SEO negativo: o que não colocar em prática

Diversos sites e páginas de conteúdo sofrem com os ataques do SEO negativo, muitas vezes sem nem imaginar. E as empresas acabam se questionando, e até mesmo mudando, suas estratégias na intenção de...

SEO negativo: o que não colocar em prática

Diversos sites e páginas de conteúdo sofrem com os ataques do SEO negativo, muitas vezes sem nem imaginar. 

E as empresas acabam se questionando, e até mesmo mudando, suas estratégias na intenção de compreender o porquê do Google atribuir um ranqueamento injusto para a marca

Se identificou com essa problemática ou quer saber mais sobre como se proteger dessa prática? Continue por aqui!

 

Afinal, o que é SEO negativo?

O SEO negativo é um tema até mesmo chocante para algumas pessoas. Você até pode estar se perguntando: “Como alguém pensa em prejudicar o concorrente? Não basta ser melhor?” 

Se seguiu esse raciocínio, com certeza está no caminho certo, mas infelizmente essa prática é muito mais comum do que imaginamos. 

O princípio dela é utilizar de toda e qualquer ferramenta que faça o Google desqualificar o site ou conteúdo do concorrente, principalmente os que estão na primeira página. 

 

SEO negativo: Como os hackers ou sites mal-intencionados agem?

Aqui citaremos algumas das formas em que o SEO negativo pode ser aplicado, caso queira identificar se o seu negócio está passando por isso. Se, ao pesquisar pelo seu site e/ou conteúdo, encontrar algo suspeito, tome as medidas necessárias!

Essa estratégia “maliciosa” pode até mesmo afetar o seu inbound marketing. Ou seja, todo o planejamento para atrair o seu público pode ir por água abaixo por causa de terceiros.

Por isso, confira algumas das práticas dos concorrentes mal-intencionados:

  • Plágio ou até mesmo distribuição do seu conteúdo em diversas outras páginas;
  • Associar o link da página ou site com spams e vírus, além de divulgá-lo em outros conteúdos por meio de hiperlinks;
  • Por meio de hiperlinks mal-intencionados, hackers podem ter acesso a todos os seus conteúdos e, na pior das situações, dados e computadores;
  • Por fim, alguns perfis mal-intencionados se dão o trabalho de copiar uma página inteira, desbancando completamente a original do Google. 

Apesar de algumas situações serem aparentemente ignoráveis, não se engane: o Google pode até mesmo tirar a sua certificação de qualidade, fazendo com que a sua marca perca o espaço gradativamente, afetando até mesmo outras plataformas.

 

Como se proteger dos ataques do SEO negativo? 

Para se proteger do SEO negativo são necessárias muita dedicação e constância na verificação dos seus conteúdos. Começando pela contratação de serviços de hospedagem seguros e de qualidade, assim como se manter livre de vírus e malwares.

Atente-se às menções e backlinks

Quando falamos de constância, é literalmente sobre monitoramento diário. Tanto da sua página quanto de outras que citam a sua marca. 

Se por acaso encontrar algum link mal-intencionado, remova rapidamente, sempre reportando para o Google. Mesmo que seja rápido, ainda assim pode afetar o seu ranqueamento.

Apesar de estarmos falando sobre páginas, é interessante monitorar até mesmo as redes sociais e outros perfis que, porventura, tenham conteúdos que levem para a sua marca. 

Peça auxílio do Google

Outro recurso é pedir o auxílio do próprio Google com a ferramenta “Disavow”, que identifica e remove o link mal-intencionado para você.

Acompanhe a velocidade do seu site

Sim, até mesmo a velocidade com a qual o seu site carrega os conteúdos pode revelar algum mecanismo mal-intencionado. Até mesmo quando é apenas um problema técnico, o Google pode avaliá-lo negativamente, afetando o ranqueamento.

 

É a hora de agir

Antes de tudo, não pense no SEO negativo como algo assustador. Agora que você aprendeu como ele pode agir e quais as formas de evitá-lo, é o momento de iniciar todos os monitoramentos necessários. 

Se você sofreu algum ataque, busque a melhor forma de solucioná-lo e reconquiste o seu espaço no Google com técnicas de SEO éticas e por meio do inbound marketing

Você está enfrentando esse problema e, após solucioná-lo, gostaria de conquistar o ranqueamento dos sonhos? Confira mais insights no próximo blog!

SEO Negativo

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