Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
O cliente tem estado cada vez mais ativo na jornada de compra, certo? E para conquistá-lo e levar soluções de qualidade, é preciso pensar em como está o entendimento da sua empresa sobre ele. Por isso, a gestão de relacionamento com o cliente se faz necessária.
É uma técnica utilizada para garantir que todas as áreas da sua empresa estejam alinhadas e com o foco no cliente, se tornando cada vez mais eficientes em seus serviços.
Mas você sabe o que é e como realizar uma boa gestão de relacionamento com o cliente? Continue acompanhando o conteúdo para descobrir.
Conhecida como Customer Relationships Management (CRM), a gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia voltada para entender melhor o consumidor, seus hábitos e adiantar algumas tendências e necessidades antes do tempo.
Apesar de levar a mesma sigla do sistema CRM, a estratégia é focada no atendimento ao cliente, no desenvolvimento do relacionamento e, principalmente, em colocá-lo em primeiro lugar em suas operações.
O objetivo da gestão de relacionamento com o consumidor é ainda melhorar a lucratividade do negócio e fidelizar os clientes com ações mais assertivas.
Para ter uma implementação eficiente, é preciso entender que existem quatro pilares que regem a gestão de relacionamento com o cliente: pessoas, estratégia, processos e tecnologia.
Cada um desses pilares tem grande importância para que a estratégia flua e traga bons resultados para o negócio.
Afinal, os colaboradores precisam se manter engajados e comprometidos para colocar em ação todas as estratégias que foram definidas, monitorar os seus resultados e propor novos ajustes.
Dessa forma, o gerenciamento das interações entre marca e cliente são mais fáceis de serem medidos, controlados, e muitos dados são coletados nesse processo, sendo posteriormente analisados e utilizados para gerarem novas ações.
Unida à tecnologia, a gestão de relacionamento com o cliente traz uma nova perspectiva por meio dos dados, organizando, automatizando e alinhando os planos para atrair novos clientes e a fidelizar os que já existem.
E ao contrário do que muitos podem pensar, essa estratégia não envolve apenas a área de atendimento, mas também marketing e vendas.
São essas áreas que estruturam, planejam e executam ações voltadas para o consumidor, suas expectativas, desejos e necessidades.
Para que a gestão de relacionamento com o cliente se torne eficiente é importante utilizar um sistema CRM integrado às operações, mas, em paralelo, investir em ações que tragam ainda mais resultados.
Sendo assim, decidimos separar algumas dicas que podem otimizar e tornar esse processo ainda mais eficaz. Confira:
Ao realizar uma gestão de relacionamento com o cliente de forma eficaz, os resultados positivos começam a aparecer.
Quando os dados são analisados e as compras monitoradas, é possível resolver pequenos gargalos antes de ocorrer um problema, o que significa a diminuição de reclamações e devoluções.
Ao identificar as necessidades do cliente, o atendimento torna-se personalizado e mais eficiente.Com o rastreio dessas informações, novos perfis de consumidores são identificados, conquistando novos potenciais clientes.
Ainda com o cruzamento dos dados, há um direcionamento de campanhas e ações de marketing que auxiliam na taxa de retenção, em novas formas de comunicação e proporcionam mais agilidade.
Para capturar os dados do cliente é necessário ter ética e entender alguns pontos importantes para não infringir a privacidade do usuário. Por isso, separamos um blog post para te ajudar a obter essas informações da forma correta. Confira:
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.