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Para responder essa questão, vamos traçar um panorama geral e enxergar onde o inbound marketing e o SEO se encaixam no seu plano estratégico.
Você com certeza já ouviu falar sobre inbound marketing e SEO diversas vezes, até mesmo deve ter lido sobre esses assuntos em outros conteúdos da Layer Up. Mas talvez essas estratégias possam parecer independentes, o que não é verdade.
Quando aplicadas em conjunto no seu negócio, ambas podem trazer resultados expressivos, pois juntas essas estratégias se potencializam. Antes mesmo de abordar o momento em que inbound marketing e SEO se cruzam dentro de um planejamento de Marketing Digital, vale a pena relembrar rapidamente os conceitos de cada um.
Essa é uma estratégia ampla e completa, em que a atração, retenção e conversão de leads em clientes ocorre por meio da inclusão de diversas outras estratégias que formam um plano bem delineado de Marketing.
Estratégias como as de SEO fazem parte desse grupo de ações.
O SEO, além de otimizar um site e seu conteúdo com palavras-chave, por exemplo, para a obter o melhor desempenho possível na busca orgânica do Google, é um elemento que traz qualidade ao material divulgado.
A prática do SEO, quando bem planejada e executada, impulsiona todo conteúdo otimizado, oferecendo assim maiores chances de alcançar o público-alvo correto.
Podemos dizer que uma estratégia precisa da outra para chegar ao destino desejado. Ou seja:
O SEO pode ser interpretado como o combustível que faz as ações de inbound caminharem. Assim, todo conteúdo pensado para uma estratégia de inbound marketing pode contar com a otimização SEO para ter um alcance melhor e mais qualificado.
Há uma forte conexão entre essas duas vertentes, o que nos guia até a ideia de que trabalhadas em conjunto, ambas serão eficientes para seu negócio.
Como vimos, separadas as estratégias de inbound e SEO podem não ser tão assertivas.
Para entender como elas se somam na prática, vamos imaginar a seguinte situação:
Há meses você, proprietário de um e-commerce de materiais de construção, vem criando conteúdo para seu blog e e-books para a captação de leads, como parte das ações de inbound previstas para sua marca.
Mas até o momento o resultado foi zero. Você tenta encontrar o conteúdo gerado no Google e ele não está listado na busca. Assim, seu público-alvo não chega até as informações que se quer passar.
Esse é um dos impactos da falta de otimização SEO na estratégia inbound. Todo material criado e publicado perde a utilidade quando ninguém o consome.
Lembre-se: o consumidor moderno é bombardeado de informações a todo momento e por esse motivo sua marca precisa chegar até ele com eficiência e destaque.
Espero que esse conteúdo tenha esclarecido melhor o papel do SEO dentro de uma estratégia inbound.
Essa é uma das ferramentas do Google que se torna indispensável no trabalho de Marketing. Mas há muitas outras que são capazes de trazer excelentes resultados para seu negócio.
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