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Leads desqualificados podem prejudicar o processo da área de vendas e, principalmente, o objetivo dos vendedores, que é concluí-la. Portanto, saber identificar a maturação dos leads é um ponto crucial.
Isso não significa que não é possível trabalhar com leads que ainda não estão prontos para dar continuidade em sua jornada, mas o time comercial precisa saber como abordá-los da forma correta.
Para reduzir custos e otimizar o tempo operacional, é interessante entender que o lead passa por diversas fases até chegar no ponto de maturação considerado ideal.
E é normal no decorrer desse processo que ele tenha contato com diferentes áreas de uma mesma empresa, afinal, é assim que a jornada acontece e a experiência é construída.
Os vendedores precisam estar atentos durante toda a abordagem, pois é ali que os leads começam a dar os sinais de que estão prontos ou não para uma abordagem mais precisa.
Portanto, ter sensibilidade para analisar o que o lead está sentindo, entender suas razões e necessidades é extremamente importante para conduzi-lo até a solução que o seu negócio oferece.
Ou seja, ouvi-los com atenção faz toda a diferença no resultado final e na conclusão da venda.
A equipe de vendas, quando alinhada ao time de marketing, consegue trabalhar melhor com as opções e conhecer mais a fundo o perfil do lead que está trabalhando.
Quando ambas as áreas trabalham em conjunto, o marketing identifica um lead qualificado, passa o bastão para a equipe de pré-vendas, que aplica filtros que mostram ainda mais a maturação desse potencial cliente.
Só então, ele chega totalmente preparado para conversar com os vendedores e realizar a compra, por meio de uma abordagem mais incisiva.
O fluxo de maturação funciona para intermediar todo esse processo de uma forma mais dinâmica e integrar as equipes e suas funções dentro dessa jornada do lead até ele se tornar cliente.
É muito parecido com a tática do Funil em Y, que alinha as equipes e insere o lead em um fluxo para receber materiais que o ajudem a identificar suas dores, quais soluções precisa e mostrar que sua empresa pode ajudá-lo.
Em seguida, é criado um fluxo de cadência, no qual são feitos follow ups para atrair a atenção desse lead até que ele atinja o nível de maturação necessário para o próximo passo.
Aqui vai uma dica: não é necessário ficar apelando para o contato comercial o tempo todo, isso só afasta-o do objetivo.
Seja paciente e espere que o lead encontre o momento ideal para seguir adiante em sua jornada. É nesse momento que a sua equipe comercial pode ser mais incisiva.
Busque criar um relacionamento e alimentá-lo de forma branda e amigável. Comunique-se e, sempre que possível, mantenha uma conversa e faça perguntas sobre o momento em que o lead se encontra.
Dessa forma, é possível identificar o nível de maturação com facilidade e sem ser invasivo ou ser interpretado de maneira errada.
Leads podem se desengajar, ficarem perdidos no meio do processo de maturação e não é por isso que não possuem potencial. Portanto, o fluxo deve ser aplicado para todos.
O fluxo de maturação serve para encorajá-lo a seguir em frente em busca da solução ideal para sua necessidade.
Com isso, você continua gerando valor para o lead e o seu negócio começa a ganhar autoridade, até que ele atinja o nível de maturação ideal para realizar a compra.
Isso auxilia a reduzir os custos de aquisição e, após a conversão, o cliente se fideliza com mais facilidade. Ou seja, são muitos os benefícios em implantar o fluxo de maturação como uma estratégia.
Um departamento muito importante para manter o cliente mais próximo da empresa e tornar sua jornada mais satisfatória, é o SAC. Confira como o SAC 4.0 une o uso de dados e a tecnologia para realizar sua tarefa:
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