Coloque o Plano de Marketing ideal em prática!

Como você estrutura as metas e objetivos do seu negócio? Já parou para pensar como um Plano de Marketing pode te ajudar nesta tarefa? Diferente de tudo o que você já viu, o Plano de Marketing funciona como uma...

Coloque o Plano de Marketing ideal em prática!

Como você estrutura as metas e objetivos do seu negócio? Já parou para pensar como um Plano de Marketing pode te ajudar nesta tarefa? 

Diferente de tudo o que você já viu, o Plano de Marketing funciona como uma espécie de guia para alcançar seus objetivos de maneira mais estruturada e assertiva.

Ele se baseia em dados e análises para documentar os objetivos em comum da equipe e qual o melhor caminho para alcançá-los. Com isso, a operação é feita de maneira mais tranquila e alinhada às metas estipuladas durante a etapa de planejamento.

Assim, podemos definir o Plano de Marketing como um mapa, no qual você traça o melhor caminho para chegar ao seu destino — neste caso, ao seu objetivo.

Para compreender melhor como aplicá-lo e seus diferenciais no dia a dia, continue acompanhando o conteúdo.

O que é o Plano de Marketing e qual sua importância?

De forma resumida, o Plano de Marketing se caracteriza como um documento no qual é possível sintetizar o planejamento das estratégias de marketing para determinado período.

Nele, você pode acrescentar:

  • Objetivos
  • Indicadores de desempenho
  • Análises da sua operação, etc

 

Ele pode ser elaborado tanto como um guia para a área de marketing quanto para campanhas específicas ao longo do ano, orientando suas estratégias e ações para que a empresa alcance seus objetivos de maneira mais eficiente.

Assim, o Plano de Marketing é capaz de orientar de maneira mais clara as metas que a empresa deve perseguir, os indicadores que devem ser monitorados e quais estratégias devem ser desenvolvidas para que se cumpram os objetivos.

Mas, para que ele, de fato, funcione, é essencial que toda a equipe esteja alinhada. Ou seja, nada de direcioná-lo apenas aos CEOs, CMOs e gestores. Compartilhar o Plano de Marketing com a equipe completa é crucial para que sua aplicação seja bem-sucedida.

Desta forma, cada colaborador entende melhor suas responsabilidades para que as estratégias de marketing sejam aplicadas com mais eficiência. Além, é claro, desta ser uma importante oportunidade para criar um canal de comunicação mais ativo entre empresa e funcionário.

Como estruturar um Plano de Marketing?

Não existe uma fórmula pronta para o Plano de marketing ideal. Por isso, acima de qualquer outra coisa, é importante conhecer bem o seu mercado de atuação e quais são os seus objetivos.

No entanto, existem 3 etapas indispensáveis para quem deseja começar a implementar essa metodologia. São elas:

Planejamento 

O planejamento é a palavra-chave para absolutamente tudo. Sem ele não é possível organizar nada, seja para metas pessoais ou profissionais. Por isso, a primeira etapa do Plano de Marketing é planejar!

Esse é o momento de colocar as propostas no papel, levando em consideração o momento atual do seu negócio e as principais movimentações do mercado. Uma pesquisa aprofundada pode, por exemplo, trazer dados relevantes sobre a concorrência e o público-alvo.

É durante esta etapa também que será possível identificar as forças e fraquezas da sua empresa. Por isso, a análise SWOT é muito bem-vinda neste momento.

Implementação

Chegamos à segunda etapa. Nela, todas as ideias serão tiradas do papel e começarão a ser implementadas.

Essa é uma oportunidade também para realizar eventuais correções e otimizar ideais que não fazem mais sentido.

Não se esqueça de unir a equipe para esta etapa.

Avaliação

Seu Plano de Marketing está trazendo o retorno esperado? É necessário repensar alguma parte da operação? Existe algum gargalo? 

É nesta etapa que você será capaz de identificar o que funcionou bem e se alguma parte necessita ser repensada.

Por isso que a coleta e mensuração dessas informações é tão importante. Por meio do ROI, por exemplo, é possível identificar a taxa de retorno do investimento feito. Porém, vale também atenção para outras taxas, como a de conversão e a de custo por clique.

As vantagens de elaborar um Plano de Marketing

Com certeza, a esta altura da leitura já deu para notar que um Plano de Marketing possui diversas vantagens. A seguir, conheça algumas outras:

  • Conecte-se com o cliente com mais assertividade
  • Maior previsibilidade das mudanças do mercado
  • Economia de tempo e dinheiro
  • Colaboradores alinhados

 

Não se esqueça que um bom Plano de Marketing serve para estruturar e direcionar as decisões da sua organização. É por meio dele, inclusive, que se diminui riscos e potencializa ganhos.

E, se você ainda tem interesse em conhecer melhor os diferenciais de um planejamento estratégico eficiente, realizamos uma entrevista exclusiva com o Head de Planejamento da Layer Up. Para acessá-la, basta clicar no link abaixo e conferir todos os insights.

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