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Perfeitas para quem quer interagir com outras pessoas e ainda melhores para quem quer encontrar boas oportunidades de negócio, as redes sociais são elementos indispensáveis para as empresas.
Nem precisamos saber quem está do outro lado da tela para descobrir: você tem pelo menos um perfil em ao menos uma rede social, certo? Talvez você até tenha vindo parar neste conteúdo por meio de um dos posts nas redes sociais da Layer Up.
Independentemente se você está em uma só ou em todas, as redes sociais compõem uma ferramenta de comunicação e relacionamento importante que podem potencializar ainda mais os resultados do seu negócio.
Para entender mais sobre esse assunto e conhecer as melhores estratégias para fazer a gestão das suas redes sociais, continue acompanhando este artigo.
Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que não saiba o que são redes sociais. Elas estão presentes no nosso dia a dia, na forma como nos comunicamos com nossos amigos, familiares e, claro, com as marcas.
Em uma definição simples e direta, podemos dizer que as redes sociais são sites ou aplicativos em que o principal intuito são as conexões, sejam entre pessoas ou empresas.
De forma prática, as redes sociais são espaços digitais onde interações sociais acontecem. Dadas as devidas adaptações, é como se fosse a sua rodinha de amigos, só que muito mais ampla, sem limitação de tempo e capaz de atingir praticamente o mundo todo.
Algumas das redes sociais mais conhecidas hoje — setembro de 2023 — são:
Não necessariamente nessa ordem de importância, mas já vamos chegar nessa parte.
Apesar de ter um conceito tão antigo quanto a humanidade — o relacionamento e a interação entre pessoas —, se estamos falando de redes sociais digitais, sua origem vem depois da internet.
Portanto, embora existissem vários sites e espaços que simulavam o funcionamento dessas redes, vamos nos concentrar nos que surgiram a partir dos anos 1990.
Entre 1994 e 1995 surgiram os primeiros sites a trazer alguns conceitos das redes sociais como conhecemos hoje, como o GeoCities e o Classmates.
No primeiro, a ideia era que as pessoas pudessem criar suas próprias páginas (tipo um perfil) na web, categorizadas pela localização do usuário. No segundo, o objetivo de conectar estudantes de faculdades dos Estados Unidos e do Canadá e funcionava como um mural de informações.
Mas em 1997 surgiu a SixDegrees, o primeiro site a se definir como uma social network, ou seja, a primeira rede social oficial.
A SixDegrees não tinha suporte para imagens ou vídeos, mas já tinha tudo o que uma rede merece como perfis, lista de amigos, grupos e outros detalhes.
A rede chegou a ter 3,5 milhões de usuários e, inclusive, ganhou esse nome em uma referência à Teoria dos Seis Graus de Separação, que diz que você pode chegar a qualquer pessoa no mundo por meio de 6 amizades. Mas, pelas restrições do acesso à internet, acabou se encerrando em 1999.
Em 2003 surgiu uma rede que dura até hoje e, com certeza, você já ouviu falar: o LinkedIn que, desde o começo tinha o propósito de criar conexões profissionais.
Com uma estrutura de perfil que simula um currículo profissional, hoje, principalmente, o LinkedIn é muito utilizado por pessoas em busca de vagas de emprego e, claro, um bom networking. Também é interessante destacar que a presença de empresas nas redes sociais começou oficialmente aqui.
Apenas um ano depois, em 2004, surgiram dois fenômenos das redes sociais: o saudoso Orkut, em que o foco eram os depoimentos e as comunidades, e o Facebook, que perdura até hoje como uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.
Diferente do Orkut, que teve alguns problemas no percurso e encerrou suas operações em 2014, o Facebook segue firme e forte, sob o comando de seu criador, Mark Zuckerberg.
Apesar das polêmicas pelo caminho, o Facebook se tornou uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade e está sempre de olho no futuro — como demonstrou a mudança do nome da empresa para Meta, em referência ao Metaverso.
A partir deste ano, surgiram diversas redes sociais e o resto é história. Algumas tiveram sucesso, conquistaram o favor do público e seguem como destaques do segmento até hoje.
Outras não conseguiram a mesma façanha e deixam saudades até hoje, como o próprio Orkut, o MSN, o Fotolog e sua versão brasileira Flogão, o Vine e muitas outras.
Se você está se perguntando por que usar essas redes, temos um motivo bem simples para começar a responder: todo mundo está lá, inclusive, seus clientes também!
E olha que não somos nós que estamos falando. Confira alguns dados que separamos:
De acordo com o relatório divulgado pela We Are Social, a quantidade de usuários da internet chegou a 5,16 bilhões em 2023, número que representa 64,4% da população mundial.
Desses, 4,76 bilhões têm acesso a redes sociais — ou seja, quase 60% das pessoas no mundo todo.
Especialmente aqui no Brasil, as redes sociais fazem muito sucesso. Um relatório da Comscore do início deste ano mostrou que, dos 131,5 milhões de brasileiros que estão conectados, 127,4 milhões são usuários únicos nas redes sociais (96,9%).
Segundo os dados desse levantamento, somos o terceiro país que mais utiliza redes sociais, atrás apenas da Índia e Indonésia, e fazemos isso por horas a fio.
A Comscore ainda trouxe a média de 356 bilhões de minutos dedicados aos feeds — o que equivale a 46h por usuário/mês nas redes sociais.
Esses dados deveriam ser pretextos suficientes para te convencer, mas trouxemos mais alguns pontos para que você possa decidir por um perfil nas redes sociais.
Pensando especialmente no uso de redes sociais para empresas, separamos esses pontos em vantagens e desvantagens de ter um perfil por lá.
Vamos deixar a melhor parte para o final e começar pelas desvantagens?
Como um local público, é preciso tomar o maior cuidado com o que você compartilha nas redes sociais, pois depois de postar algo online, a chance disso ficar para sempre na internet é grande.
Se você cometer alguma falha, disser algo de errado ou quiser voltar atrás em algum posicionamento, mesmo que você apague o conteúdo, alguém pode ver antes e salvar.
Quando se trata de um erro ortográfico ou algo simples, tudo bem. Mas se for uma fala polêmica ou algo que não deveria ser compartilhado, dará um pouquinho de trabalho para desfazer a ação e se explicar para o público.
Apesar de ser super fácil criar um perfil, não é tão simples mantê-lo.
Tudo o que vem depois dessa parte exige dedicação constante, tanto para a produção de conteúdo (que tem que ser consistente, criativo e chamativo), quanto para o monitoramento de interações e resultados.
Essa última é importantíssima para ter insights para os próximos conteúdos.
Quem trabalha com redes sociais sabe: elas estão em constante mutação. Seja por atualizações, regulamentações ou pelo algoritmo (sistema que regula o funcionamento das redes), tudo que é conhecido hoje pode mudar amanhã mesmo.
Como essa é uma questão que não podemos controlar, temos que aprender e conviver com os algoritmos e mudanças e estar sempre de olho nas tendências do mercado para adaptar nosso conteúdo aos novos padrões — sem perder a essência da marca, é claro.
Agora, vamos conhecer as vantagens?
Assim como as pessoas físicas podem criar um perfil na rede social com todas as suas características, essa também é uma excelente oportunidade para as marcas mostrarem quem elas realmente são.
Em seu perfil você pode compartilhar seus posicionamentos, valores, a cultura da sua marca e até mesmo os bastidores da empresa.
Você pode humanizar sua comunicação trazendo seus colaboradores para o feed e também pode usar e abusar da sua identidade visual. Aliás, você deve fazer isso!
Resumindo, as redes sociais são um ótimo lugar para compartilhar com seu público, clientes em potencial e com o mercado em geral todos os detalhes da marca.
Por falar em compartilhar com o público, as redes sociais são lugares perfeitos para se relacionar com ele, afinal, elas foram feitas para isso.
Ainda melhor do que o e-mail ou o seu site, nas redes você tem contato direto e em tempo real com as pessoas. Enquanto estiver online, é claro.
Você pode literalmente conversar com seus clientes, tirar dúvidas, dar dicas, fazer contato com clientes em potencial, receber feedbacks, criar comunidades, incentivar o engajamento e estabelecer um relacionamento verdadeiro com seus seguidores.
Vale ressaltar que essas são vantagens tanto para a empresa quanto para o público, que também encontra nas redes sociais um canal aberto e acessível para falar com a marca, quando ele quiser.
Como falamos aqui em cima, já faz tempo que as redes sociais não são somente um lugar para interagir com outras pessoas.
Com a evolução dessas ferramentas, hoje existem diversos recursos disponíveis nas redes sociais que são exclusivos para empresas.
Dá para segmentar o público, criar anúncios, transformar seu perfil em “conta comercial”, vender, direcionar o público para seu site ou e-commerce, divulgar seus produtos e serviços, fazer live commerce… São muitas opções! Confira alguns exemplos:
Fora essas, existem vários outros recursos nas redes sociais especialmente desenvolvidos para empresas. Basta navegar um pouco e aproveitar todos eles.
No início deste ano, o blog da Resultados Digitais atualizou sua famosa lista das 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil. São elas:
Vale lembrar que, cada uma tem sua própria linguagem e identidade e não precisa ter um perfil em todas elas se não fizer sentido para a sua marca.
Melhor do que “ter só por ter” ou fazer algo genérico em todas, é ter um perfil em apenas algumas redes e fazer um conteúdo estratégico por lá, ok?
E, por falar em estratégia, chegou a hora dos famosos hacks para redes sociais.
Selecionamos 5 dicas valiosas, que aplicamos nas nossas próprias redes, pensando em ações que podem ser executadas em perfis de empresas de todos os segmentos e em qualquer rede social. Confira:
Antes de executar qualquer coisa, planeje. Essa é uma dica essencial para tudo que você for fazer na vida, não somente para as redes sociais.
Mas, quando se trata delas, antes mesmo de criar seu perfil, estude a rede em questão, descubra se o seu público está lá e se ela é relevante para ele.
Se sim, crie cronogramas de posts, com editoriais ou pilares de conteúdo: assuntos que você pode explorar por lá, como Institucional, Produtos, Memes, etc. Isso vai manter sua produção organizada.
Esse também é o momento de estudar o mercado e as tendências para saber o que está em alta lá fora e faz sentido trazer para o seu perfil.
Para muitas pessoas, esse pode ser o primeiro contato com a sua marca, por isso, preze muito por uma produção de conteúdo impecável.
Desde as ideias, à escrita dos textos e design ou fotos que você for usar, faça tudo com capricho e estratégia, inclusive ajustando todos esses elementos à rede onde esse conteúdo será compartilhado.
Também não abra mão de uma revisão atenta. Isso irá garantir que o conteúdo não tem nenhum erro e esteja de acordo com a comunicação da sua marca.
Uma vez que você estruturou tudo isso, é hora colocar em prática e não desistir no meio do caminho.
Não existe exatamente uma regra de quantos posts fazer por semana, depende muito do público, da rede social, do tipo de conteúdo, etc. Mas existe um consenso: uma vez que você estabelecer uma frequência, se mantenha fiel a ela.
Além disso, é importante ser constante não só na quantidade de conteúdos, mas também na qualidade deles. Por isso, nunca perca o foco do tom da comunicação e suas interações com seu público, por exemplo.
Eu sei que você já sabe que não é todo mundo, mas vale reforçar: não faça algo só porque todo mundo está fazendo. Isso vale tanto para redes quanto para trends que não tem a ver com o seu negócio.
Por isso o estudo e o planejamento são tão importantes, não só no início, mas durante toda a sua jornada de comunicação.
Aqui na Layer Up, envolvemos toda a equipe na hora de escolher as pautas para os próximos conteúdos, não só os profissionais criativos. Chamamos esse processo de sprints criativos.
Como resultado, conseguimos entregar um conteúdo mais rico e diverso, obtido a partir de vários pontos de vista diferentes.
Fora que esse processo também facilita demais na hora de criar os textos e peças. Já ouviu dizer que duas cabeças pensam melhor que uma? Aqui, provamos isso na prática.
Depois de tudo feito e postado, não deixe de analisar os resultados. Isso vai te ajudar a entender o que está dando certo e o que precisa ser ajustado. Além de que é um ótimo jeito de saber como o seu público tem recebido seus conteúdos.
Você pode utilizar ferramentas de monitoramento para te ajudar nessa missão. Hoje existem diversas opções no mercado, para todos os gostos e orçamentos.
Ficar de olho nos dados das suas redes sociais também evita que você perca oportunidades de novos negócios e sabemos que você não vai querer isso.
Por fim, é bom deixar claro que todas essas dicas podem auxiliar e muito sua estratégia digital, mas nada substitui o conhecimento profundo sobre o seu público, seu mercado, sua concorrência e, óbvio, sua marca.
Isso, sim, vai ditar quais serão as melhores estratégias para o seu perfil nas redes sociais e levar seus resultados a um novo patamar.
Se precisar de ajuda com essa parte, somos especialistas em digital e teremos um prazer enorme em potencializar suas redes sociais!
Para saber mais sobre como podemos desenvolver essa parceria, basta clicar no banner abaixo e falar com um dos especialistas da Layer Up.
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