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User Generated Content (UGC) é o termo em inglês que se usa para definir o tipo de conteúdo criado por pessoas sem um objetivo propagandístico. Nesse sentido, é possível citar: avaliações sobre produtos e serviços, fotos, vídeos, comentários, entre muitos outros.
Esse tipo de conteúdo é tão necessário quanto os conteúdos institucionais das marcas, pois ambos se complementam, ajudando outras pessoas em suas jornadas de compra.
Um exemplo bem prático são as avaliações em aplicativos de comida. Vários comentários positivos podem influenciar que próximos consumidores comprem confiando estar fazendo uma boa escolha da sua pizza, açaí, hambúrguer etc.
Já há algum tempo a palavra “influência” tem se destacado no marketing, principalmente no ambiente digital. O User Generated Content, por exemplo, está inserido nesse contexto e nas estratégias que decorrem do marketing digital.
A “influência da influência” também pode ser comprovada por pesquisas. Segundo um estudo realizado pela Nielsen, 92% dos consumidores depositam mais confiança quando a indicação é feita por amigos e familiares. Outro estudo da McKinsey revela que o boca a boca é responsável por 20 a 50% das decisões de compra. Por fim, uma pesquisa da Opinion Box afirma que 75% dos consumidores já realizaram uma compra após recomendações de influenciadores digitais.
A partir de todas essas informações, fica fácil imaginar a importância do User Generated Content para a construção da autoridade de uma marca. Entenda como isso pode ser aplicado em sua estratégia de marketing digital.
Ao aproveitar o poder da criatividade e da autenticidade dos consumidores, as marcas podem construir relacionamentos mais fortes com o público, aumentar o engajamento e impulsionar seus resultados de marketing. Isso pode ser exemplificado da seguinte forma:
O UGC é visto como autêntico e confiável, pois é proveniente de experiências reais de consumidores. As pesquisas citadas acima demonstram a confiabilidade das recomendações de outros usuários, mostrando que pessoas reais usam e apreciam os produtos ou serviços da marca, gerando maior credibilidade.
O UGC incentiva o engajamento do público com a marca, pois as pessoas se sentem mais propensas a interagir com conteúdo criado por outros consumidores. Esse tipo de conteúdo pode ser compartilhado e curtido diversas vezes, ampliando o alcance da marca e gerando buzz positivo. O UGC também contribui para a construção de uma comunidade em torno da marca, onde clientes promotores se sentem parte de algo maior.
O UGC fornece um fluxo constante de conteúdo atual para a marca, sem a necessidade de investir na produção interna de todo o material. A diversidade de formatos e perspectivas do UGC torna o conteúdo mais atraente e interessante para o público. A marca também pode utilizar o UGC para identificar tendências, entender melhor o público e aprimorar seus produtos ou serviços.
Criar UGC geralmente tem um custo menor do que produzir conteúdo profissional, pois a marca aproveita a criatividade e o entusiasmo dos consumidores. O UGC pode gerar um alto retorno sobre investimento (ROI), pois impulsiona o engajamento, as vendas e a fidelização de clientes.
Além disso, as marcas podem recompensar os criadores de UGC de diversas maneiras, como brindes, descontos ou reconhecimento em suas plataformas.
Antes de colocar o User Generated Content em prática, é interessante criar um planejamento pré, durante e pós-estratégia. A partir disso, você pode implementar ações, como:
Ter um bom relacionamento com o seu público-alvo e mantê-lo engajado com seus conteúdos é algo valioso para a reputação de uma marca.
Entenda que esse relacionamento é um trabalho contínuo e para sempre enquanto a marca existir. Porém, a partir dos aprendizados desse artigo e do seu conhecimento sobre sua área de atuação, é possível criar uma estratégia assertiva.
Sugerimos então a leitura complementar para que você veja o passo a passo para colocar o User Generated Content em prática.
Até a próxima!
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