4 dicas de como calcular o ROI das mídias sociais

Você sabe o que é ROI?

ROI (Returno On Investment) nada mais é do que a relação entre o dinheiro investido em uma campanha e o valor que foi ganho ou perdido por meio desse investimento. É um termo muito utilizado na publicidade online. 

Quando se fala em mídia social, o fato se complica um pouco por não ter como calcular claramente os resultados obtidos pelas campanhas. Conseguimos, sim, chegar a um resultado, mas não tão preciso, pois é algo que está em constante mudança, ora faz sucesso, ora não está indo tão bem assim.

Porém, existem alguns indicadores que nos fazem perceber como está sendo a nossa presença nas redes sociais, o que devemos mudar e qual o caminho certo para alcançar os objetivos estabelecidos. O ROI das Mídias Sociais não é uma tarefa fácil, talvez porque na maioria das vezes é voltado para aspectos intangíveis, como a credibilidade e a imagem que a empresa deseja transmitir para os usuários.

No entanto, é essencial conhecer o ROI que produz os recursos que são destinados para as redes sociais. A maneira mais clara de se realizar é isso é avaliando a presença online que sua empresa tem na internet. Mesmo não obtendo uma exatidão nesse ramo, existem fatores que contribuem para esse cálculos.

Vamos a eles:

1. Sites de Referências:  é de grande importância saber o tráfego de um site para que se obtenha sucesso na mídia social, por exemplo, se for analisado e concluir que 50% de todo o tráfego vem do Facebook e 15% do Twitter, o seu foco deve ser na primeira rede social citada. Tudo porque onde se concentra o maior fluxo de tráfego é também onde as pessoas se identificam mais com a sua empresa, ou também onde seu negócio é mais visto em relação aos outros meios digitais utilizados.

2. Os Comentários: outro fator que deve ser levado em consideração quando for calcular o ROI das redes sociais são os comentários. Muitas vezes são eles é que fazem uma publicação se tornar sucesso ou não. Por meio deles é possível identificar o que mais chama a atenção de seus seguidores e quais conteúdos gerados que devem ser publicados com menor frequência por não atingir um nível alto de engajamento.

3. O que pensam sobre você: é neste quesito que você levará em consideração o que os seguidores estão falando de sua empresa e como está sendo vista perante eles. De nada adianta ter infinitos comentários sendo que a maioria deles está citando aspectos negativos de sua empresa. Existem várias ferramenta capazes de filtrar todos esses comentários e separá-los de acordo com o que foi dito neles, diferenciando os que citam aspectos positivos e negativos sobre seu negócio. Com base nisso, é possível melhorar suas campanhas e identificar em que fatores deve ser o maior foco de sua empresa.

4. Quantidade de Menções: quando uma empresa tem um bom controle sobre o cálculo das vezes que é mencionada nas redes sociais, é possível identificar e prevenir-se de crises online que certamente terão. Além disso, com as menções também se consegue analisar a reputação que sua empresa está tendo mediante seus seguidores, não basta os consumidores apenas comprarem sua marca, eles precisam se identificar.

Hoje em dia, qualquer rede social ou fórum online é capaz de nos transmitir importantes informações sobre o que os usuários procuram e como ajudá-los a ficar satisfeitos de acordo com suas publicações e a forma com a qual fala com eles por meio da mídia social. Apesar dos desafios encontrados, é essencial que sua empresa aceite esse monitoramento para que os danos possam ser minimizados, além de ajudar seu negócio a identificar o que deve manter e o que precisa melhorar.

Em resumo, com essas informações em mãos, sua empresa se tornará quase que imbatível nas redes sociais, pois conseguirá analisar e levar em consideração todas as informações que servirão para melhorar o desempenho de seus negócios. Não se esqueça de que o foco de sua empresa na mídia social deve ser os usuários, e justamente por isso é preciso identificar tudo o que eles pensam sobre você.

Gostou do post? Deixe um comentário =)

E se precisar de ajuda, escreve pra gente!

 

SEO marketing digital layer up agencia


Deixe um comentário