Tendências para 2025: o que você deve ficar de olho no próximo ano

Com a proximidade do próximo ano, tem um tópico que não sai das nossas conversas: quais são as tendências para 2025?Mais do que curiosidade, descobrir o que o futuro reserva é uma forma de se preparar os...

Tendências para 2025: o que você deve ficar de olho no próximo ano

Com a proximidade do próximo ano, tem um tópico que não sai das nossas conversas: quais são as tendências para 2025?

Mais do que curiosidade, descobrir o que o futuro reserva é uma forma de se preparar os negócios para um próximo ciclo cheio de mudanças e se antecipar a elas.

Pode parecer uma tarefa desafiadora, já que são muitas novidades, novas tecnologias e ferramentas surgindo. Além disso, não são todas as tendências que faz sentido seguir. Assim, também é necessário fazer uma curadoria em cima delas. E, por fim, também existe o investimento necessário para aderir, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Com isso, o comportamento de consumo também muda e, consequentemente, a percepção do público sobre a sua marca.

São muitas variáveis, sabemos. Mas, com um guia das principais tendências para 2025 e nossas dicas para aproveitá-las, garantimos que esse processo vai ficar mais fácil.

Por isso, para se preparar para 2025 do jeito certo e saber o que merece sua atenção, e só continuar acompanhando este conteúdo.

Por que é importante estar de olho nas tendências?

Como dissemos aqui em cima, estar de olho nas tendências é uma forma de se antecipar aos movimentos do mercado e preparar suas estratégias com calma.

Um exemplo é a própria transformação digital no Brasil. Desde meados dos anos 2010, a conversa sobre a digitalização dos negócios ganhou corpo no país. Principalmente com o boom das redes sociais anos depois, se tornou cada vez mais importante ter um negócio preparado para a era digital.

Se todos os executivos e empresas tivessem dado ouvidos a essa tendência, o processo de transformação digital forçada, que ocorreu durante a pandemia de Covid-19, teria provavelmente sido mais suave.

Quando o lockdown foi decretado e não havia outra alternativa, senão o digital, todos tiveram que correr atrás dessa tendência que, nesse ponto, já estava consolidada.

É lógico que não tem como prever tudo o que vai acontecer no próximo ano, assim como não tinha como prever uma pandemia global chegando.

Mas estar a par dos movimentos que os futuristas e especialistas identificaram, já é meio caminho andado para estar sintonizado com o mercado quando eles se concretizarem.

O que fazer?

Assim como a maioria dos temas que trazemos por aqui, a adoção de tendências também têm suas boas práticas. Separamos duas dicas principais: 

A sintonia com o negócio é uma delas. É imprescindível que qualquer mudança que você for adotar na empresa, esteja ligada aos objetivos principais do negócio — com as tendências não é diferente.

Uma vez que você tem isso em mente, mesmo que a tendência não vingue totalmente, a ideia não vai fracassar, porque tem a ver com o seu posicionamento e proposta de valor.

E, por falar no valor da marca, a segunda dica é focar em mudanças que realmente resolvam o problema do seu público. Uma tendência pode até estar conectada com os objetivos do negócio, mas se não fizer sentido para o público, é um desperdício de investimentos.

Por isso, assim como qualquer outra decisão que você tomar na liderança da sua empresa, a escolha de adotar ou pular uma tendência também deve vir do entendimento profundo do seu público-alvo.

O que não fazer?

Se essas são as boas práticas, também existem práticas que deve evitar a todo custo, mesmo que uma tendência pareça ótima.

Sendo assim, evite:

  • Assuntos que estão em alta, mas não conversam com o perfil da sua comunicação;
  • Usar dados sensíveis, principalmente quando se trata de tendências tecnológicas. Vale lembrar que a preocupação do público com respeito a dados e segurança está cada vez maior;
  • Falar somente sobre trends e novidades , quando esse não é o seu core business e acabar perdendo o foco da sua comunicação.

A principal dica aqui sempre será usar o bom senso e equilibrar a busca por tendências com o que realmente move o motor da sua empresa.

Tendências para 2025: o que vai acontecer no mercado de marketing, vendas e inovação?

Falando agora especificamente sobre 2025, reunimos as principais tendências que prometem movimentar o mercado de marketing, vendas e inovação no mundo todo, com dicas da nossa operação para aproveitar cada uma.

Se você quer melhorar suas estratégias nessas áreas, essa é a hora de prestar atenção e fazer suas anotações.

Inteligência artificial, é claro

Se você já costuma acompanhar tendências, essa aqui não será uma novidade.

A tecnologia que está dando o que falar desde que começou a despontar em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, promete continuar evoluindo em 2025.

De acordo com o Kantar Marketing Trends 2025, 68% dos profissionais estão otimistas com a tecnologia e 59% estão animados com a possibilidade de usá-la para criar anúncios.

Além de colaborar com insights e até criação, as previsões para a IA em 2025 reforçam sua premissa de otimizar o tempo das atividades e profissionais.

Integração de canais

O marketing omnichannel se baseia em melhorar a experiência dos usuários e, consequentemente, os resultados da estratégia, por meio da integração de todos os canais de contato com a marca. Só por isso, já dá para entender porque ele é uma tendência.

Mas essa unificação dos canais e da comunicação é cada vez mais relevante em um cenário com mais mídias, novas redes sociais e muita concorrência — exatamente o cenário previsto para 2025.

O próprio TikTok se juntou à Nielsen, uma das maiores empresas de dados e comportamento do mundo, para criarem um “clean room” — que é outra tendência importante.

Nesse espaço de dados compartilhado e seguro, anunciantes e agências poderão comparar o desempenho dos anúncios no TikTok em todas as telas utilizadas, do digital à TV linear.

Vale destacar também que não se trata só da fase de análise. Para ter uma estratégia omnichannel bem-sucedida, é necessário pensar nessa integração desde a produção das peças.

Isso não significa ter o mesmo conteúdo em todos os canais, mas uma comunicação que se complementa e transmite a mesma mensagem, mesmo que de formas distintas.

Crescimento do ESG

Já faz um tempo que essa sigla aparece entre as pautas mais importantes em empresas de todos os portes e segmentos.

Environmental (meio ambiente), Social (social) e Governance (governança) formam um conjunto de valores que não são mais um bônus ou diferencial, mas uma verdadeira necessidade.

Assim como a sustentabilidade do planeta é urgente, apoiar e investir na diversidade, equidade e inclusão, além de manter todos os processos com ética e transparência, é uma questão de sobrevivência no mercado. Quanto mais avançamos para o futuro, mais isso fica evidente.

No mundo todo é possível sentir essa percepção aumentando:

  • Ainda em 2023, o relatório ESG Radar, da Infosys (NYSE: INFY), apontou que 90% dos executivos acreditavam que iniciativas ESG trazem retornos financeiros positivos à empresa;
  • Não à toa, a previsão da consultoria foi que o investimento em ESG poderia chegar à US$53 trilhões até 2025.

Especialmente aqui no Brasil, o ESG promete avançar consideravelmente.

  • Já em 2024, diversas empresas brasileiras começaram a elaborar relatórios detalhados sobre seus avanços na pauta. Especialistas apontam que isso pode se tornar um padrão em breve;
  • Em 2025, esse assunto estará bem mais aquecido, também graças à preparação do nosso país para sediar a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática).

Assim, como você pode ver, o ESG é um assunto urgente e de alto impacto nos negócios. 

Investir nessa tendência para 2025 não é somente indicado, como a única forma de garantir o futuro.

Marketing de influência

A influência continua sendo uma das principais formas de se conectar com o público, do jeito certo, no local certo. 

Como já falamos em detalhes em outro conteúdo aqui no blog, os consumidores confiam nos influenciadores e suas indicações, principalmente os brasileiros:

  • 8 em cada 10 brasileiros já compraram um produto ou serviço por recomendação de influenciadores (Relatório Influenciadores, Opinion Box e Influency.me).

Em 2025, essa tendência segue em ascensão, mas com alguns adendos.

Mas, cada vez mais, o marketing de influência vai funcionar a base de autenticidade. Não somente com as famosas publis, mas principalmente com a co-criação de conteúdos.

Hoje, as pessoas não querem ver apenas um influenciador reproduzindo o texto de um briefing. Elas querem ver o que ele tem realmente a dizer sobre aquela marca, como usam determinado produto. É isso que gera o engajamento genuíno — ou, na linguagem desse meio, engajamento orgânico. 

  • De acordo com estimativas da Goldman Sachs, a creator economy já é uma indústria de US$ 250 bilhões e poderá atingir US$ 480 bilhões em 2027.

Aqui também vale um destaque especial para os nano e micro influenciadores. Como também mostramos no blog post sobre o tema, eles são cada vez mais procurados pelas marcas pela sua alta capacidade de se conectar com o público e transmitir a mensagem da marca com mais personalidade e identificação.

Ascensão do social

Desde que as redes sociais chegaram, estamos cada vez mais conectados com nossos feeds e tudo o que vem deles.

Elas são um poderoso meio para entreter, se informar, se conectar com as pessoas e, especialmente nos últimos 5 a 10 anos, para fazer negócios.

Desde o social listening, que usa as redes sociais como fonte de pesquisa, até o social commerce, que integra elementos dos e-commerces diretamente nessas plataformas, o social está em ascensão.

Isso promete aumentar à medida que as marcas se especializarem ainda mais em personalizar a jornada de compra e promover boas experiências aos seus usuários.

Além de 2025: tendências que já existiam e vão continuar impactando os negócios

Muito além dessas tendências para 2025 que listamos acima, existem outros movimentos que já são conhecidos dos profissionais de marketing e vendas mais atentos ao mercado.

As tendências são cíclicas e não têm um prazo de “validade” para durar. 

Por isso, o que parece ter se encerrado aqui, pode voltar em algum momento. Da mesma maneira, algumas das tendências que mais irão se destacar em 2025 não são de agora, mas de anos atrás.

Vídeos, lives, comércio online, personalização de produtos, serviços e jornadas, consumo por experiência e por entretenimento, conteúdo interativo e muitas outras não são exatamente novidades, falamos sobre elas há uns bons anos.

Mas, se você ainda não aderiu, 2025 é mais uma oportunidade para começar!

Falamos mais sobre isso em uma live especial sobre as tendências para 2025. Já está disponível no nosso canal do YouTube. Clique no banner abaixo e assista.

As tendências para 2025 já são realidade

No momento da criação deste conteúdo, faltam exatamente 20 dias para 2025 começar, de fato. Mas as tendências que vão dominar este ano já são uma realidade.

Estar de olho nas tendências é essencial para tudo o que listamos neste blog post: entender o mercado, antecipar suas estratégias, destacar a sua marca da concorrência, se aproximar do público e muitos outros benefícios.

No entanto, para você que chegou até aqui, existe uma habilidade ainda mais crucial: saber identificar entre elas o que, de fato, é relevante para o seu negócio e, principalmente, para o seu público.

Essa também é uma forma de buscar a inovação para a sua empresa, outro ingrediente indispensável para existir no mercado.

E se inovação é o que você busca, a Layer Up é a melhor opção para te ajudar. 

Atuamos da estratégia à operação, do branding à performance, unindo criatividade, tecnologia e gestão data driven.

Com mais de 10 anos de existência e ricas experiências no mercado, já transformamos a realidade de mais de 200 empresas em mais de 15 segmentos, e estamos prontos para fazer o mesmo com os seus resultados.

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