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A maneira com que o time comercial aborda possíveis clientes impacta diretamente na visão que ele forma de um negócio. Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo para escolher uma estratégia de vendas que combine com o perfil traçado.
Não queremos assustar o nosso lead com uma posição mais agressiva, mas também não queremos dar a impressão de que não estamos lutando pela sua atenção. Então, o que fazer?
Para responder à essa questão, antes de tudo, é necessário que a persona de seu negócio esteja bastante clara na mente de todas as equipes. Isso porque, dessa forma, somos capazes de compreender com mais facilidade a mente dos consumidores que queremos atingir.
Depois, é preciso entender como funcionam as mais importantes estratégias de vendas. Nesse post, você poderá conhecer dois modelos bastante populares.
Existem diferentes tipos de técnicas que visam impulsionar as vendas de um negócio, e todas elas podem ser divididas em duas categorias: hard sell e soft sell.
Apesar de buscarem os mesmos resultados, ou seja, a conversão de possíveis leads em clientes reais, esses modelos possuem abordagens completamente diferentes. Por isso, causam reações diferentes em seus leads.
Sendo assim, é necessário conhecer quais são as suas principais características para sabermos qual combina melhor com o nosso negócio.
A abordagem hard sell dispensa sutilezas: com ela, tudo é feito de forma direta e objetiva.
Aqui, a ideia é que as vendas sejam feitas de forma mais rápida e eficiente. Por isso, essa técnica é bastante aplicada quando tratamos de serviços e produtos já conhecidos pelo públicos.
Dessa forma, fechar o negócio é algo mais simples de ser realizado. Portanto, os vendedores não precisam passar muito tempo tentando convencer os consumidores e adquirirem aquilo que lhe é oferecido, eles podem ir direto ao ponto.
Normalmente utilizado quando tentamos vender uma solução nova no mercado, o soft sell demanda mais tempo do time comercial para ser finalizado.
Criar uma aproximação e uma afinidade maior entre o vendedor o cliente é necessário para que o resultado seja positivo. Só assim o lead terá confiança o suficiente para fechar negócio, e esse fator também contribui para a fidelização do público.
Sendo assim, nesse modelo os processos são mais lentos e sofisticados, e é preciso ter paciência até que os frutos dessa estratégia de vendas sejam colhidos.
Agora que já sabemos quais são os modelos mais importantes das estratégias de vendas, é preciso entender que não existe uma técnica certa ou errada. Quando aplicadas corretamente, todas elas oferecem grandes benefícios para os processos comerciais.
É por isso que, no momento de escolher qual vai integrar a sua metodologia, é necessário ter em mente quais são as necessidades de seus clientes e os objetivos de seu negócio.
Se você procura por resultados rápidos e sente que suas soluções já são conhecidas no mercado, o hard sell é a melhor opção.
Mas, se você acredita que investir um pouco mais de tempo é uma atitude mais inteligente, o soft sell é aquilo que você procura.
Já sabe qual técnica vai integrar a sua estratégia de vendas? Então é hora de alinhar esse plano aos seus processos de marketing. Assim, mais oportunidades surgirão para o seu negócio.
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