Datas sazonais: por que investir nelas?

As datas sazonais são, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais lucrativos e estratégicos para as empresas, uma vez que elas ajudam a impulsionar vendas e também oferecem mais atrativos aos clientes, como por...

Datas sazonais: por que investir nelas?

As datas sazonais são, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais lucrativos e estratégicos para as empresas, uma vez que elas ajudam a impulsionar vendas e também oferecem mais atrativos aos clientes, como por exemplo, as promoções e os já conhecidos brindes de final de ano.

Mas, como isso funciona na prática?

Bom, imagine uma loja de chocolate. Não é difícil perceber que ela terá seu pico de vendas em datas como Dia das Mães ou dos Namorados, não é mesmo? Afinal, são datas em que há muita procura por esse tipo de produto. Logo, conhecer o seu nicho e saber quais são as datas sazonais mais estratégicas para o seu negócio é fundamental.

E para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas que vão te auxiliar a entender esse processo e, consequentemente, alavancar suas vendas.

E então, vamos juntos?

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Descubra qual é a melhor data sazonal para você

As datas sazonais acontecem em diferentes momentos do ano e, cada uma delas, tem a sua dinâmica específica. Mas, no geral, nesses períodos os clientes sempre esperam por benefícios como descontos ou promoções.

Logo, é preciso entender as datas sazonais que mais fazem sentido para o seu negócio, até para que suas condições sejam realmente atrativas.

Para isso, comece com uma lista simples, anotando os feriados e datas que fazem mais sentido para o seu negócio. Não esqueça das datas únicas, como o Dia do Automóvel para as concessionárias.

Tenha uma promoção que seja realmente atrativa

Como falamos anteriormente, as datas sazonais são, normalmente, o período que mais movimentam o comércio, o varejo e as empresas como um todo.

Mas imagine quantas outras marcas estão oferecendo EXATAMENTE o mesmo produto que o seu. Logo, ter uma condição especial é fundamental.

Uma das estratégias mais valiosas, nesse sentido, são os descontos e as promoções realmente atrativas. Você também pode criar campanhas de marketing antes do período ou data selecionada, para seus clientes estarem por dentro do que vai acontecer e saberem como adquirir seu produto.

Por fim, invista na ambientação e no design dos seus serviços, de nada adianta uma super promoção, se a qualidade e aparência forem deixadas de lado.

Datas sazonais x redes sociais

Para que as datas sazonais sejam realmente aproveitadas pelo seu negócio, você precisa incluir um planejamento e divulgação em suas redes sociais.

Algo que costuma funcionar muito bem nesse meio são os sorteios. 

Isso ajuda você a se aproximar dos clientes e ainda gera uma divulgação orgânica para sua loja, que pode vir a gerar mais vendas nesse período.

Por fim, datas comerciais como o Natal ou Dia das Crianças, onde todos os negócios estão trabalhando a mesma temática, requer ainda mais inovação.

Busque por inspirações e tente entender o que os seus clientes desejam. Para isso, você pode usar as redes sociais para fazer enquetes e votações. Assim, você conseguirá direcionar seu orçamento de maneira mais efetiva.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog!

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