Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Headless commerce, que traduzindo para o português significa comércio sem cabeça, é um tipo de comércio eletrônico que possui uma plataforma de gestão com componentes separados.
O front-end e o back-end são desacoplados para dar mais liberdade para as marcas construírem seus e-commerces com os elementos que desejarem, de maneira mais personalizada e criativa.
É a partir dessa mudança que a construção da experiência do cliente se torna mais rica, assertiva e eficaz.
Mais focado na área de TI, o headless commerce utiliza as APIs, gerenciadores de experiência que auxiliam em tornar a jornada de compra mais satisfatória e completa.
Essa, inclusive, é uma parte mais crítica e analítica, porque é por meio dessas APIs que inovações são propostas dentro do processo, surgindo novas funcionalidades que aperfeiçoam a experiência do cliente.
São muitos termos diferentes do que estamos acostumados, não é mesmo? Por isso, precisamos nos aprofundar para entender como funciona o headless commerce e sua aplicação.
Como já foi dito antes, o front e o back-end são realizados separadamente, mas, por meio da Application Programing Interface, as APIs que citamos, eles se integram novamente.
Para contextualizar, as APIs são ambientes virtuais que permitem a integração e o acesso de terceiros nas aplicações desenvolvidas.
Ou seja, dentro de um e-commerce, a plataforma possibilita a instalação de novas funções de forma fácil e prática. E essas novas funções surgem de acordo com a demanda do público.
Por exemplo, se o seu público tem muitas dúvidas e precisa de atendimento com frequência, é possível solicitar uma API para gerar um chat ou incluir um app de chat, que já existe, dentro da sua loja virtual. Agora ficou mais claro?
O ponto-chave do headless commerce é criar um e-commerce único, personalizado, com funções que são úteis para os seus clientes e agregam para tornar a experiência de compra ainda mais satisfatória.
Quando o usuário possui uma boa experiência de compra online, diversos resultados são vistos, principalmente com todas as mudanças que estão ocorrendo no mercado.
Por isso, as empresas que desejam se manter competitivas precisam apostar em inovações e novas técnicas para entregar o mais rápido possível as mudanças que o público deseja ver e viver.
Com o headless commerce é possível obter vantagens como agilidade, praticidade, usabilidade, personalização e omnicanalidade. Afinal, é uma técnica versátil.
Mas, além desses, outros benefícios são perceptíveis com a implementação do headless commerce, e são eles:
O headless commerce ajuda a melhorar os índices de satisfação do cliente e proporciona diversos benefícios para eles, que conseguem sentir as mudanças com mais rapidez e usufruem de experiências cada vez melhores.
As mudanças melhoram a receita do negócio, aumentando a taxa de conversão, retenção e fidelização dos clientes, que percebem e aprovam as alterações.
Para descobrir e mensurar os próximos passos para o seu e-commerce, é necessário entender o que o cliente está buscando, fortalecer o relacionamento e se fazer presente como uma solução. Mas como é possível fazer isso de uma maneira eficiente?
Entenda como fazer uma gestão de relacionamento assertiva com o cliente para coletar informações relevantes que vão enriquecer suas estratégias e torná-las mais eficazes:
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.