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No último conteúdo publicado, conversamos sobre vários erros nas estratégias de vendas que podem impedir a área comercial da sua empresa de bater as metas. Então, agora que você já sabe o que NÃO fazer, é hora de descobrir como transformar sua equipe em uma máquina de vendas!
Neste texto, você vai encontrar quatro práticas fundamentais que vão solucionar os problemas da área comercial da sua empresa e impulsionar os resultados!
O primeiro dos 11 erros que impedem seu time comercial de bater metas é o desalinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Ao promover esse “casamento” entre as áreas, o gestor de uma empresa escapa de uma série de problemas internos e riscos financeiros!
Mas, na prática, como fazer esse casamento dar certo? Para promover um bom alinhamento entre as equipes, é antes necessário entender em que ponto elas estão desalinhadas.
Reveja as metas de cada uma e descubra em que parte há desencontros. A partir daí, elaborar metas conjugadas é uma boa prática. Isso significa, propor objetivos que só podem ser alcançados quando as equipes de marketing e vendas trabalham juntas.
Depois de entender os desencontros, rever as metas e elaborar novos objetivos, você vai ter dois times em um! Para manter o alinhamento em dia é importante que a equipe de marketing compartilhe todos os dados a respeito de acessos e contatos de clientes com o time comercial, que por sua vez deve sempre propor novas análises.
Playbook de vendas é um material que deve servir como registro de processos, dados e resultados e, ao mesmo tempo, um guia para decisões posteriores.
Os principais conteúdos de um playbook de vendas são a especificação das responsabilidades de cada time e o passo a passo para a realização dessas atividades.
Com esse material, a padronização de alguns processos fica garantida! Além disso, o treinamento de novos colaboradores e novos desafios podem ser facilitados pelo playbook de vendas.
Mas é importante mantê-lo sempre atualizado e alinhado aos objetivos da empresa!
Para observar o desempenho das soluções anteriores e garantir seu sucesso é necessário olhar para os dados!
Novas estratégias de organização interna precisam funcionar a longo prazo! Para se certificar de que, a partir delas, os resultados estão melhorando, é importante que o gestor faça o acompanhamento dos indicadores de sucesso (os KPIs e OPIs), das operações e dos processos, principalmente aqueles que foram transformados pelo alinhamento.
Além de acompanhar a evolução dos processos e garantir que os resultados sejam positivos, é fundamental que o gestor de uma empresa ensine seu time.
Afinal, não basta analisar o resultado das metas, é necessário acompanhar cada ação realizada para alcançar essas metas. Se a operação não é observada, como julgar o alcance da meta ou até sua efetividade?
Assim, um bom gestor comercial é aquele que participa do dia a dia dos times de marketing e vendas promovendo ações de otimização e aprendizado das equipes. O role playing e o treinamento de operações são grandes aliados neste momento.
E então, pronto para aplicar essas quatro soluções e transformar suas equipes de marketing e vendas? Nós temos uma planilha de gestão comercial que pode ajudar você a acompanhar e otimizar os resultados da sua equipe.
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