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As datas sazonais são, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais lucrativos e estratégicos para as empresas, uma vez que elas ajudam a impulsionar vendas e também oferecem mais atrativos aos clientes, como por exemplo, as promoções e os já conhecidos brindes de final de ano.
Mas, como isso funciona na prática?
Bom, imagine uma loja de chocolate. Não é difícil perceber que ela terá seu pico de vendas em datas como Dia das Mães ou dos Namorados, não é mesmo? Afinal, são datas em que há muita procura por esse tipo de produto. Logo, conhecer o seu nicho e saber quais são as datas sazonais mais estratégicas para o seu negócio é fundamental.
E para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas que vão te auxiliar a entender esse processo e, consequentemente, alavancar suas vendas.
E então, vamos juntos?
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As datas sazonais acontecem em diferentes momentos do ano e, cada uma delas, tem a sua dinâmica específica. Mas, no geral, nesses períodos os clientes sempre esperam por benefícios como descontos ou promoções.
Logo, é preciso entender as datas sazonais que mais fazem sentido para o seu negócio, até para que suas condições sejam realmente atrativas.
Para isso, comece com uma lista simples, anotando os feriados e datas que fazem mais sentido para o seu negócio. Não esqueça das datas únicas, como o Dia do Automóvel para as concessionárias.
Como falamos anteriormente, as datas sazonais são, normalmente, o período que mais movimentam o comércio, o varejo e as empresas como um todo.
Mas imagine quantas outras marcas estão oferecendo EXATAMENTE o mesmo produto que o seu. Logo, ter uma condição especial é fundamental.
Uma das estratégias mais valiosas, nesse sentido, são os descontos e as promoções realmente atrativas. Você também pode criar campanhas de marketing antes do período ou data selecionada, para seus clientes estarem por dentro do que vai acontecer e saberem como adquirir seu produto.
Por fim, invista na ambientação e no design dos seus serviços, de nada adianta uma super promoção, se a qualidade e aparência forem deixadas de lado.
Para que as datas sazonais sejam realmente aproveitadas pelo seu negócio, você precisa incluir um planejamento e divulgação em suas redes sociais.
Algo que costuma funcionar muito bem nesse meio são os sorteios.
Isso ajuda você a se aproximar dos clientes e ainda gera uma divulgação orgânica para sua loja, que pode vir a gerar mais vendas nesse período.
Por fim, datas comerciais como o Natal ou Dia das Crianças, onde todos os negócios estão trabalhando a mesma temática, requer ainda mais inovação.
Busque por inspirações e tente entender o que os seus clientes desejam. Para isso, você pode usar as redes sociais para fazer enquetes e votações. Assim, você conseguirá direcionar seu orçamento de maneira mais efetiva.
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog!
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