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Levar diversão e lazer para várias famílias é um dos propósitos do Grupo Playcenter desde 1971, data em que abriu o primeiro parque de diversões no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.
Com tamanho sucesso, apenas dois anos depois, em 1973, o Playcenter na Marginal Tietê foi inaugurado. Foi lá que cada visitante construiu memórias nas diversas atrações inovadoras que o grupo trouxe para o país.
E por falar em inovação, o primeiro Playland foi inaugurado em 1981, tornando o Play pioneiro em lazer indoor no Brasil e proporcionando momentos incríveis de brincadeiras e diversão para pessoas de todas as idades em São Paulo e na Bahia
Já em 2012, após 39 anos, o Playcenter teve que fechar as suas portas e deixou saudades nos milhões de visitantes que recebeu durante essa jornada. Mas isso não parou o Grupo Playcenter!
Preocupados em oferecer as melhores experiências de lazer, o grupo acrescentou mais um capítulo em sua história: o Playcenter Family, localizado no Shopping Aricanduva, também em São Paulo.
Com 5.000 m², o parque é a combinação perfeita entre o antigo Playcenter e o Playland, com direito a montanha-russa, Barca Pirata e mais de 50 atrações que divertem desde crianças até adultos e despertam o saudosismo dos fãs, já que reúne referências e emoções do antigo parque.
Em 2018, lançou o e-commerce Playmania, que facilitou a compra de créditos e trouxe para os clientes ofertas exclusivas.
Hoje, com mais de 50 anos, o Play criou a possibilidade de gerar lembranças, emoções e brincadeiras para as famílias brasileiras. Além disso, proporciona também um espaço para que elas possam celebrar datas especiais e aniversários em grupo sem a necessidade da locação de um salão e com as atrações disponíveis no dia da festa.
Por ano, o Playcenter Family e o Playland recebem cerca de 5.600 festas de aniversário. Porém, com a chegada da pandemia, as comemorações foram ficando mais incomuns e as estratégias voltadas para a retomada dessas atividades tiveram que ser pensadas…
Mesmo com o retorno dos eventos pós-pandemia e a liberação das festas, o público ainda continuava receoso. Com foco no B2C (business-to-consumer), o Grupo Playcenter sofreu uma dura retomada e o período pandêmico influenciou seus resultados.
Por isso, mostrar que o Play era um lugar seguro e divertido foi essencial. Os parques da marca — Playcenter Family e Playland — não possuíam uma comunicação bem estruturada para que novas chamadas fossem criadas para o produto Festas de Aniversário.
Era necessário captar novos leads, fazer um contato mais assertivo para o fechamento das festas, gerar receita para todas as unidades, trabalhar a etapa pós-festa e criar uma experiência completa de atendimento.
Além disso, foi preciso dar uma atenção especial ao inbound marketing e ao processo comercial de festas para manter uma consistência de nutrição e engajamento da base de leads.
Assim, o trabalho da Layer Up com o Grupo Playcenter teve início em 2018, uma parceria com mais de quatro anos que, desde então, se tornou um grande case de sucesso.
A Layer Up mostra uma singular capacidade de fidelização do cliente por meio de entregas de altos resultados em qualquer contexto de mercado. A partir deste cenário, colocamos nossas estratégias em ação para alcançar novas metas de retomada do produto Festas de Aniversário do Playcenter Family e Playland.
Para obter um ROI elevado, usamos a força da base de leads e clientes já existente para gerar os primeiros resultados. Só depois ampliamos os investimentos em mídia. As estratégias utilizadas foram voltadas para os disparos pontuais, focados em festas orçadas e realizadas. Outra solução foi trabalhar com as segmentações e processos de automação de forma bem definida e clara, ou seja, direcionando o lead para a base correta e nutrindo com conteúdos para esta base.
Com o ótimo resultado gerado inicialmente, conseguimos melhorar ainda mais o impacto com a implementação do RD Station CRM, garantindo a melhor gestão comercial, o que permitiu ampliar os resultados de forma excelente, como podemos ver a seguir.
Além de trabalhar as bases corretamente e fazer disparos de acordo com a estratégia, gerando resultados impressionantes de volumetria de abertura e taxa de cliques, casamos a estratégia de inbound e relacionamento da base com um novo processo comercial, alocando um SDR (Sales Development Representative) para o atendimento ágil de todos os pedidos de orçamentos de festas.
Com a alocação de um SDR (Sales Development Representative) na operação e estratégias, no período de julho de 2021 a julho de 2022, tivemos cerca de 150% mais em investimento de mídia, o que resultou em 359% mais visitas ao site, 338% mais novos leads, 206% em MQL (Marketing Qualified Leads) e 298% mais oportunidades.
Esse crescimento se dá por conta de uma operação eficiente de engajamento da base de leads que possui, atualmente, 174.262 leads, 58 fluxos de automação e 1.748 disparos mensais para 1.164 segmentações.
Comparando os últimos sete meses, de janeiro de 2022 até julho de 2022, com os sete meses anteriores após a reabertura do parque (junho de 2021 a dezembro de 2021), tivemos um crescimento de 310,59%, tudo isso com apenas 150% mais investimentos em mídia, gerando um ROI de 8.2001%.
Esses resultados foram obtidos com a melhoria constante de performance de mídia e, principalmente, de inbound. Afinal, todas as taxas cresceram além do percentual de crescimento do investimento em mídia.
Além disso, outro fator crítico de sucesso foi que nesse período tivemos 1.059.141 em volumetria de abertura de e-mails, mostrando que o processo de automação com fluxos de e-mails para validação do orçamento de festas, no qual o lead, ao solicitar mais informações no site, vai automaticamente para a base do fluxo e recebe as tags de orçamento e a unidade desejada, está sendo efetivo e engajando o prospect.
No período analisado, o fluxo de festas de aniversário é o que recebe o maior volume de entrada de leads. Já o fluxo de NPS é incluído na base leads que realizaram festas no Playcenter Family ou unidades do Playland para receber uma pesquisa de satisfação. Assim, é possível entender os feedbacks dos clientes.
Os tagueamentos são realizados de acordo com as ações do lead. Todo esse processo não apenas promoveu uma retomada rápida na captação de demanda de novos orçamentos — indo de 36.516 entre janeiro e julho de 2019 para 36.776 no mesmo período de 2022 —, como trouxe fôlego financeiro para toda a operação do Grupo Playcenter, uma vez que o volume de festas vendido em 2022 foi de 2.988, superando o mesmo período de 2019, que foi de 2.667 (antes da pandemia).
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