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Diversos sites e páginas de conteúdo sofrem com os ataques do SEO negativo, muitas vezes sem nem imaginar.
E as empresas acabam se questionando, e até mesmo mudando, suas estratégias na intenção de compreender o porquê do Google atribuir um ranqueamento injusto para a marca.
Se identificou com essa problemática ou quer saber mais sobre como se proteger dessa prática? Continue por aqui!
O SEO negativo é um tema até mesmo chocante para algumas pessoas. Você até pode estar se perguntando: “Como alguém pensa em prejudicar o concorrente? Não basta ser melhor?”
Se seguiu esse raciocínio, com certeza está no caminho certo, mas infelizmente essa prática é muito mais comum do que imaginamos.
O princípio dela é utilizar de toda e qualquer ferramenta que faça o Google desqualificar o site ou conteúdo do concorrente, principalmente os que estão na primeira página.
Aqui citaremos algumas das formas em que o SEO negativo pode ser aplicado, caso queira identificar se o seu negócio está passando por isso. Se, ao pesquisar pelo seu site e/ou conteúdo, encontrar algo suspeito, tome as medidas necessárias!
Essa estratégia “maliciosa” pode até mesmo afetar o seu inbound marketing. Ou seja, todo o planejamento para atrair o seu público pode ir por água abaixo por causa de terceiros.
Por isso, confira algumas das práticas dos concorrentes mal-intencionados:
Apesar de algumas situações serem aparentemente ignoráveis, não se engane: o Google pode até mesmo tirar a sua certificação de qualidade, fazendo com que a sua marca perca o espaço gradativamente, afetando até mesmo outras plataformas.
Para se proteger do SEO negativo são necessárias muita dedicação e constância na verificação dos seus conteúdos. Começando pela contratação de serviços de hospedagem seguros e de qualidade, assim como se manter livre de vírus e malwares.
Quando falamos de constância, é literalmente sobre monitoramento diário. Tanto da sua página quanto de outras que citam a sua marca.
Se por acaso encontrar algum link mal-intencionado, remova rapidamente, sempre reportando para o Google. Mesmo que seja rápido, ainda assim pode afetar o seu ranqueamento.
Apesar de estarmos falando sobre páginas, é interessante monitorar até mesmo as redes sociais e outros perfis que, porventura, tenham conteúdos que levem para a sua marca.
Outro recurso é pedir o auxílio do próprio Google com a ferramenta “Disavow”, que identifica e remove o link mal-intencionado para você.
Sim, até mesmo a velocidade com a qual o seu site carrega os conteúdos pode revelar algum mecanismo mal-intencionado. Até mesmo quando é apenas um problema técnico, o Google pode avaliá-lo negativamente, afetando o ranqueamento.
Antes de tudo, não pense no SEO negativo como algo assustador. Agora que você aprendeu como ele pode agir e quais as formas de evitá-lo, é o momento de iniciar todos os monitoramentos necessários.
Se você sofreu algum ataque, busque a melhor forma de solucioná-lo e reconquiste o seu espaço no Google com técnicas de SEO éticas e por meio do inbound marketing.
Você está enfrentando esse problema e, após solucioná-lo, gostaria de conquistar o ranqueamento dos sonhos? Confira mais insights no próximo blog!
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