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Com o surgimento de novas técnicas e metodologias, a equipe comercial precisa evoluir e buscar conhecimento para conversar com o cliente e aumentar suas taxas de atração e retenção. E foi dessa mudança do mercado que surgiu o Sales Enablement.
Muitos negócios se deparam com uma infinidade de estratégias e não conseguem definir qual é a que melhor se encaixa em seu modelo e interage com as necessidades dos consumidores.
Então, o Sales Enablement serve para dar direcionamento para o time de vendas em diversos sentidos, mas, principalmente, os capacita com conhecimento para escolherem as melhores práticas para lidar com o público.
Quer entender melhor sobre o Sales Enablement e como aplicá-lo em seu negócio? Continue lendo o nosso conteúdo.
Sales Enablement é um processo que capacita os vendedores para atrair e conquistar os compradores, alavancando as oportunidades de vendas.
Durante esse processo, os profissionais passam por um treinamento que aborda a jornada de compra, como utilizar ferramentas de gerenciamento de vendas e desempenho para aumentar a performance da equipe comercial, e como conquistar novas oportunidades.
É a obtenção de informações que serão aplicadas no momento certo e com a pessoa certa, gerando mais lucro para a empresa.
O Sales Enablement é um processo contínuo, que de maneira estratégica torna os profissionais mais eficientes, aumentando o impacto nos resultados e nas decisões de vendas.
Como é focado em melhorar a performance da equipe, o Sales Enablement conta com uma equipe que fornece conteúdos e capacitação para que os vendedores consigam manter uma conversa produtiva com o cliente em potencial, proporcionar uma experiência positiva, lidar melhor com as objeções e diminuir as chances da venda não ser efetuada.
Além disso, também foca em simplificar o processo de venda, tornando-o mais rápido e objetivo. Tudo isso para otimizar tempo e aumentar os ganhos da empresa.
Vale ressaltar que para implementar o Sales Enablement em sua empresa é importante ter uma equipe especializada, que terá toda a expertise para desenvolver os processos de acordo com a necessidade do seu negócio.
Essa equipe ficará responsável por todos os outros departamentos. Ou seja, vai preparar desde a contratação e os treinamentos de novos funcionários até a mensuração dos resultados das estratégias que estão em andamento.
A área de Sales Enablement é ampla e possui muitas funções dentro de uma empresa. Podemos observar que é uma equipe que está presente em outros departamentos, mantendo todos os processos integrados.
E é basicamente isso o que acontece. São profissionais que possuem um pensamento estratégico aguçado para formular um processo fluido e que traga resultados eficientes.
Para iniciar a área de Sales Enablement em sua empresa é preciso contratar profissionais que tenham habilidade e experiência para exercer as funções.
Mas não só isso, é preciso treinar e equipar o time inteiro para receber essa nova área e colocar em prática os novos processos.
Lembra do tópico que citamos a integração de todos os setores? Marketing e vendas não ficam de fora. Apesar de falar muito mais do processo de vendas, é necessário que as equipes estejam alinhadas, compartilhem informações e já tenham uma rotina integrada.
Com a equipe estruturada e a rotina mais adaptada aos novos modelos, ofereça ferramentas e tecnologias necessárias para que todas as tarefas sejam realizadas corretamente, principalmente a coleta de dados do público, que fará total diferença.
Após a implementação, com a equipe instalada realizando suas atividades, é o momento de acompanhar os resultados, analisar quais métricas são interessantes para o negócio e quais melhorias podem ocorrer.
Por ser um processo contínuo, o Sales Enablement proporciona diversos benefícios, sendo eles internos ou externos.
Com a mensuração dos conteúdos, da receptividade do público, do desempenho da equipe e das vendas que foram efetuadas, é possível trazer uma nova perspectiva para o negócio, entender os pontos de melhoria e o que propor de novidade.
Principalmente para as empresas que fazem uso de uma ferramenta específica de Sales Enablement, que apresenta um panorama geral de todo o processo que está sendo aplicado, identificando cada movimentação feita pela equipe.
Com isso, é possível identificar um aumento no desempenho da equipe, que torna a empresa ainda mais atrativa para o cliente, conquistando maior atração e retenção, e gerando um crescimento considerável da receita.
A conversa com o consumidor também se torna mais eficaz e duradoura por conta dos dados capturados, que são mais assertivos e auxiliam na estruturação de estratégias que conquistam o público, tornando a sua marca mais próxima e humanizada.
Para entender o impacto que a humanização da marca causa na conexão com o público, acesse o nosso conteúdo:
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