Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
A cultura Data Driven já é um assunto bastante falado dentro do mundo dos negócios, basicamente ela se caracteriza por processos que são orientados a partir dos dados.
Antes da tomada de qualquer decisão estratégica, seja o lançamento de algum produto no mercado, o replanejamento de alguma marca ou empresa, ou até mesmo o melhor formato para realizar um post nas redes sociais, usa-se os dados coletados para analisar quais as melhores estratégias e métricas a seguir.
Quando falamos sobre dados, muitas empresas têm certo receio de adentrar esse universo, que de início pode parecer assustador, mas na realidade, é bem mais fácil do que parece. Principalmente, porque atualmente já existem inúmeras ferramentas de automação que destrincham os dados, tornando-os muito mais fáceis de serem lidos.
Ou seja, a cultura Data Driven pode ser utilizada e implementada por todas as áreas de uma empresa, independentemente do tamanho e modelo de negócio que você tiver.
Um bom exemplo disso são as equipes de marketing e vendas, que podem entrar com maior embasamento em relação às necessidades e preferências de cada cliente, quando há métricas que identifiquem essas necessidades.
Outra área que tem muito a ganhar, é o Recursos Humanos — o famoso RH. Por meio dos dados, é possível identificar a produtividade dos colaboradores e incluir esses indicativos em avaliações de desempenho. Ou, traçar novos meios para impulsionar a integração das equipes e, consequentemente, a produtividade dos funcionários.
Empresas que já utilizam a cultura Data Driven colhem inúmeros resultados. Segundo pesquisa do Google com o Boston Consulting Group, oito indústrias de diversos países europeus já são 30% mais eficientes e obtiveram 20% de aumento após adotarem a análise de dados em seus processos empresariais.
Quando há a implementação de processos orientados por dados, os colaboradores contam com uma gestão mais bem elaborada. Tendo a tecnologia como uma importante aliada durante a tomada de decisão.
Assim, uma vez que os profissionais utilizam os dados como direcionamentos, os resultados tendem a ser mais promissores.
Prova disso, é um estudo realizado pela revista Harvard Business Review, após analisar 1.000 empresas da Lista da Fortune — lista anual publicada pela revista Fortune que contém as maiores corporações americanas por receita fiscal —, 48,4% das organizações afirmaram que conseguiram diminuir custos ao implementar uma cultura Data Driven.
Negócios, independentemente do tamanho, realizam diversos tipos de atividades diariamente e lidam com inúmeros processos, o que demanda muito tempo e disposição dos profissionais.
Com uma cultura Data Driven, diversos problemas podem ser solucionados de maneira prática por meio de informações consistentes e que estão alinhadas com o momento atual do mercado, levando em consideração os seus concorrentes.
A predição se caracteriza como uma forma de prever alguns processos futuros e seus possíveis resultados.
Não é tão difícil assim, pense no comércio de eletrônicos ou roupas, sempre que chega os dias que antecedem datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças ou o Natal, eles têm um aumento no faturamento e, consequentemente, na demanda de produtos e serviços.
Assim, é sabido que todos os anos durante esses períodos é necessário a contratação de novos profissionais para dar conta das vendas.
Porém, com a cultura Data Driven é possível prever as porcentagens exatas, ou mais próximas possíveis, e investir justamente nas principais necessidades do seu negócio. Por exemplo, se há a necessidade de contratação de novos funcionários, se os produtos em estoque são suficientes, entre outros.
Agora que você já conhece os diferenciais de ter uma cultura orientada por informações consistentes e como isso pode impactar na sua receita, é hora de colocar em prática.
Para aderir ao data analytics em seu negócio, é importante seguir alguns passos, que mesmo aparentando serem simples, são cruciais para o seu sucesso, vamos lá:
O primeiro passo é organizar a origem dos dados. Talvez você não repare num primeiro momento, mas os números gerados pelo seu negócio vêm de diversos lugares. Neste momento, é necessário coletá-los e organizá-los (CRM, sistema ERP, vendas, marketing, dados do mercado, entre outros), a fim de ter um maior controle sobre eles.
Nesta etapa, a prioridade é separar as ferramentas mais adequadas para trabalhar com os dados. Assim, ela deve ter suporte para as principais funcionalidades, como Machine Learning, Automação de Processos e integração com diferentes serviços.
Bom, de nada adianta contar com ferramentas eficientes, se você não capacita sua equipe para a realização deste trabalho. É necessário ter profissionais especializados para manipular os dados, desenvolver modelos e destrinchar informações.
Por isso, nesta etapa, programas de treinamento e cursos são dispensáveis.
A última, mas não menos importante etapa, diz respeito à proteção das informações que são coletadas. Por isso, é fundamental investir na proteção dos dados, por meio de controle de acessos, firewalls, entre outros.
Para uma cultura Data Driven funcionar, é essencial que os dados estejam sempre disponíveis aos colaboradores, mas ao mesmo tempo, necessitam estar seguros.
Como vimos acima, os dados são fatores cruciais para a tomada de decisão dentro das organizações.
Com essa premissa, realizamos o evento online e gratuito Data Driven Decision, no qual reunimos uma série de especialistas para debater sobre o universo dos dados. Além das novidades e tendências, apresentamos um novo olhar sobre a forma de captar, analisar e desenvolver os dados de maneira mais eficiente no dia a dia.
Quer conferir o que rolou no evento e ter insights valiosos para o seu negócio? Acesse o Data Driven Decision e descubra os diferenciais de implementar uma cultura Data Driven.
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.