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O data warehouse surgiu no mercado na década de 80, após a necessidade emergencial de uma ferramenta de armazenamento de dados realmente segura e efetiva.
Isso porque, apesar da existência de outros softwares, nenhum outro sistema de OLTP (Online Transaction Processing) conseguia produzir análises e relatórios (até os mais simples) tão precisos quanto o DW.
O data warehouse é um banco de dados considerado como um upgrade em comparação com a análise e mensuração de dados corporativos nos anos 80.
Ele que deu o passo inicial ao que conhecemos sobre memória na nuvem, que também serviu como base para muitos outros sistemas de BI até chegar em toda a tecnologia e eficácia que conhecemos hoje.
O data warehouse integra, reúne e unifica todos os tipos de relatórios e análises diferentes (dados bancários, registros de atividades, audiência e acessos nas redes sociais, etc.) em apenas um lugar, de maneira organizada e segura. Sendo até mesmo ideal para empresas que utilizam sistemas como: Google Analytics, Facebook Ads, LinkedIn e SEMrush, por exemplo.
Após compreender o que é de fato o data warehouse e a sua influência e inovação relacionadas ao universo dos dados, confira também todas as suas características e, consequentemente, seus benefícios:
O data warehouse conta com um sistema de organização separado por assunto, tornando a análise mais eficaz, já que otimiza a visualização e o tempo de mensuração dos dados.
Ao coletar dados de diferentes fontes, sistemas e aplicativos, o data warehouse conta com um mecanismo que codifica e padroniza toda e qualquer informação, tornando a análise mais consistente e organizada.
O data warehouse armazena dados de longo, médio e curto prazo (sempre segundo a sua necessidade e tempo de uso). Sendo possível até mesmo comparar com informações de 5 ou 10 anos atrás e trazendo insights valiosos quanto à mudança de tendências e evoluções do mercado.
O grande destaque do data warehouse é a confiabilidade e segurança das informações. Isso porque, ao passar pelo sistema, elas não se tornam mais um documento editável, a menos que sejam alteradas diretamente na fonte do dado coletado, mas nunca diretamente no DW. Ficam disponíveis apenas as opções de leitura, análise ou exclusão.
A estrutura do data warehouse conta com uma estrutura relacional, já que organiza todas as informações e dados em tabelas (ou relações, como também são chamadas).
Apesar do sistema contar com um servidor, o acesso também é disponibilizado por meio da intranet, ou seja, por meio de um login e senha a pessoa pode acessar diretamente da sua casa via web.
O sistema do data warehouse garante que uma empresa vivencie uma cultura data driven na prática, já que permite uma análise e mensuração de dados realmente efetiva e, consequentemente, possibilitando o alcance da tão sonhada previsibilidade no mundo dos negócios.
E, assim como citamos anteriormente, o data warehouse acaba se tornando um aliado do setor de marketing e vendas.
Isso porque ele permite o armazenamento de dados que perduram por diversos anos e permite observações mais precisas de evolução ou até mesmo do temido regresso nos resultados.
Outro ponto é que seu produto e/ou serviço não ficarão limitados a apenas um sistema, mas terão a união de diversas fontes de informações (seja de softwares ou aplicativos) que tornarão as suas estratégias mais precisas.
Existem também alguns fatores a serem considerados na hora de aplicar o processo de WD em seu segmento porque, apesar dele ser efetivo coletando informações de diferentes fontes, você pode transformá-lo em um sistema personalizado à sua necessidade.
Conheça então os três tipos de data warehouse:
Sistema em que você utiliza das informações coletadas para auxiliar na tomada de decisão, seja fornecendo ou organizando uma abordagem de dados mais unificada em setores.
Aqui, o data warehouse não funciona como um sistema OLTP, como exemplificamos no decorrer do conteúdo. Mas sim como ODS (Operational Data Store), que permite ser atualizado em tempo real (de acordo com as necessidades do processo), auxiliando em atividades rotineiras como em casos de apontamentos diários de funcionários, por exemplo.
Nesse caso, ele se torna ainda mais personalizado porque é direcionado a uma linha de negócio específica como setor financeiro, compras, estoque, etc. Assim são coletados dados que serão conduzidos para uma melhor performance nessas áreas.
Se você chegou aqui agora, talvez não compreenda o motivo de reforçarmos diariamente a importância da cultura data driven. Entenda: ela é como o “DNA” das empresas.
Nela, processos com auxílio de sistemas de coleta, análise e mensuração de dados possibilitam uma melhor performance nos resultados de vendas, por exemplo. Sem contar a tão sonhada previsibilidade e destaque entre os concorrentes.
Apesar do data warehouse se apresentar com muitos benefícios, você ficará na mesma se não compreender todas as informações que ele te fornecerá. É necessário saber ler os dados para, então, obter o tão desejado insight valioso.
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