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O planejamento estratégico serve, basicamente, para determinar o que deve ser feito, como será feito e o porquê fazer. Assim, as empresas conseguem traçar melhor os seus objetivos e realmente chegar onde elas esperam.
Além disso, em um mercado extremamente competitivo, em que mais de 3,7 bilhões de pessoas possuem acesso à internet e mais de 60% da população utiliza ativamente as redes sociais, não resta dúvidas de quando as estratégias são importantes para se alcançar metas e, consequentemente, atingir o seu público.
Por isso, nesse artigo vamos te mostrar como montar o planejamento estratégico ideal para seu negócio, facilitando assim a sua tomada de decisões.
Confira!
Um bom planejamento é aquele que, acima de tudo, considera aspectos como:
Além disso, para se ter sucesso em suas estratégias, é extremamente importante que haja uma execução adequada do plano e um controle contínuo dos resultados.
Para isso, algumas ações precisam ser tomadas.
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Bom, por mais óbvio que isso pareça, a missão, a visão e os valores de uma empresa devem estar bem claros na hora de montar um planejamento estratégico.
Isso porque é fundamental que esse plano esteja alinhado, a curto, médio e longo prazo com as iniciativas e, principalmente, com as crenças da organização.
Sem isso, seu negócio perde o valor e o propósito.
Se você não sabe para onde está indo, não chegará a lugar nenhum.
Dessa forma ter metas claras e bem definidas, é essencial para que suas
estratégias tenham resultado. Além disso, é importante que você saiba a diferença entre metas e objetivos. Já que os objetivos são resultados maiores e mais ambiciosos, enquanto as metas são conquistas a curto prazo.
Ou seja, as metas servem como um passo a passo para atingir os objetivos.
Portanto, as metas devem seguir o padrão SMART, isso significa que elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido.
Saber quais são suas ferramentas e recursos é algo essencial para um planejamento estratégico. E isso vai desde software até processo do dia a dia.
Também é preciso fazer uma lista dos principais recursos que são necessários para alcançar seus objetivos, avaliando também os pontos fortes e fracos da corporação.
Nesse sentido, os pontos fortes são as coisas que beneficiam a empresa, como pessoas motivadas, tecnologias de ponta e processos bem definidos. Já os pontos fracos são aqueles que podem prejudicar o seu negócio, como equipamentos ultrapassados, profissionais desqualificados e excesso de burocracia.
Quando falamos em planejamento, as estratégias referem-se a como os resultados serão alcançados ou, ainda, de que forma o caminho deverá ser percorrido.
E aqui, é importante lembrar que boas estratégias resultam em diferenciais competitivos, destacando a sua empresa dos seus concorrentes.
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O plano de ação de um planejamento estratégico demonstra como as tarefas devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos previamente definidos.
No geral, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h, um singla em inglês, que representa 7 palavras e conceitos chaves:
Desse modo, você saberá o que fazer em cada etapa do planejamento estratégico e poderá definir o que deve ser feito e como deve ser feito.
No final, as chances de sucesso serão muito maiores.
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