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Sua história se iniciou em 1884, na Chacará do Arouche. Em 1912, foi apresentado à Provedoria da Irmandade um projeto que formalizava o ensino da ciência médica e, um ano depois, a instituição passou a oferecer ensino médio também na região.
A instituição de ensino é considerada o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo. Desde então, a faculdade formou mais de cinco mil médicos, 500 mestres, 250 doutores e 30 livre-docentes.
Diante de números tão grandiosos e da longa experiência, o grupo educacional decidiu, em 2021, começar a investir no digital também. Foi neste momento que a parceria com a Layer Up se iniciou — e começaram a surgir grandes resultados.
Na primeira parte do projeto nos aprofundarmos no mercado da medicina brasileira, identificando os principais dados sobre o setor, como:
Medicina sempre foi um curso de altíssima busca e teve uma crescente ainda maior nos últimos anos, com 169.711 inscrições para 1.446 vagas (117,37 inscrições por vaga).
A procura por cursos de graduação na área da saúde vem crescendo no Brasil, motivada principalmente pela oferta de vagas e pela valorização dos profissionais durante a pandemia.
30% dos vestibulandos desejam um curso na área da saúde atualmente.
Na Faculdade Israelita de Ciência da Saúde Albert Einstein, se compararmos às seleções de 2020 e 2021, o número de inscritos aumentou em 209%.
Um levantamento feito pela plataforma LinkedIn mostra que, em 2020, o número de profissionais de saúde foi o que mais cresceu.
67% dos países brasileiros relataram terem percebido aumento de interesse dos filhos em profissões no setor de saúde depois do coronavírus.
A Santa Casa chegou até a Layer Up no início de 2022 com três grandes desafios:
A falta de segmentações nas estratégias digitais
O excesso na quantidade de cursos específicos para pouca demanda de busca
Falta de uma cultura data driven
Por ser um importante centro educacional do setor da saúde, a Faculdade Santa Casa possui uma extensa variedade de cursos de pós-graduação.
A partir daí, desenvolvemos um plano de ação para gerar um primeiro impacto e depois a captura dessa demanda no Google. O que trouxe mais assertividade nas estratégias em comparação às ações aplicadas anteriormente, nas quais não havia a definição de personas e grande parte dos leads eram desengajados.
Partindo disso, diminuímos o número de termos investidos no Google Ads e aplicamos qualificação de público, levando em consideração renda, faixa etária e cursos.
Em resumo, fizemos uma qualificação do público com campanhas de meta para a geração de demanda e otimização dos custos para a captação de demanda dentro do Google Ads. Isso otimizou as taxas de inscrição e aumentou o número de inscrições nos cursos de pós-graduação.
Curto prazo: preencher todas as cadeiras dos cursos de saúde que precisam de maior divulgação.
Médio prazo: melhorar qualificação de oportunidades de novos alunos.
Longo prazo: construir autoridade da marca Santa Casa para os outros cursos de graduação e pós-graduação.
Estratégia de qualificação do público através de campanhas de Meta para geração de demanda.
Otimização dos custos para captação de demanda dentro do Google Ads.
Otimização das páginas de inscrições dos cursos de pós-graduação.
A partir disso, identificamos o perfil do estudante brasileiro, a expectativa dos alunos no curso de medicina no período pós-pandemia e os principais motivos pela busca por pós-graduações e especializações na área da saúde. Entre os insights, destacamos:
A pandemia aumentou a busca por profissionais de saúde, bem como os colocaram em local de destaque na sociedade, o que fez com que a busca para se tornar um profissional da área e/ou se especializar tivesse um grande aumento nos últimos anos.
Mais de 80% das matrículas realizadas em faculdades são feitas em redes de ensinos particulares.
Status, mercado de trabalho e realização pessoal são alguns dos motivos que incentivam os vestibulandos a prestarem Medicina.
Os vestibulandos esperam menos pressão e mais aulas práticas, diferente do que vivenciaram até então.
Os alunos priorizam um espaço humanizado, onde tenham sua individualidade e saúde mental respeitadas.
O crescimento da procura por ensinos à distância pede que as faculdades tenham embasamento tecnológico para possibilitar o melhor aproveitamento das aulas.
As pós-graduações voltadas a outras áreas da saúde cresceram 139% desde o início da pandemia, tornando clara a busca pelo aperfeiçoamento e especialização dos já profissionais.
Durante esta etapa também colhemos dados do Google Ads e, a partir disso, traçamos o perfil do público-alvo, os principais canais de aquisição em 2021 (busca orgânica, busca paga, display, redes sociais e e-mail), as páginas mais acessadas do site, os históricos de investimento nos canais digitais nos últimos anos (que incluiu a quantidade de impressões, cliques, CTR, CPC, conversão, custo por conversão) e os principais termos buscados.
Inserir segmentação de faixa etária nas campanhas de busca;
Anúncios responsivos com maior qualidade, para aumentar desempenho;
Veicular campanhas de vídeos institucionais no YouTube para ganho de autoridade da marca;
Nova estrutura de campanhas e conjuntos de anúncios para Facebook e Instagram Ads;
Realizamos LookaLike, ou LAL, (método de segmentação que possibilita encontrar uma audiência semelhante ao público-alvo da marca) com listas fornecidas pelo cliente;
Era preciso fazer uma limpeza de termos que tenham baixo desempenho;
Inserção de termos de correspondência ampla, de frase e exata nas campanhas de search;
Veicular mais de um tema nos anúncios de displays para fazer fazer teste A/B;
Adicionar campanhas de FormADS no Facebook para avaliar desempenho;
Criar hierarquia de públicos, pois hoje são feitos testes com diversidade de públicos, mas não há exclusão para cada conjunto de anúncios, o que resulta em menores resultados;
Ter núcleos de estratégias e ações com foco nos cursos e outro com foco na marca.
Fazendo uma análise geral das principais métricas nos canais de performance e fazendo um comparativo dos dados de 2023 x 2022 tivemos um cenário positivo em relação a algumas métricas, como:
Aumento de 13% na parcela de impressões, isso significa que em 2023 conseguimos aparecer mais vezes nas buscas na rede de pesquisa.
Tivemos uma melhora de 18% no volume de cliques.
Aumento de mais de 35% no CTR das campanhas, mostrando que estamos sendo mais assertivos na estruturação dos anúncios e nos termos de busca.
Analisando o aumento do percentual de inscritos após as otimizações realizadas, pegando o comparativo de 2023 x 2022, temos o curso de Enfermagem em Saúde coletiva com aumento de 50% de inscritos, o curso de Enfermagem em Estomaterapia com aumento de 170%, curso de Fisioterapia neurofuncional teve um aumento de 27% e o curso de Neuropsicologia aumento de 164% no número de inscritos.
Além disso, os cursos de pós-graduação tiveram aumentos significativos também:
Estomaterapia
+35%Treinamento em Perícias Médicas
+63%Enfermagem em Saúde Coletiva
+85%Neuropsicologia
+164%Extensão em Pesquisa Clínica
+300%Com nossas estratégias de alto impacto, hoje, a Faculdade Santa Casa se posiciona no mercado com ainda mais força, sendo uma importante referência quando o assunto é o mercado da saúde brasileiro.
Desta maneira, essa parceria entre nosso ecossistema digital e a faculdade, com certeza, se prolongará por longos anos.
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