Inbound marketing x marketing de conteúdo: quais as diferenças?

Não é difícil encontrar pessoas que confundem os conceitos de inbound marketing e marketing de conteúdo. 

Enquanto alguns pensam que ambas estratégias se diferem, outros acreditam que se trata do mesmo conceito com nomes diferentes.

O que essas pessoas – e muitas outras – desconhecem é que o marketing de conteúdo faz parte da sinergia do inbound marketing.

Vamos imaginar que, se o inbound fosse o corpo humano, diríamos que o conteúdo é o seu coração, tamanha é sua importância.

Mas, para ficar mais claro em sua mente a diferença entre ambos, iremos fazer um breve resumo das principais características de cada metodologia.

O conceito do inbound marketing

Inbound marketing – ou se preferir, marketing de atração, traduzido para o nosso idioma – é um processo que possui quatro etapas:

  • Atração.
  • Conversão.
  • Fechamento.
  • Encantamento e/ou fidelização.

O foco inicial é atrair visitantes para a plataforma virtual de sua empresa com conteúdo de qualidade.

Uma vez atraído ao seu site, o lead pode converter em materiais ricos e landing pages específicas, sempre deixando seus dados e, em troca, adquirindo informação relevante. 

Uma vez convertido, sua empresa pode inseri-lo dentro de um fluxo de e-mails com mais materiais e conteúdos que o eduquem em relação ao seu mercado de atuação e a sua marca. 

Ao fim desse processo, o lead fecha negócio, sua marca ganha maior visibilidade e o mercado recebe cada vez mais entendimento em relação aos seus serviços ou produtos.

O  foco está sempre na satisfação total deste usuário, para que ele conheça e se torne um promotor instantâneo do seu negócio.

Para que todo o processo do inbound marketing seja colocado em prática, é preciso que os profissionais envolvidos se dediquem ao máximo, fazendo monitoramentos dos leads em todas as etapas já ditas.

Parte da estratégia envolve criar personas (um perfil bastante realista de clientes potenciais), gerenciamento intensivo nas redes sociais, análises sobre os resultados, etc.

Em resumo, é preciso que sua empresa crie conteúdos altamente relevantes para esses usuários a fim de que todas as ações funcionem da forma que foi planejada.

É justamente nesse ponto, de caprichar no que será publicado, que entra o marketing de conteúdo.

O conceito de marketing de conteúdo

Ligado diretamente com o inbound marketing, mas não tendo o mesmo significado, o marketing de conteúdo tem como foco principal fazer com que as empresas se tornem um grande canal de comunicação com seus clientes por meio de conteúdos interessantes e que causem relevância para eles.

É com o marketing de conteúdo que sua empresa entra com o produto/serviço oferecido na vida do usuário sem que ele se sinta pressionado a realizar uma compra, ação que muitas vezes acaba afugentando as pessoas.

A base para o sucesso está unicamente em gerar conteúdos de forma ágil e útil para os usuários – lembrando que cada plataforma virtual tem um público com características diferentes, então todo conteúdo publicado deve passar por alterações antes de se espalhar por toda a rede.

Não existe um padrão a ser seguido para essas publicações. Tudo dependerá da criatividade e da necessidade que a sua empresa tem em se comunicar e se fazer presente na vida dessas pessoas.

O fator principal – destacando mais uma vez – é que todo conteúdo precisa ser de qualidade e relevante para que o usuário lembre de sua empresa quando estiver procurando alguma solução para seu problema.

Uma troca estratégica

Podemos concluir que, apesar de inbound marketing e marketing de conteúdo terem características diferentes, um precisa do outro para que toda a campanha de marketing de sua empresa funcione perfeitamente.

Para que o inbound alcance os resultados, é necessário que se tenha um bom marketing de conteúdo.

E, para que um marketing de conteúdo seja bem visto pelas pessoas, é fundamental que a estratégia de inbound esteja dentro dos padrões que aquele público espera da sua empresa.

A maior semelhança entre as estratégias é que, ao serem criadas, tanto uma quanto a outra deve atingir e solucionar o problema do consumidor.

Ambas precisam caminhar em torno das preocupações, dúvidas, necessidades e desejos dessas pessoas.

O foco principal do marketing em si é satisfazer seus clientes, então, utilize estratégias que ajudem sua empresa a alcançar cada vez mais esse objetivo.

Quer descobrir como gerar resultados com o inbound de forma mais prática? Confira o nosso conteúdo gratuito clicando na imagem abaixo:

Posts Relacionados

Deixe um comentário