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Parte de um grupo reconhecido internacionalmente no mercado da saúde, a empresa oferece um software com foco em gestão odontológica, lançado em 2013.
Com o propósito de digitalizar a área e tornar a rotina de seus profissionais mais simples e eficiente, ele reúne funcionalidades relacionadas a agendamento, controle financeiro, marketing, vendas e até assinatura eletrônica.
Reconhecido pela qualidade, é usado por mais de 60 mil profissionais da área, em mais de 12 mil clínicas e consultórios, se consolidando como o maior software odontológico da América Latina.
posicionar o Simples Dental como o melhor e mais simples software do mercado odontológico, em termos de usabilidade.
aumento de trials e, consequentemente, vendas.
geração de leads qualificados, que evoluam para trials.
Mesmo tendo conhecimento sobre transformação digital, a empresa chegou à agência com gargalos relacionados, principalmente, à efetividade do inbound marketing.
No planejamento, foi identificado que, embora já utilizassem ferramentas de automação de marketing digital, isso não era feito adequadamente, e os gestores estavam decididos a cancelar a ferramenta. Até o início de fevereiro de 2023, apesar da quantidade significativa de leads, apenas 6,29% eram engajados.
Também não havia captação de novos leads, nem processo de marcação de qualificação ou oportunidades e mais de 99% da base não tinha identificação sobre perfil, impedindo comunicações assertivas. Logo, não havia geração de oportunidades, nem de conversões em vendas — principal interesse da empresa.
Os primeiros passos envolveram a produção de materiais ricos, considerando as dores das personas, para captação de leads e estruturação de fluxos de nutrição para levá-los ao trial do software.
De forma geral, o time de marketing da Simples Dental já atuava em todas essas frentes. Entretanto, tudo era trabalhado de forma mais objetiva e automática, sem um posicionamento forte e sem uma estratégia alinhada com o inbound.
Para que todo o processo fosse feito da melhor maneira possível, começamos entendendo as projeções de mercado e estudando o comportamento do consumidor.
Após uma vasta pesquisa de mercado, chegamos à conclusão de que o setor odontológico no Brasil passava por um momento de aquecimento. Além disso, é um setor que está dividido em duas grandes partes, muito impactadas pela transformação digital: a parte técnica e toda a parte de gestão.
Nas pesquisas com personas e nas pesquisas de mercado também ficou claro que todo o contexto de gestão financeira é um tabu dentro da odontologia e que esse perfil de público precisa ser educado em relação à economia saudável do consultório.
A partir disso, dividimos o projeto em 4 momentos, onde trabalhamos separadamente campanhas que focavam em trazer o Simples Dental como a grande solução para as principais dores dos clientes.
As 4 campanhas foram divididas em 6 meses, e se classificavam em:
Exploramos as principais funções disponíveis no software e comprovamos, de uma vez por todas, que o dia a dia do dentista pode ser descomplicado e sem papel.
Trabalhamos o software como uma solução fácil e inteligente para organizar e controlar assuntos burocráticos (que é uma enorme dor das nossas pessoas) do dia a dia do dentista e sua equipe administrativa.
Apresentamos como o dentista pode se beneficiar e ganhar mais tempo para fazer o que realmente gosta e importa, uma vez que o software proporciona mais organização, automação de processos e muita agilidade.
Reforçamos os diferenciais do sistema e trouxemos depoimentos e avaliações de clientes, que comprovam esse status ao software.
Vale reforçar que toda a estrutura da estratégia segue um direcionamento que busca suprir as necessidades de uma matriz — que carinhosamente chamamos de Shares — com 4 indicadores:
Share of mind (maior exposição); Share of voice (mais impacto na comunicação); Market share (mais vendas e mais participação no mercado); Share of heart (mais promotores da marca).Nas estratégias de branding, trabalhamos pontos relacionados a SEO, brand ads, engajamento da comunidade e, é claro, conhecimento do produto.
Já nas estratégias de performance, foram trabalhadas as frentes de inbound, search ads, social ads e CRM.
Com a junção de ambas estratégias, conquistamos um funil de conversão muito mais assertivo, onde o lead chega muito mais qualificado para a conversão ao trial, e, por isso, as taxas de adesão à plataforma atingiram resultados surpreendentes.
Higienizamos a base do cliente e a segmentamos em diferentes clusters, a fim de criar abordagens mais assertivas ao perfil e ao estágio de maturação, considerando as diferentes etapas do funil.
Também desenvolvemos materiais ricos práticos, que podem ser utilizados no dia a dia do dentista, como a planilha “Meu Financeiro”, visando a organização e simplificação do fluxo de caixa da clínica e/ou consultório, e a planilha de anamnese que, além de servir de guia à primeira interação com o paciente, possibilita que o dentista organize tudo digitalmente e inicie sua jornada de adeus à papelada.
Apoiamos no lançamento de uma funcionalidade bastante diferenciada e estratégica: uma parceria entre o software e o dispositivo acionado por comando de voz Alexa.
Na taxa de interação, comparando às demais campanhas de reconhecimento de marca.
Recriamos o blog do cliente, deixando-o mais moderno, funcional e intuitivo, trouxemos a mesma identidade que estamos trabalhando nos demais materiais para que a comunicação fique cada vez mais consistente.
Inclusive, como próximos passos na frente web, estamos estudando a possibilidade de um “face lifting” do site e o desenvolvimento de um HUB de conteúdo.
Foi de extrema importância o envio de pesquisa para base de leads para identificação de perfis. Assim, foi possível executar de forma assertiva a produção de newsletters recorrentes, pensadas para diferentes clusters.
Ao entendermos os diferentes perfis e níveis de engajamento deles, identificamos MQLs e oportunidades prontas para abordagem comercial com assertividade.
E, claro, acompanhando métricas disponíveis, propomos otimizações constantes, sempre com foco em aumento nas conversões e no engajamento do público. Com esses resultados, a gestão da empresa já reconhece a importância do projeto de inbound.
Houve aumento de mais de 2.105% leads qualificados via inbound.
Em aproximadamente cinco meses desde que nossas ações começaram a ser implementadas, já geramos impactos significativos:
Comparação de novas conversões geradas entre abril/22 e agosto/22 e o mesmo período em 2023: aumento de 763%.
Entre fevereiro/23 e agosto/23, a porcentagem de leads engajados saltou de 6,29% para 49,90% — 693% de melhora no engajamento.
A atual taxa de conversão de MQLs em vendas é 45,89%, enquanto a média do mercado SaaS varia entre 10% e 20%. Mesmo se considerarmos 20%, temos uma média 129,45% maior.
O melhor é que esse canal está em desenvolvimento e há grande potencial para geração de resultados ainda mais impactantes.
A implementação bem-sucedida das estratégias de inbound marketing e de CRM teve papel relevante no aprimoramento dos resultados comerciais.
Graças às novas ações, aumentamos em 117,7% o volume de participação em vendas do público decisor considerado mais qualificado pela empresa — algo essencial para um negócio.
Com a criação de materiais elaborados para abordar as dores específicas do público gestor, aumentamos em 30% o volume de participação de vendas de um plano mais robusto, focado em gestão. Entre os clientes que adquiriram a solução a partir de conversão via marketing, 56,16% escolheram esse plano, garantindo, assim, maior faturamento da empresa.
Se compararmos o período de abril/22 até agosto/22 com o mesmo período em 2023, houve um aumento de 25,75% no teste grátis (etapa pela qual qualquer pessoa que queira assinar a solução precisa passar) e de 60,2% em faturamento.
Segundo o cliente, esses resultados foram total mérito do nosso novo plano de comunicação. No entanto, vale destacar que, sem uma parceria que trabalha diariamente em conjunto, nenhum desses resultados seria possível.
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