerar conteúdos em que de certa forma se consiga o e-mail desses seguidores, o e-mail marketing funciona como uma ferramenta super eficiente na hora da conversão dos Leads Qualificados.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que não se deve sobrecarregar a página com conteúdos para fundo de funil, tudo isso porque não são todos os seguidores que se encontram nesse estágio. Não existe uma regra exata sobre a quantidade de conteúdos voltados para esse público sua empresa deve publicar, é preciso levar em consideração o fluxo de conversão e quais são os pontos que mesmo sem a intenção acabam atraindo novos clientes para sua empresa.

Leve em consideração também o fato de que é importante haver links interligados para que o seguidor se sinta confortável na hora de tomar sua decisão. Talvez um blog ligado à sua página que ofereça mais informações detalhadas sobre o produto/serviço é algo que deve ser pensado, pois, assim, aumentará a certeza do usuário de que estará fazendo o negócio certo com sua empresa.

Em resumo, o público que se encontra no fundo do funil como já vimos (Leads Qualificados) são os que merecem mais atenção pela forma mais complicada que se tem para trabalhar com eles, pois um deslize ou algo publicado que não os agrade faz com que perca a oportunidade de se conseguir mais um cliente para sua empresa por meio da mídia social.

Se você precisar de ajuda, estamos à disposição!

CTA - Inbound Marketing e Marketing de Conteudo - layer -up

Veja também:

INBOUND MARKETING: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Como gerar mais tráfego para sua empresa

 

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.