Comportamento do consumidor: tendências de consumo para conquistar seu público

Desde o local de compra até os motivos que incentivam cada decisão, o comportamento do consumidor é uma das chaves para entender o público do seu negócio.Só assim é possível traçar estratégias mais...

Comportamento do consumidor: tendências de consumo para conquistar seu público

Desde o local de compra até os motivos que incentivam cada decisão, o comportamento do consumidor é uma das chaves para entender o público do seu negócio.

Só assim é possível traçar estratégias mais assertivas, que realmente correspondam com o que ele procura. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é estar sempre atualizado das principais tendências de consumo, que mudam constantemente de acordo com diversos fatores.

Neste artigo você vai conferir algumas previsões de comportamento para 2023 e entender porque é tão importante acompanhar esses movimentos e estar pronto para um mercado que também não para de evoluir.

Entendendo o comportamento do consumidor

Sempre falamos por aqui que o mercado está constantemente em mutação e não é diferente com os consumidores. Seja por mudanças de geração, movimentos artísticos, sociais e econômicos ou até mesmo uma pandemia mundial — como vimos acontecer recentemente — o mercado reage ao que é ditado pelo público e vice-versa; é uma longa conversa em que, a todo tempo, um está respondendo ao outro.

As pesquisas são grandes aliadas nesse processo de descoberta e mapeamento do comportamento. Além de traduzir características importantes do público pesquisado, elas trazem insights poderosos que podem orientar e até mudar completamente o rumo da sua estratégia.

Mas, antes de fazer qualquer análise, é importante ter em mente que esses consumidores não são apenas números em um relatório, mas sim pessoas em diferentes contextos e momentos, lidando com seus sentimentos, dificuldades e impulsos — e devem ser tratados sempre com essa consciência.

É exatamente esse o caso da pandemia da Covid-19, o maior evento catalisador de mudanças da nossa história recente. Como citamos anteriormente, ela teve abrangência mundial e mudou comportamentos de um dia para o outro — tanto em esfera global, como também local.

Um dos maiores efeitos, sem sombras de dúvidas, foi o isolamento social. Sem poder sair de casa, muitas pessoas se viram obrigadas a encarar uma rotina 100% online, tanto para o trabalho, como para os encontros e reuniões familiares e, claro, para comprar e vender.

E como já era de se esperar, as empresas também passaram por esse processo e tiveram que se reinventar para sobreviver.

Tendências de consumo

É claro que um período de mudanças tão numerosas e extremas, renderia algumas mudanças também no comportamento do consumidor. Depois de praticamente 3 anos vivendo a instabilidade desse momento, alguns desses comportamentos se consolidaram e já foram confirmados por algumas pesquisas como tendências para esse ano — e algumas até para os próximos.

Uma dessas pesquisas é a Consumidor do Futuro, realizada pela plataforma de moda WGSN, que trouxe os principais insights sobre como as pessoas irão “pensar, sentir e se comportar” neste ano. Entre os pontos principais, a pesquisa já deixa claro que flexibilidade, resiliência e criatividade serão as palavras de ordem, por isso, fique atento para elas.

Medo como unificador global

O primeiro ponto de destaque do material foi colocar o medo como um dos principais sentimentos do consumidor em relação aos novos tempos.   Seja pelas incertezas do cenário econômico ou até mesmo em relação às questões ambientais, o receio de tomar decisões de compra aumentou consideravelmente.

Positividade como resposta

Se por um lado, o medo predomina, por outro, a resiliência e o otimismo despontam como uma motivação para seguir em frente nos momentos de crise. A pesquisa também identificou que os consumidores estão cada vez mais conscientes dos próprios sentimentos, tendo a aceitação como lema para si e o foco nas coisas positivas como atitude para o futuro.

Consumo em perfis

Por fim, a pesquisa da WGSN também dividiu os consumidores em 3 grupos:

  • Os estabilizadores, em busca de um equilíbrio em todos os aspectos da vida, trocando a produtividade a qualquer custo por mais aceitação pessoal. Compostos, principalmente, por pessoas das gerações X e Millennials, uma de suas maiores características é a exaustão com o rumo que as coisas tomaram e a busca pela simplicidade em um estado mais zen.
  • Os comunitários, menos preocupados com a carreira e mais interessados em questões ambientais e na comunidade ao redor. Composto, principalmente, por pessoas das gerações X e Millennials também, uma de suas maiores características é a saída das grandes cidades em busca do interior e de um ritmo de vida menos desgastante.
  • E os novos otimistas, que realmente personificam esse sentimento e se mostram os consumidores mais conectados, sociáveis e confiantes em relação a tudo. Compostos por pessoas diversas, de todas as gerações e que têm o ativismo como uma de suas principais características.

O que isso tem a ver com o seu negócio?

Como você pode ver, o consumo é mais um dos setores diretamente impactados pelas mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19. É nos momentos de maior crise e instabilidade, no entanto, que a criatividade se mostra mais presente, reinventando nossas formas de trabalhar, conviver, se divertir e, obviamente, consumir.

Mesmo cada vez mais próximos do fim desse período, é preciso continuar buscando pela inovação, por novos jeitos de transmitir os valores da sua empresa e alcançar, efetivamente, o seu público.

Como aderir às tendências de consumo

Todos esses indicadores podem ser incluídos na sua estratégia digital, de forma personalizada, mesmo que sua marca não tenha relação direta com os temas citados aqui.

Acima de tudo, a comunicação transparente, presente e empática continua sendo o grande diferencial deste tempo. Mas você também pode investir em um bom follow-up de vendas, que acompanhe seu cliente desde o despertar do interesse até a fidelização, e também em experiências de marca interativas, que gerem identificação e envolvam o consumidor com a sua cultura.

É importante ter em mente também que, se você já os conquistou uma vez, essa relação não funciona como um contrato vitalício; é preciso renovar constantemente seu compromisso de ser uma marca com a qual seu público pode contar.

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