Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
O martech, que é a junção das palavras marketing e technology, tem como função otimizar toda e qualquer estratégia relacionada ao universo do marketing digital. Podendo ser por meio de alguma metodologia, software ou gestão. Em resumo, o martech resulta em processos mais tecnológicos, práticos e eficientes.
Outro ponto de destaque é que ele pode auxiliar até mesmo na hora da análise e mensuração de dados, já que inclui aplicativos que simplificam as tarefas inseridas no cotidiano da empresa, possibilitando um olhar mais analítico e menos automatizado.
A técnica de martech pode estar em todas as etapas do funil de vendas em Y, principalmente na área de inbound marketing, por meio de recursos focados na qualidade e otimização de conteúdo.
Quer entender mais sobre como o martech pode auxiliar nos resultados da sua empresa? Continue por aqui!
A utilização do termo martech tem sido cada vez mais comum no universo digital. Isso porque ele inclui toda e qualquer otimização necessária no processo de marketing de uma empresa. Sendo até mesmo considerado um “novo nome” para aquilo que muitos já fazem há muito tempo no inbound marketing, por exemplo.
Então, para compreendermos com mais detalhe tudo que o martech pode proporcionar ao seu negócio, confira todas as características e benefícios:
Provavelmente o tópico mais importante de uma empresa é a maneira como as coisas estão sendo gerenciadas. E no marketing isso se torna ainda mais eminente, porque há a necessidade de processos e atitudes totalmente baseados em dados.
Então é aí que o martech entra, podendo auxiliar na otimização de todo o processo, seja na reunião em que nasce uma ideia ou na execução final da campanha.
Isso porque envolve a automação de processos e proporciona soluções mais rápidas e eficazes. Ao analisar relatórios obtidos por softwares, por exemplo, você pode compreender qual a melhor estratégia de venda para o seu segmento e, assim, traçar planejamentos mais assertivos. Incluindo até mesmo situações simples, como o agendamento de post nas redes sociais.
Como o martech pode estar atrelado a todo processo, estrutura ou jornada de um negócio por meio da automação, isso também acaba incluindo o funil de vendas em Y.
Com ele, você consegue analisar a tentativa de atração do lead, a prospecção, a nutrição e, por fim, durante a tão esperada venda. Possibilitando, assim, observar de perto e compreender o que realmente funciona ou não para o seu público-alvo, por exemplo.
Outro ponto é que quando falamos de otimização no marketing digital, logo pensamos na estratégia de inbound marketing, ou seja, ela é uma grande aliada do martech.
Isso acontece porque o inbound marketing envolve muito estudo e análise sobre o que realmente é interessante para o consumidor, para então proporcionar o que ele gostaria de ler, consumir ou assistir. E, por fim, ao invés da empresa buscar pelo lead, permite que ela possa ser procurada por alcançar a tão sonhada relevância no mercado.
O martech, como citamos anteriormente, inclui todo e qualquer meio que otimize uma estratégia de marketing.
Então, quando falamos que um software pode auxiliar nas tarefas diárias de uma empresa e direcionar a equipe para um olhar mais estratégico, destacamos também que o time pode desenvolver uma melhor relação com o cliente.
Seja buscando suprir as dores e necessidades dos clientes como também se mostrando presente diariamente, buscando antecipar a qualquer dificuldade e obstáculo que possa surgir.
Ou seja, diversas empresas focam seus esforços em muitas tarefas diárias consideradas até mesmo burocráticas e acabam esquecendo de olhar para o consumidor. O martech permite, por meio da automação de processos alinhada à otimização da estratégia de marketing, que os resultados do seu negócio sejam impulsionados.
Que os dados nos cercam por todos os lados você já deve saber. E, no martech, não é diferente. Para alcançar uma otimização realmente eficiente, é necessário analisar o que condiz com a necessidade do seu negócio para, por fim, aplicar uma estratégia assertiva.
Por isso a cultura data driven na empresa é tão importante. Não dá para contar com a sorte e “achismos”, é preciso contar com relatórios e mensuração. Assim, você fica à frente de tudo o que está acontecendo, seja em uma visão macro ou micro.
A análise não acontece só antes de utilizar o martech não, viu? Ela precisa ser realizada constantemente! É necessário acompanhar o que está dando certo e o que precisa de ajustes, até alcançar resultados extraordinários.
Depois que você compreende o processo interno da empresa e o que o seu negócio realmente precisa, o martech otimiza até mesmo os custos.
Seja na contratação de novos profissionais (porque você identificou o perfil e qualificação ideal para um determinado cargo), ou até mesmo na seleção e produção de um estoque realmente rentável, por exemplo.
Sem contar que, ao reestruturar e focar em estratégias realmente assertivas, você conquista a satisfação do cliente e a fidelização dele (um custo bem menor do que a prospecção) e, consequentemente, o ticket médio, receita e ROI.
Falamos aqui sobre o quanto a automação do processo alinhada à otimização pode impactar nos resultados do seu negócio. Mas deve ter surgido a dúvida: “quais realmente se encaixam na metodologia do martech?” ou “qual posso aplicar no meu negócio?”. Aqui listamos algumas das mais conhecidas no mercado de marketing digital. Confira:
O RD Station envolve diversas ferramentas que otimizam o universo digital, seja na programação de e-mails e postagens, análise e ranqueamento dos blogpost produzidos ou até mesmo das newsletters disparadas, por exemplo. Nele, os processos e tarefas diárias acabam se transformando em soluções a um clique, sempre contendo relatório e mensuração dos dados.
O Google Analytics é inteiramente voltado para a análise e mensuração de dados, desde as mais básicas até as mais complexas, sempre com acesso gratuito.
Agora indo para um direcionamento de vendas, o Salesforce, também conhecido como CRM, possibilita que você tenha acesso a todos os relatórios de vendas.
Outro destaque é a flexibilidade do aplicativo, já que ele pode ser integrado com outros softwares e, assim, alcançar uma análise mais completa de todo o processo.
Neste conteúdo percebemos que não existe mágica e muito menos truque para alcançar resultados extraordinários. O martech, assim como diversas metodologias, tem como base a mensuração de dados e, ao compreender isso, surge a questão: será que estou praticando análises realmente efetivas para o meu negócio?
Porque apesar de utilizar softwares de ponta para monitorar os processos da sua empresa, aí vai uma notícia: nada adianta se você não souber ler os dados.
Às vezes eles se apresentam em gráficos, números ou até mesmo em código, e saber decifrá-los pode ser vital para o seu negócio.
Quer alcançar a proficiência em dados tão sonhada? Sair de uma receita rotativa para um ROI realmente satisfatório? Então temos um convite!
Participe do maior evento de dados do Brasil: o Data Driven Decision. E o melhor: sem gastar nada!
Garanta a sua inscrição e tenha acesso a insights valiosos que podem mudar a história do seu negócio!
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.