O Grupo Atlas Eletrodomésticos é uma tradicional empresa com 70 anos de experiência na fabricação de produtos que levam qualidade e inovação para milhões de famílias brasileiras.

Fundada em Pato Branco, PR, na década de 50, a Atlas é uma indústria 100% brasileira especialista em produtos da área de cocção, como fornos, fogões e cooktops.

Pautada, sobretudo, pela excelência e a organização, a empresa conquistou e ainda conquista destaque no cenário nacional e internacional com produtos que aliam perfeitamente design, tecnologia, durabilidade e valor acessível.

Recentemente, em 2017, o grupo comprou a renomada marca de eletrodomésticos Dako. Hoje, a Atlas e a Dako trabalham juntas para oferecer o que há de melhor neste setor — e ambas as marcas estão passando por inúmeras transformações digitais graças à Layer Up.

Atlas Dako

Vale destacar também que, atualmente, o grupo está presente em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil e exporta produtos para mais de 20 países. Ou seja, nosso trabalho digital visa alcançar o mercado nacional e internacional.

Dako
Floresta

Uma forte relação com a sustentabilidade

O grupo busca manter iniciativas que vão muito além da produção industrial. Uma postura cidadã que gera desenvolvimento humano, através do preparo cultural, esportivo, da profissionalização de pessoas e do respeito ao meio ambiente.

A Atlas também está constantemente empenhada em preservar o meio ambiente com o uso de embalagens plásticas recicladas, causando impacto positivo no planeta e na sociedade, com a geração de empregos diretos e indiretos.

Além disso, todo o consumo de água e gerenciamento de resíduos sempre é feito de maneira consciente, respeitando e priorizando os 3 R's — reduzir, reutilizar e reciclar.

Claro que para garantir esse padrão sustentável, de forma recorrente realizamos ações que incluam esse grande e necessário diferencial.

Floresta Floresta Floresta

Principais desafios que impulsionaram a contratação de um ecossistema digital

A pandemia, em 2020, mudou drasticamente a vida das pessoas em todo o mundo. Não apenas em relação às questões sociais, mas também com relação aos novos hábitos de consumo.

Fogões Atlas e Dako
Mulher se divertindo na cozinha

Uma das maiores mudanças foi a valorização do ambiente interno do lar, e junto com ela temos também a valorização dos momentos em família — o que inclui o cuidado com a casa e a dedicação ao ato de cozinhar.

Para se ter ideia, o isolamento social aumentou o hábito de cozinhar em casa em 28% no período pós-pandemia.

Dentro desse escopo de mudanças estão incluídos também os novos hábitos de consumo. Prova disso é que cerca de 98% dos brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce desde o início da pandemia, de acordo com estudo “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, feito pela agência Marco.

Vale destacar que segundo pesquisas realizadas pelo SEMRush e o IBGE, a 3ª categoria mais procurada, dentro dos canais digitais de compra, é a categoria de eletrodomésticos.

Fogão visão de cima

Diante de um cenário que está em constante mudança, o Grupo Atlas chegou até nós. O objetivo inicial foi:

Aumentar a presença digital de suas marcas

Aumentar o share of mind no mercado

Impulsionar a receita da empresa por meio de estratégias digitais

E podemos adiantar que essa parceria deu muito certo. Acompanhe para descobrir mais.

Estruturação do planejamento

Todo planejamento parte do princípio de entender o cliente e suas necessidades. Com o Grupo Atlas não foi diferente.

A parte inicial do planejamento esteve diretamente relacionada a conhecer o mercado de eletrodomésticos. Assim, colocamos o benchmarking em prática, identificando e analisando o que os principais concorrentes da marca estão fazendo.

Fogão visão de cima

Com base nisso, concluímos que:

Humanizar a marca

Seria necessário humanizar a marca para gerar mais valor e, assim, interagir com os possíveis leads e atuais clientes nos canais digitais era um ponto essencial;

Conteúdo de gastronomia

Conteúdos ligados ao universo da gastronomia — com receitas, curiosidades, maneiras de limpar instrumentos, melhor uso dos materiais, etc — são bem aceitos pelo público e ótimos para gerar mais engajamento e interações;

Envio de newsletters

Newsletters são ótimas opções para atualizar sobre novidades, se conectar com o público e criar oportunidade para o upsell. Por isso, implementamos elas na estratégia da marca;

Campanhas com influenciadores

A implementação de campanhas com influenciadores era uma ótima opção para aumentar a exposição da marca.

Muito além de apoiar em campanhas e em toda a estratégia de performance (e-commerce das duas marcas, lançamentos de produtos, etc), também atuamos com branding, reforçando posicionamento de marca, redes sociais e presença de mercado.

Toda a estratégia foi muito pautada em resultados, para isso houve o acompanhando constante dos número em vendas e necessidades da empresa.

Fogão visão de cima

Mas, e o SEO?

Claro que o processo de planejamento também envolveu uma análise profunda do site da Atlas e Dako, para identificar o que poderíamos melhorar em SEO.

Além de produzir novos conteúdos para o blog, diversificamos os termos e ajudamos a indexar aqueles que são oportunidades, a otimização SEO nas descrições dos produtos do e-commerce também foi uma boa estratégia nesse ponto. Principalmente pelo fato de as páginas de produtos possuírem a maior parte dos textos em imagem, o que não é lido pelos buscadores.

Em resumo, investimos em blog para ajudar na indexação da marca nos buscadores e otimizamos as páginas de produtos no e-commerce e priorizando o conteúdo em texto.

Todo esse trabalho nos rendeu bons frutos, afinal, atingimos um crescimento de mais de 92% em SEO.


Durante essa etapa também desenvolvemos novos sites institucionais para ambas as marcas (Atlas e Dako) com estratégias casadas ao e-commerce, não pensando apenas em melhorar a performance, mas em oferecer uma experiência mais completa e moderna para os consumidores.

Vale ressaltar que os sites foram construídos do zero, com nova estrutura, novos textos e imagens.

Agora, é a vez da performance

Nosso ponto de partida foi aumentar a presença online, o share of mind no mercado e impulsionar a receita do Grupo Atlas com estratégias digitais e consequentemente aumentarmos o market share.

Mapeamos e integramos todos os nossos canais de vendas e as entradas de leads, organizando os interesses de visita, conversão e abertura de e-mails, para melhor identificar os interesses de vendas por categoria e produto.

Realizamos também disparos de maneira recorrente e estratégica para segmentações específicas de interesse em cada produto para gerar engajamento e criarmos um relacionamento e assertividade ao apresentar novas promoções.

Muitos dos resultados são reflexos do uso das bases de leads e interessados nos respectivos produtos, para reduzir o CAC e aumentar as vendas.

Entre as principais campanhas desenvolvidas para o Grupo Atlas / Dako, estão:

A Black Friday de 2022

Festas de fim de ano

Saldão de promoções

Mês das mães

Para cada uma delas foram desenvolvidas ações com posts para as redes sociais, displays e campanhas pagas, sempre levando em consideração o público-alvo.

Além das campanhas e nossas ações nos canais proprietários, ampliamos ações com parceiros em marketplaces:

Pós-estratégias: resultados em temperatura máxima

Na parte de social, identificamos que o número de leads desengajados na base era elevado, para solucionar esse problema, mapeamos todas as entradas de leads, realizamos disparos de maneira recorrente para gerar engajamento e criamos novas bases segmentadas.

Com base nisso, em um comparativo entre 2021 e 2022, conseguimos:

Aumentar as vendas em

+107%

Aumentar as vendas de mídia em

+113%

Aumentar o ticket médio em

+26%

Aumentar o ROAS em

+278%

Aumentar o CRM (vendas via e-mail) em

+156%

E, entre 2022 e 2023, conseguimos:

Aumentar a base de leads em

+84,25%

Aumentar as vendas em

+25%

Aumentar as vendas de mídia em

+263%

Aumentar o ROAS em

+165%

Aumentar as vendas orgânicas e diretas em

+40%

Aumentar o faturamento em

+741,37%
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