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As recentes mudanças de comportamento dos consumidores influenciam diretamente nas experiências virtuais que eles buscam encontrar. Em relação ao tempo de carregamento de um site, por exemplo, o AMP (Accelerated Mobile Pages) se tornou um requisito indispensável para quem busca oferecer experiências satisfatórias aos usuários e potenciais prospects.
De acordo com um estudo da Portent, o tempo ideal de carregamento de um site é de 0 a 4 segundos, sendo crucial para aumentar a taxa de conversão e garantir que o usuário permaneça na página por mais tempo.
Ainda segundo a pesquisa, as maiores taxas de conversão no e-commerce ocorrem em páginas que levam em média de 0 a 2 segundos para carregar. Cada segundo adicional de tempo de carregamento é capaz de fazer com que as taxas despencam cerca de 4,42%.
À primeira vista, alguns segundos podem não parecer tão importantes, mas a realidade é que eles são essenciais para oferecer aos usuários mais satisfação ao acessar um site, garantir que a conversão seja de fato realizada e, consequentemente, que o lead seja qualificado.
Claro que existem diversos outros fatores que influenciam na conversão de um usuário em lead, como um bom copywrite, estratégias de tráfego pago e orgânico, design que represente bem os valores da sua marca, etc. Porém, um bom AMP é capaz de melhorar a experiência de compra dos usuários e impactar positivamente o seu ROI.
De forma simples, o AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é o nome do projeto idealizado pelo Google em 2015, do qual participaram LinkedIn, Twitter e o queridinho dos apaixonados por fotos, o Pinterest.
Seu objetivo principal é possibilitar que os sites carreguem de maneira quase instantânea, melhorando a experiência de navegação dos usuários, principalmente em smartphones e tablets.
Apesar da tecnologia AMP ser aplicável em sites para desktop, é no mobile que ela funciona de maneira mais eficiente e alcança resultados mais promissores.
Vale destacar que, de acordo com o site Statista, 54,4% do tráfego global da internet se concentra em dispositivos móveis. Ou seja, muitas pessoas acessam sites ou e-commerces por meio de um celular ou tablet e, por isso, nada mais justo do que tornar essa experiência mais satisfatória.
Existem diversos tipos de otimizações que você pode fazer para personalizar o tempo de carregamento de suas páginas. Por meio de simples ajustes é possível oferecer aos usuários um site com carregamento adequado e aumentar as possibilidades de conversão. Confira!
Quando se trata do WordPress é necessário a instalação de um plugin através da loja de plugins na plataforma, chamado “AMP for WP”.
Após a instalação, é o momento de configurar o layout das páginas que foram modificadas pelo AMP. Para isso, basta abrir o AMP em seu painel do dashboard, selecionar “Design” e depois iniciar o Paige Builder.
Não se esqueça de validar o HTML. Prontinho, agora é só acompanhar periodicamente essas páginas e aplicar otimizações, caso seja necessário.
Depois de instalar o plugin AMP, acesse o Analytics. No campo de busca, digite “ID de acompanhamento” e copie o código. Depois vá até o WordPress e acesse “AMP”, insira o código no campo correspondente e suas páginas começarão a ser indexadas em formato AMP.
O AMP é um recurso extremamente funcional, capaz de proporcionar inúmeros benefícios para seu negócio. Hoje, trouxemos alguns deles. Confira:
Quem atua com marketing e vendas compreende a importância de ter um site responsivo e que carregue rapidamente. Inclusive, o próprio Google pune páginas mais lentas, incluindo a marcação de alerta sobre o problema, o que afasta os visitantes.
Assim, o Google afirma que páginas AMP carregam cerca de 85% mais rápido do que as versões não otimizadas. Ou seja, páginas que carregam quase que de maneira instantânea aumentam o engajamento dos usuários, possibilitando o aumento da taxa de conversão.
De que forma é possível ranquear a primeira página do Google de maneira orgânica? Por meio de conteúdos interessantes, autênticos e com uma boa usabilidade.
O AMP possibilita que as páginas fiquem mais rápidas, o que o Google considera como um importante fator para o rankeamento.
A partir de páginas com a tecnologia AMP é possível driblar os serviços de internet mais limitados oferecidos no país. Dessa forma, é possível garantir que diversos conteúdos rodem de forma mais rápida em dispositivos móveis, mesmo em uma internet mais lenta.
Após a implementação do AMP, com certeza, você encontrará diversos benefícios, assim como seus usuários se sentirão mais à vontade ao navegar por seu site.
Mas, é válido lembrar que para garantir que sua implementação seja eficiente, é necessário que testes e otimizações sejam feitos periodicamente. Afinal, se o mercado muda, o seu negócio precisa mudar também.
Em resumo, faça testes, colete dados e realize reuniões com seus times, apresentando possíveis pontos de melhoria para aprimorar a experiência dos visitantes ao site ou e-commerce.
Não se esqueça também de analisar os dados coletados a partir das otimizações, eles são importantes indicadores de desempenho e podem apresentar novos pontos de melhoria.
Inclusive, se você busca entender melhor sobre esse extenso universo dos dados, não deixe de acessar o hub do Data Driven Decision. Lá, você encontra conteúdos exclusivos sobre o mundo dos dados e aprende a colocar uma cultura data driven em prática. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.
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