Marketing Digital: gasto ou investimento? (Demo)

Marketing Digital: sua empresa está presente?

Sendo uma das estratégias mais utilizadas nos dias de hoje, a vantagem do Marketing Digital em relação ao marketing convencional é a capacidade de mensurar nos mínimos detalhes todo o retorno obtido pelas campanhas realizadas, nos dando os reais resultados de todo o planejamento (e investimento) feito por meio dos canais online.
Dito isso, a pergunta que não quer calar é: o Marketing Digital de sua empresa é um gasto ou investimento? Esta pergunta está sendo feita justamente por existir muitas dúvidas sobre como mensurar os resultados das ações de Marketing Digital, e quais investimentos devem ser feitos, pois trarão resultados, e quais devem ser evitados para não gerar desperdício.
As campanhas mais famosas e usadas no Marketing Digital são:

Essas são algumas das estratégias usadas no marketing que abrange todo o universo virtual, e independentemente de qual delas esteja sendo trabalhada, – podendo-se trabalhar mais de uma ao mesmo tempo – os resultados devem ser analisados detalhadamente um a um, sendo essa a principal característica do Marketing Digital, como já foi dito anteriormente.

Tecnologia em prol dos resultados

Diante das ferramentas de marketing que encontramos com facilidade atualmente, é possível avaliar de forma fria e objetiva cada um dos resultados de qualquer valor alocado destinado para uma campanha do Marketing Digital. Isso é, nessa estratégia tudo será mensurado e analisado, nada será feito sem que se obtenha certeza dos dados coletados ao final.
A matemática para isso é simples. Se o valor total de vendas, menos o custo do produto ou serviço for maior que o valor investido em sua campanha de Marketing Digital, isso significa que sua empresa terá feito um investimento. Porém, se realizar o mesmo cálculo e o resultado for inferior ao valor da ação, sua estratégia foi simplesmente um gasto feito pela sua empresa. Deu para entender a diferença?
O Marketing Digital e o ROI (Return of Investment) andam de mãos dadas. Por mais que muitos pensem que Marketing Digital não passa da inserção de um anúncio qualquer no Google AdWords ou então qualquer publicação nas redes sociais, o Marketing Digital vai muito além disso, pois fazer o que foi dito pode até ser fácil, o difícil mesmo é conseguir trabalhar com anúncios bem planejados, estruturados e que gerem uma alta taxa de conversão.
Para que a campanha na mídia social realmente funcione bem, deve ter uma boa base, ou seja, o planejamento é uma das partes mais importantes de toda a campanha, pois é por meio dele que se define todo o caminhar da campanha até que seu ciclo de vida se encerre.

Em resumo, podemos definir o dinheiro aplicado no Marketing Digital da seguinte forma:

  • Investimento: Quando o valor obtido com a campanha for mais do que o valor aplicado para que essa mesma campanha fosse criada;
  • Gasto: Quando o valor obtido com a campanha for menor do que o valor aplicado para que essa mesma campanha fosse criada.

Agora, basta avaliar como sua empresa está indo nas ações de Marketing Digital e desenhar estratégias para que todo o dinheiro seja investimento, e não gasto, fazendo com que os resultados sejam somente positivos. =)


Se tiver dúvida ou precisar de ajuda para este planejamento e mensuração de resultados, fale conosco ou deixe seu comentário abaixo.
 
 Termos de Marketing-layerup-agênciamarketingdigital

Leave a comment