Você já ouviu falar em reuniões de planejamento?
Bom, como o próprio nome sugere, a reunião de planejamento tem o objetivo de traçar o caminho para uma ação. Além disso, ela é perfeita para que lideranças, equipes e clientes atuem de forma colaborativa e multidisciplinar.
Vale lembrar também que o planejamento estratégico é, basicamente, a espinha dorsal de um negócio. Afinal, é ele que vai nos ajudar a alcançar todas as metas estipuladas para um determinado período de tempo.
E é, exatamente, por saber a relevância das reuniões de planejamento que, aqui na Layer Up, unimos nossos times de conteúdo, design, mídia, performance, atendimento e planejamento, para participar desse momento.
E, a partir dessa união, conseguimos estabelecer objetivos mais claros e resultados mais promissores, além de ser mais fácil pensar nos procedimentos que serão desenvolvidos ao longo de cada etapa.
Deixando todas as pessoas na mesma página.
Bônus: Como elaborar o planejamento estratégico perfeito para 2023
Reuniões de planejamento: como elas acontecem na prática?
Tudo começa na etapa de análise, na qual entendemos a fundo o que queremos fazer e onde desejamos chegar. Nesta etapa também tentamos montar um caminho. Por exemplo, se o nosso objetivo é crescer no Instagram e identificamos que vídeos curtos e didáticos estão funcionando bem, então vamos fazer testes com eles. A partir disso, adaptamos um caminho que faça sentido com base nos testes, estudos e análises estratégicas do que a gente fez.
Ou seja, o importante das reuniões de planejamento é conseguir trazer uma ideia, uma forma, um contexto e, na operação, trabalhar em cima dessa ideia de maneiras diferentes. Para que isso dê certo também é preciso:
- Deixar claro seus objetivos;
- Definir uma pauta de assuntos que devem ser tratados;
- Definir um tempo para tratar cada assunto;
- Escolher as pessoas mais indicadas para tratar dos assuntos propostos;
- Evitar distrações e se atentar ao horário e tempo de duração;
- Sair da reunião com um plano de ação.
Por fim, vale ressaltar que diferente do que muitas empresas acreditam, as reuniões de planejamento, apesar de contarem com temas sensíveis, não devem contar apenas com integrantes que começam pela letra “C”, como CEO, CMO, CIO, etc. Pelo contrário, com a ajuda de outros profissionais essas reuniões pode ser muito mais frutíferas.
