Conheça as estratégias da Layer Up que garantiram à

Simples Dental um aumento de 763% em conversões e 693% em engajamento

Com estratégia reformulada
pela Layer Up, o Simples Dental atingiu

taxa de conversão de MQLs em
vendas 129,45% maior que
a média do mercado.

Parte de um grupo reconhecido internacionalmente no mercado da saúde, a empresa oferece um software com foco em gestão odontológica, lançado em 2013.

Com o propósito de digitalizar a área e tornar a rotina de seus profissionais mais simples e eficiente, ele reúne funcionalidades relacionadas a agendamento, controle financeiro, marketing, vendas e até assinatura eletrônica.

Reconhecido pela qualidade, é usado por mais de 60 mil profissionais da área, em mais de 12 mil clínicas e consultórios, se consolidando como o maior software odontológico da América Latina.

Principais desafios

Desafio

posicionar o Simples Dental como o melhor e mais simples software do mercado odontológico, em termos de usabilidade.

Objetivo principal

aumento de trials e, consequentemente, vendas.

Objetivo secundário

geração de leads qualificados, que evoluam para trials.

Mesmo tendo conhecimento sobre transformação digital, a empresa chegou à agência com gargalos relacionados, principalmente, à efetividade do inbound marketing.

No planejamento, foi identificado que, embora já utilizassem ferramentas de automação de marketing digital, isso não era feito adequadamente, e os gestores estavam decididos a cancelar a ferramenta. Até o início de fevereiro de 2023, apesar da quantidade significativa de leads, apenas 6,29% eram engajados.

Também não havia captação de novos leads, nem processo de marcação de qualificação ou oportunidades e mais de 99% da base não tinha identificação sobre perfil, impedindo comunicações assertivas. Logo, não havia geração de oportunidades, nem de conversões em vendas — principal interesse da empresa.

Chegou a hora da mudança:

novas estratégias

Começamos as ações em 2023, após

definição do planejamento digital da marca.

Os primeiros passos envolveram a produção de materiais ricos, considerando as dores das personas, para captação de leads e estruturação de fluxos de nutrição para levá-los ao trial do software.

De forma geral, o time de marketing da Simples Dental já atuava em todas essas frentes. Entretanto, tudo era trabalhado de forma mais objetiva e automática, sem um posicionamento forte e sem uma estratégia alinhada com o inbound.

Para que todo o processo fosse feito da melhor maneira possível, começamos entendendo as projeções de mercado e estudando o comportamento do consumidor.

Após uma vasta pesquisa de mercado, chegamos à conclusão de que o setor odontológico no Brasil passava por um momento de aquecimento. Além disso, é um setor que está dividido em duas grandes partes, muito impactadas pela transformação digital: a parte técnica e toda a parte de gestão.

Nas pesquisas com personas e nas pesquisas de mercado também ficou claro que todo o contexto de gestão financeira é um tabu dentro da odontologia e que esse perfil de público precisa ser educado em relação à economia saudável do consultório.

A partir disso, dividimos o projeto em 4 momentos, onde trabalhamos separadamente campanhas que focavam em trazer o Simples Dental como a grande solução para as principais dores dos clientes.

As 4 campanhas foram divididas em 6 meses, e se classificavam em:

Funcionalidades

Exploramos as principais funções disponíveis no software e comprovamos, de uma vez por todas, que o dia a dia do dentista pode ser descomplicado e sem papel.

Gestão

Trabalhamos o software como uma solução fácil e inteligente para organizar e controlar assuntos burocráticos (que é uma enorme dor das nossas pessoas) do dia a dia do dentista e sua equipe administrativa.

Tempo

Apresentamos como o dentista pode se beneficiar e ganhar mais tempo para fazer o que realmente gosta e importa, uma vez que o software proporciona mais organização, automação de processos e muita agilidade.

Indiscutivelmente o melhor

Reforçamos os diferenciais do sistema e trouxemos depoimentos e avaliações de clientes, que comprovam esse status ao software.

Vale reforçar que toda a estrutura da estratégia segue um direcionamento que busca suprir as necessidades de uma matriz — que carinhosamente chamamos de Shares — com 4 indicadores:

Share of mind (maior exposição); Share of voice (mais impacto na comunicação); Market share (mais vendas e mais participação no mercado); Share of heart (mais promotores da marca).

As campanhas também foram direcionadas
por estratégias de branding e de performance.

Nas estratégias de branding, trabalhamos pontos relacionados a SEO, brand ads, engajamento da comunidade e, é claro, conhecimento do produto.

Já nas estratégias de performance, foram trabalhadas as frentes de inbound, search ads, social ads e CRM.

Com a junção de ambas estratégias, conquistamos um funil de conversão muito mais assertivo, onde o lead chega muito mais qualificado para a conversão ao trial, e, por isso, as taxas de adesão à plataforma atingiram resultados surpreendentes.

Higienizamos a base do cliente e a segmentamos em diferentes clusters, a fim de criar abordagens mais assertivas ao perfil e ao estágio de maturação, considerando as diferentes etapas do funil.

Desenvolvemos uma nova identidade para as peças,

trazendo mais jovialidade, proximidade e criando materiais que reforçassem os motivos que consolidam a marca como indiscutivelmente a melhor. Trouxemos, aliás, esse mote para a campanha.

Também desenvolvemos materiais ricos práticos, que podem ser utilizados no dia a dia do dentista, como a planilha “Meu Financeiro”, visando a organização e simplificação do fluxo de caixa da clínica e/ou consultório, e a planilha de anamnese que, além de servir de guia à primeira interação com o paciente, possibilita que o dentista organize tudo digitalmente e inicie sua jornada de adeus à papelada.

Apoiamos no lançamento de uma funcionalidade bastante diferenciada e estratégica: uma parceria entre o software e o dispositivo acionado por comando de voz Alexa.

Na taxa de interação, comparando às demais campanhas de reconhecimento de marca.

Recriamos o blog do cliente, deixando-o mais moderno, funcional e intuitivo, trouxemos a mesma identidade que estamos trabalhando nos demais materiais para que a comunicação fique cada vez mais consistente.

Inclusive, como próximos passos na frente web, estamos estudando a possibilidade de um “face lifting” do site e o desenvolvimento de um HUB de conteúdo.

Da mesma forma, auxiliamos na definição de lead scoring,

análise de dados e aplicação de tag por canal de entrada.

Foi de extrema importância o envio de pesquisa para base de leads para identificação de perfis. Assim, foi possível executar de forma assertiva a produção de newsletters recorrentes, pensadas para diferentes clusters.

Ao entendermos os diferentes perfis e níveis de engajamento deles, identificamos MQLs e oportunidades prontas para abordagem comercial com assertividade.

E, claro, acompanhando métricas disponíveis, propomos otimizações constantes, sempre com foco em aumento nas conversões e no engajamento do público. Com esses resultados, a gestão da empresa já reconhece a importância do projeto de inbound.

Houve aumento de mais de 2.105% leads qualificados via inbound.

Resultados alcançados

Em aproximadamente cinco meses desde que nossas ações começaram a ser implementadas, já geramos impactos significativos:

Comparação de novas conversões geradas entre abril/22 e agosto/22 e o mesmo período em 2023: aumento de 763%.

Entre fevereiro/23 e agosto/23, a porcentagem de leads engajados saltou de 6,29% para 49,90% — 693% de melhora no engajamento.

A atual taxa de conversão de MQLs em vendas é 45,89%, enquanto a média do mercado SaaS varia entre 10% e 20%. Mesmo se considerarmos 20%, temos uma média 129,45% maior.

O melhor é que esse canal está em desenvolvimento e há grande potencial para geração de resultados ainda mais impactantes.

Impactos no faturamento

A implementação bem-sucedida das estratégias de inbound marketing e de CRM teve papel relevante no aprimoramento dos resultados comerciais.

Aumento de 117,7% no volume de participação em vendas de um plano mais robusto, sendo que 56,16% dos clientes foram convertidos via marketing.

Graças às novas ações, aumentamos em 117,7% o volume de participação em vendas do público decisor considerado mais qualificado pela empresa — algo essencial para um negócio.

Com a criação de materiais elaborados para abordar as dores específicas do público gestor, aumentamos em 30% o volume de participação de vendas de um plano mais robusto, focado em gestão. Entre os clientes que adquiriram a solução a partir de conversão via marketing, 56,16% escolheram esse plano, garantindo, assim, maior faturamento da empresa.

Se compararmos o período de abril/22 até agosto/22 com o mesmo período em 2023, houve um aumento de 25,75% no teste grátis (etapa pela qual qualquer pessoa que queira assinar a solução precisa passar) e de 60,2% em faturamento.

Segundo o cliente, esses resultados foram total mérito do nosso novo plano de comunicação. No entanto, vale destacar que, sem uma parceria que trabalha diariamente em conjunto, nenhum desses resultados seria possível.

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