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A Copa do Mundo, o evento esportivo mais assistido e aguardado do globo, está chegando! A partir do dia 20 de novembro, os apaixonados por futebol terão a oportunidade de assistir a 64 partidas de 32 seleções que disputam o tão sonhado Troféu da Copa do Mundo.
O evento teve sua primeira edição lá em 1930, no Uruguai. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).
Claro que de lá para cá a Copa mudou muito, desde as regras mais básicas até a maneira de se criar conteúdo. Ela deixou de ser apenas um evento esportivo e passou a ser um evento publicitário também.
Tanto que esse período dos jogos é uma importante chance para empresas dos mais variados segmentos inovarem na forma de se criar conteúdo. Mas não vale esquecer as regras de marketing da Copa do Mundo 2022 estabelecidas pela FIFA.
Embora a Copa do Mundo seja um evento global, ela tem dono, neste caso, a FIFA. Com o objetivo de proteger a imagem e reputação do evento, a organizadora estabeleceu uma série de regras quanto à criação de campanhas publicitárias.
O Guia de Propriedade Intelectual possui todas as regras e proibições para as campanhas de marketing da Copa do Mundo. Nele, estão presentes as diretrizes para uso de propriedades intelectuais para fins publicitários. Ou seja, pode soltar a criatividade, mas é preciso seguir algumas regras.
Mas, apesar de todas as restrições, diversas marcas mostraram que é possível, sim, inovar por meio de campanhas publicitárias criativas nesta Copa, mesmo aquelas que não atuam no nicho esportivo.
Neste conteúdo, vamos apresentar as principais campanhas de marketing da Copa 2022 — e com certeza te deixar um pouco mais ansioso para o início dos jogos. Continue acompanhando!
Para te ajudar na missão de criar peças publicitárias criativas e divertidas, realizamos uma curadoria especial com as principais campanhas feitas especialmente para a Copa do Mundo 2022.
O mais legal é que muitas delas mostram que é possível, sim, utilizar elementos de futebol e engajar seu público mesmo que o seu nicho de mercado não seja esportivo.
Por isso, separe uma caneta e papel e conheça o nosso benchmarking estratégico da Copa:
Essa tradição já vem de anos! Este ano, a rede de fast-food McDonalds mais uma vez lançou sua nova edição dos famosos lanches da Copa.
Ao todo, são 8 opções de sanduíches inspirados em países que estarão na disputa pela Taça da Copa do Mundo Fifa 2022: Brasil, Catar, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França e México.
O mais legal foi a forma de divulgação dos novos lanches: em suas redes sociais, o McDonalds chamou o Tite, técnico da seleção brasileira, para anunciar os lanches — e seus ingredientes — em uma espécie de coletiva de imprensa.
Além de criativa, a campanha gerou muito engajamento do público e com certeza você já deve ter experimentado ou conhece alguém que já provou um dos novos lanches. E aí, aprovados?
Conhecida por ser embaixadora oficial da Copa, a Adidas reuniu um verdadeiro time de craques para torcer pelo Brasil. Na propaganda é possível ver nomes como Jukanalha, Negrete, Cafu, Jade Picon, Luva de Pedreiro, Cristiane Rozeira, entre diversos outros.
Será que o hexa vem aí? Bom, pela Vivo o hexa já é nosso!
O comercial da operadora, intitulado “Sinais” trouxe Vini Jr. como o grande protagonista enquanto a música “Anunciação”, de Alceu Valença, toca ao longo da propaganda.
E ao longo do comercial é possível notar o número 6 em vários detalhes. Será que isso é um sinal?
Conhecida por fazer propagandas emocionantes, a Coca-Cola produziu uma publicidade exclusiva para a competição deste ano. No vídeo, é possível ver diversos torcedores desfilando no ritmo da bebida em direção à Copa do Mundo. A empolgação já está altíssima!
Claro que a Layer Up não iria ficar de fora, né? Em uma série de lives que realizamos durante o mês de outubro, criamos um post justamente com a temática da Copa do Mundo, mostrando que a grama do vizinho não é mais verde.
Todo o copy foi desenvolvido com base na temática de futebol. Dá uma conferida: “Com a Copa do Mundo se aproximando, fica cada vez mais claro que cada time tem que ter sua própria estratégia. Afinal, o gramado vizinho pode até ser diferente, importado, ter um acabamento natural… mas nada será tão eficaz para o seu time como um gramado personalizado para as suas necessidades!”.
Legal, né? E o pequeno spoiler da vez é que em breve faremos outras peças com esse tema, por isso, se eu fosse você seguiria a Layer Up agora nas redes sociais para não perder nenhum insight.
Bom, já deu para notar que o importante é ser criativo, né? O importante é saber aproveitar as datas sazonais para atingir um público maior e vender mais.
E para te ajudar ainda mais nesta empreitada, criamos um conteúdo especial que trata deste assunto. Para conferir, basta acessar o banner abaixo!
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