Saiba como a BR Spices alcançou um aumento de 182% em pedidos finalizados em 1 ano de parceria com a Layer Up

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Quem é a BR Spices

A BR Spices é uma empresa de temperos e especiarias 100%  nacional que foi fundada em 2015 pelo chef Gabriel Daniel, formado em gastronomia pela reputada Escuela Universitaria de Hosteleria y Turismo de Sant Pol de Mar, na Espanha.

Desde seu surgimento, a BR Spices tem como compromisso BR Spices e a Layer Up — e podemos afirmar que esse trabalho tem sido feito com excelência. 

Como a BR Spices chegou até nós

A parceria entre a BR Spices e a Layer Up se iniciou em 2022, primeiro com a necessidade de um site institucional que representasse criativamente a essência da marca e os atributos dos produtos; visando descomplicar o ato de cozinhar e tornando essa experiência melhor, mais gostosa e saudável através da nossa cozinha criativa. E, depois, com um HUB de receitas que faz combinações entre ocasiões, ingredientes e temperos autorais, presentes no site.

Com esse primeiro grande projeto, o cliente entendeu que poderíamos fazer ainda mais parte do dia a dia da BR Spices como parceiros. Nosso grande desafio, a partir de então, foi conectar estratégias de mídia paga e inbound com a criação de conteúdos de Under Chef (parceiros também da BR Spices).


Nós ainda apoiamos com os direcionamentos dos pilares de comunicação e análise de performance desses conteúdos do parceiro Under Chef. Ou seja, a camada de estratégia de mídia e inbound marketing contemplada em todas as fases do funil partiram da Layer Up.

Desafios e objetivos

  • Ampliar a construção e reconhecimento de marca, gerando mais demandas;

  • Liderar o desenvolvimento de categoria;

  • Aumentar e estimular as vendas no e-commerce;

  • impulsionar a operação interna da empresa com uma cultura data driven.

Uma experiência cheia de possibilidades

Experiência foi realmente a palavra que direcionou esse projeto. A BR Spices já contava com dois domínios online ativos: uma loja online em uma plataforma de e-commerce e um site institucional bastantes simples. Mas não havia integração entre eles e a experiência do usuário era prejudicada com a falta de uma comunicação que unificasse site > marca > loja. Também não havia como otimizar esses locais para os buscadores online, pois haviam muitos espaços em branco e poucas páginas com conteúdo indexável.


Unimos referências trazidas pela equipe da BR Spices a estudos aprofundados sobre a marca e a jornada do cliente, conduzidos pelo nosso time. E a ideia começou a tomar forma.


Logo de cara, o site ganhou um carrossel que apresenta tudo o que o usuário pode encontrar ali: as linhas de produtos, a história da marca, receitas e dicas, materiais ricos com objetivo de conversão e a estrela desse projeto, os filtros especiais da Cozinha Criativa.

Nada disso condizia com a realidade da marca, já que um dos propósitos do negócio é empoderar seu público, por meio de especiarias de qualidade e muita inspiração. Por isso, para mostrar que a BR Spices é muito mais que uma loja de temperos e oferece um universo de possibilidades na cozinha, focamos em 3 objetivos:


Apresentar os produtos de forma atrativa e bem detalhada;

Facilitar a usabilidade do usuário no site e proporcionar uma verdadeira experiência no contato com a marca;

Por fim, despertar o desejo e levar à compra no e-commerce.

Com navegação bem intuitiva e educativa, a Cozinha Criativa é como um guia de receitas com filtros para descobrir os melhores jeitos de usar os ingredientes de preferência do usuário, sejam os que já estão na despensa, ou algo totalmente novo.

Juntos, eles apresentam milhares de possibilidades para quem quer conhecer novos sabores, testar novas receitas, surpreender amigos, familiares e o próprio paladar.


Dentro de cada receita, existe um destaque para o tempero BR Spices principal utilizado com um link para o e-commerce, além de diversas CTAs com o mesmo objetivo espalhadas por todo o site.


A receita continuou…

Depois desse primeiro grande projeto, o cliente entendeu que poderíamos fazer ainda mais parte do dia a dia da BR Spices como parceiros. Nosso grande desafio, a partir de então, foi conectar estratégias de mídia paga e inbound com a criação de conteúdos do Underchef (parceiro da BR Spices).


Nós ainda apoiamos com os direcionamentos dos pilares de comunicação e análise de performance desses conteúdos do parceiro Underchef. Ou seja, a camada de estratégia de mídia e inbound marketing contemplada em todas as fases do funil partiram da Layer Up.

Vale destacar que nenhum dos concorrentes atuais da BR Spices conta com algo assim, nem ao menos parecido! E tudo isso é responsivo, claro.

Toda a parte de UX e UI do site foi pensada para educar o público sobre as diversas possibilidades de cada produto, reforçar os atributos da marca e oferecer uma transição mais fluida entre o conteúdo, site institucional e e-commerce.

Um dos intuitos principais com essa experiência bem integrada era mostrar que o site institucional tem uma relevância de conteúdo e que a marca não é “só venda”. 

Além de ganhar na experiência do usuário, também ganhamos várias oportunidades de indexação de ingredientes, receitas e produtos para melhorar o SEO do site. De fato, um site cheio de possibilidades.

Arregaçamos as mangas e preparamos o planejamento perfeito

Todo caminho estratégico foi pensado em 3 frentes:

Institucional/Branding:

com ações voltadas para a identidade de marca, que buscam trabalhar awareness e percepção de marca;

Performance:

com ações mais voltadas para resultados dentro dos canais digitais, acessos, conversões, aumento de seguidores, engajamento e promocionamento;

E-commerce:

com ações diretas para o e-commerce, trabalhando principalmente a conversão na plataforma.

Através da SWOT, definimos uma visão prática dividida por quarters de quais seriam os reforços, confrontos e defesas da marca dentro de cada uma das 3 frentes mencionadas acima.


A partir dessa visão prática, definimos um cronograma geral para toda a jornada de compra, considerando cada um dos nossos clusters, contendo:

  • Plano editorial de social com campanhas de Social Ads e Google Ads (Display/YouTube);

  • Temas para materiais ricos, fluxos de automação para novos leads, fluxos de nutrição, fluxo transacional para atender o e-commerce e régua de relacionamento;

  • Calendário sazonal com datas de oportunidade para a marca, incluindo sugestões de ações para as principais comemorações (Dia do Churrasco, Black Friday, Natal/Ano Novo);

  • Plano tático, no qual nosso principal objetivo era amplificar a construção de marca com a geração de demanda — ou seja, aumentar a exposição e impacto da marca.

Com nossas ações de awareness e performance, conseguimos:

Share of mind
aumentar a lembrança da marca

Ações

Consolidar uma boa ID Visual
Oferecer experiências marcantes
Focar a comunicação no seu público

Métricas

Impressões e CPM

Market share:
aumentar as vendas no segmento

Ações

Expandir os canais de vendas e a atuação comercial
Segmentar um nicho de mercado
“Atacar” as fraquezas dos concorrentes

Métricas

Impressões e CPM

Share of voice:
aumentar o poder da voz da marca, gerando mais impacto

Ações

Marketing 360 e campanhas crossmedia
Criar senso de comunidade
Focar na qualidade da entrega

Métricas

Menções à marca e plataformas de avaliação

Share of heart:
aumentar o carinho pela marca, gerando mais promotores externos (a famosa publicidade boca a boca)

Ações

Estratégias de relacionamento com o cliente
Personalização no atendimento/entrega
Despertar emoções com campanhas

Métricas

NPS e cross-sell

Branding e performance trabalhando lado a lado

Nossa estratégia foi dividida em 2 grandes objetivos:

Branding e performance trabalhando lado a lado

Nos pilares de branding, em que trabalhamos com a parte institucional da BR Spices, a ideia foi abordar pontos como:

  • A cultura da marca;

  • A conexão com o fundador;

  • O processo único de fabricação e estudos;

  • O processo artesanal;

  • A história da marca;

  • Contexto dos produtos;

  • Suporte na venda do varejo.

Nas campanhas atuais, seguimos uma abordagem em três etapas:

  • Topo do funil: focada no alcance, usando links para impactar um grande número de pessoas interessadas no conteúdo de nossos clusters;

  • Meio do funil: focada em vídeos e engajamento, segmentando usuários envolvidos com nossos temas e atraindo usuários semelhantes. O objetivo foi estabelecer uma conexão significativa entre o usuário e a marca;

  • Fundo de funil: focada em direcionar os usuários para o site, impactando novamente aqueles semelhantes aos que já interagiram conosco e aos que fizeram compras parecidas.

Ao final das campanhas, maximizamos nosso público para atividades de alto desempenho. Em branding, identificamos um aumento nos seguidores do Instagram desde outubro de 2022 até junho de 2023. E, no TikTok, tivemos o mesmo efeito.

Performance

No fundo do funil, focamos em captar demanda relacionada a marca e produtos através de search no Google Ads, direcionando usuários para a loja ou para os produtos relacionados aos nossos clusters de conteúdo. 


Em Meta Ads, priorizamos campanhas de Dynamic Product Ads (DPA) para recuperar carrinhos abandonados, além de segmentar usuários semelhantes aos que já interagiram ou compraram. Ao analisar continuamente os dados e otimizar com base nas tendências identificadas, buscamos maximizar o envolvimento, melhorar as taxas de conversão e construir relacionamentos duradouros com nossa audiência.

Uma pitada generosa de resultados

Podemos adiantar que impactamos mais pessoas, alocamos menos investimentos e atingimos maior qualificação nas estratégias digitais:

  • Alcançamos uma taxa de 20,69% de abertura de e-mail — lembrando que a taxa de benchmarking do mercado em aberturas de e-mail do segmento é de 17,3%. Ou seja, estamos acima da média.

  • E cerca de 74,87% dos leads na base são engajados.

Performance

Trazendo um comparativo em dados:

Branding

2022 x 2023

Impressões

Alcance

Cliques

Investimento

+ 60,08%

+ 181,99%

+ 596,36%

- 39,04%

Performance

2022 x 2023

Impressões

Cliques

Investimento

+ 5.519,30%

+ 5.363,69%

+ 3.167,99%

Em branding, construímos uma estratégia focada em etapas. No topo do funil, nos concentramos no alcance, impactando um grande número de pessoas na base geral e também direcionada para clusters específicos com o objetivo de aumentar nossa frequência. 


No meio do funil, focamos em vídeos e engajamento, segmentando usuários envolvidos com nossos temas e atraindo usuários semelhantes específicos para cada cluster para estabelecer uma conexão significativa com a marca. 


Por fim, nofundo do funil, direcionamos os usuários para o site, impactando novamente aqueles semelhantes de compradores e engajados. Essa construção em branding faz com que seja possível atingir os usuários certos e ter um bom desempenho em performance.

Como reflexo das nossas ações em branding, focamos em captar demanda relacionada à marca e produtos através de search no Google Ads, direcionando usuários para loja ou para produtos relacionados aos nossos clusters de conteúdo. Ainda no Google Ads, com o foco no aumento de vendas e ticket médio, implementamos a campanha PMAX aproveitando o máximo de performance relacionada aos produtos da loja e conectado ao Merchant Center. 

Em Meta Ads, priorizamos campanhas de Dynamic Product Ads (DPA) para recuperar carrinhos abandonados, além de segmentar usuários semelhantes aos que já interagiram ou compraram. Ao analisar continuamente os dados e otimizar com base nas tendências identificadas, buscamos maximizar o envolvimento, melhorar as taxas de conversão e construir relacionamentos mais extensos com nossa audiência

Desta forma, impactamos mais pessoas, alocamos menos investimentos e atingimos maior qualificação.
Além disso, alcançamos:
  • Aumento de 182% em pedidos finalizados em comparação a setembro de 2022 e setembro de 2023;

  • Aumento de 63% em pedidos finalizados na comparação do ano todo de 2022;

  • Aumento de 154,3% no faturamento em comparação a setembro de 2022 e setembro de 2023;

  • Aumento de 52,17% no faturamento na comparação do do ano todo de 2022.

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