8 dicas de publicidade online para atrair as pessoas certas

Aprenda a impactar potenciais clientes com campanhas de publicidade online

A principal vantagem da publicidade online em relação à mídia tradicional é que no âmbito digital você consegue mensurar de forma precisa qual o retorno do seu investimento (ROI).

É justamente essa possibilidade que explica porque o valor investido em publicidade online no Brasil alcançou um investimento de R$ 16,1 bilhões no ano de 2018, segundo pesquisa Digital AdSpending, da IAB Brasil e comScore.

Analisando as áreas que recebem o maior volume de verbas publicitárias, busca e classificados recebem 18% do total, seguidos por display e mídias sociais (34%) e vídeos (38%). Mas como adaptar isso para a realidade do microempresário ou empreendedor?

Antes de começar, é importante que você saiba que não existe “gasto com anúncio”. O valor destinado para a mídia digital deve ser encarado como investimento para impactar o seu público alvo e atrair uma base mais qualificada de clientes.

Para ser bem-sucedido no marketing digital e aumentar as suas vendas é fundamental planejar bem a sua estratégia. Nós vamos ajudar com algumas dicas para quem quer começar a investir e ver resultado:

1. Avalie a sua concorrência

Conheça quem são as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você e que se destacam nos resultados de busca do Google.

Avalie tudo sobre essas empresas: a navegação do site e se é responsivo, veja a maneira como se comunicam com o público, quais produtos oferecem, acesse as suas redes sociais e observe em quais canais estão presentes.

2. Crie o seu diferencial

Após estudar de forma abrangente a sua concorrência, você terá parâmetros para entender qual é o seu diferencial e como pode se destacar nas buscas por meio do SEO. Se não tem um diferencial, crie, pois ele será a sua vantagem competitiva na publicidade online.

3. Conheça o seu cliente

Pesquise quais são os hábitos de consumo do seu cliente, em quais redes sociais ele interage, o que é buscado por esse cliente, trace alguns perfis bem específicos de pessoas com quem você deseja se comunicar.

Anúncios online podem ser ultrasegmentados e a melhor maneira de aproveitar essa oportunidade é conhecer o cliente a fundo para mirar no alvo certo e se comunicar de maneira eficaz.

4. Defina um objetivo claro

Antes de criar a campanha de publicidade online, é fundamental ter em mente o que se quer alcançar com ela, como por exemplo, aumentar as vendas. É a partir daí que toda a estratégia será definida e monitorada, por meio de métricas que estejam relacionadas ao objetivo.

5. Analise métricas relevantes

Se o seu objetivo é vender mais, pode considerar como métrica principal o número de vendas concretizadas a partir da campanha.

Outras metas que podem ser consideradas são o número de visitas qualificadas ao site, além de o engajamento e as interações do seu público-alvo com a campanha.

O número total de curtidas que a publicidade online gera na rede social é uma métrica irrelevante para o objetivo de venda. É por isso que métricas como “número de curtidas” são conhecidas como “métricas da vaidade”, elas são só números e não agregam valor real aos negócios.

6. Entenda cada interação

Todas as plataformas de anúncio, seja Google Analytics, Twitter, Instagram ou Facebook Ads, oferecem estatísticas completas sobre as interações que a publicidade online gerou. Isso serve como termômetro para o que está funcionando e para o que deve ser ajustado.

Faça testes para conhecer melhor as ferramentas e experimente fazer ajustes e implementar pequenas mudanças, para avaliar o que gera mais resultado.

7. Crie conteúdo para atrair e engajar o público-alvo

É importante que a mensagem da campanha seja oportuna e útil para as pessoas, pois a maioria dos usuários de internet é treinado para desviar o olhar da publicidade comum.

Para causar impacto e oferecer uma mensagem pertinente às pessoas com quem você deseja se conectar, que vá além do anúncio e invista na produção de conteúdo que seja interessante para elas, já que você pesquisou seus hábitos de consumo, gostos e aspirações.

O conteúdo não precisa estar diretamente relacionado ao produto ou ao serviço que você presta, pois o foco é atrair visitas para o seu site, lá você controla a experiência do usuário e ele estará mais propenso a consumir os seus produtos e serviços.

Case Magazine Luiza: um exemplo prático

Vamos pegar como exemplo as mídias sociais da Magazine Luiza. Na página do Facebook, eles criam posts que são úteis para os leitores. O conteúdo não está diretamente relacionado ao produto, mas ao universo da tecnologia e tendências, pois esses são os interesses de seu público-alvo.

Confira dicas sobre como é possível mensurar de forma precisa o seu retorno sobre o investimento (ROI) com a publicidade online.
Além de atrair visitas para o Blog, outro grande sucesso é o canal do Magazine Luiza no YouTube:

 

Confira dicas sobre como é possível mensurar de forma precisa o seu retorno sobre o investimento (ROI) com a publicidade online.

8. Invista em conteúdo em vídeo

A média de visibilidade dos anúncios em vídeo, segundo estudo da Provokers Tarket, é de 91%, e nas demais plataformas é de 54%. Outro estudo recente, baseado em pesquisas de “eye tracking”, revelou que os anúncios precisam ser vistos durante 14 segundos para que tenham alguma chance de impactar o usuário. A maioria recebe, em média, 0,7 segundos de atenção.

Nesse contexto, o vídeo tem grande potencial gerar engajamento e oferece a melhor relação custo-benefício, pois é um tipo de conteúdo consumido diariamente na web por 67% dos brasileiros.

Mais da metade das visualizações ocorre em mobile e 98% dos usuários de smartphones assistem a vídeos em seus aparelhos. Mais do que nunca, a relevância do conteúdo é a chave para conquistar clientes. Não à toa, empresas como a Magazine Luiza têm apostado nesse tipo de conteúdo

Como vimos, há muitas possibilidades de impactar o seu público por meio da publicidade online. O ideal para quem está começando é planejar e distribuir os recursos disponíveis de maneira equilibrada entre as plataformas prioritárias.

Seja por meio da busca orgânica, busca patrocinada, produção vídeo e outros conteúdos para as redes sociais, a publicidade online é o caminho mais curto entre você e o seu cliente.

Confira dicas sobre como é possível mensurar de forma precisa o seu retorno sobre o investimento (ROI) com a publicidade online.

Posts Relacionados

Deixe um comentário