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Você sabe como medir as métricas comerciais do seu negócio e melhorar o ciclo de compra e, consequentemente, a satisfação dos seus clientes? Um sistema de controle de vendas com certeza é uma boa aposta para quem busca mais segurança e previsibilidade na hora de traçar os próximos passos.
Longe de bola de cristal ou adivinhação, implementar sistemas de controle de vendas possibilita que a gestão comercial seja feita com muito mais eficiência e sabedoria.
Além disso, o uso de softwares desse tipo permite analisar os dados da área comercial, evitando falhas e gargalos operacionais. Tudo isso comprova que as velhas planilhas não são suficientes para quem busca reestruturar o processo de vendas.
Qualquer empresa precisa organizar o processo de vendas a fim de oferecer serviços e produtos de qualidade, garantindo que o ciclo de compras seja satisfatório e gerando novas oportunidades de negócio.
O controle de vendas aparece justamente com esse objetivo: aumentar a organização dos fluxos relacionados aos processos de venda.
Portanto, ele engloba desde a compra da matéria-prima até o envio da mercadoria para o cliente. Vale destacar que o pós-venda também faz parte da estratégia, afinal, por meio dele é possível garantir mais vendas e fidelizar novos clientes.
O controle de vendas também é utilizado para planejar novas ações. Por meio da coleta e armazenamento dos dados, é possível tomar decisões com base no histórico de negociações, garantindo mais assertividade e gerando um ROI maior.
A partir dele, muitas empresas conseguem ter previsões para os próximos meses, identificando em quais períodos as vendas são maiores e se preparando para os períodos de baixa nas vendas.
Muitos negócios optam por planilhas para realizar esse controle. Mas, quando o número de negociações e clientes cresce, esse sistema se torna insuficiente.
Por isso, a melhor opção é usar um sistema de controle de vendas, que permite a automatização de processos, evita falhas nas operações e otimiza tempo e mão-de-obra.
O controle de vendas é caracterizado como a chave principal para alavancar o negócio. Muito além da coleta e mensuração dos dados, ele proporciona melhorias no processo de logística e garante que as vendas sejam realizadas com mais rapidez.
Porém, sua vantagem não se limita apenas a essa. Conheça outras a seguir:
Para uma empresa sobreviver às adversidades do mundo dos negócios, é importante que ela tenha um controle financeiro eficiente, assim como uma reserva emergencial.
Com o controle de vendas é possível melhorar a gestão financeira, pagar os impostos em dia e garantir que toda a operação rode dentro da lei.
Assim, os resultados serão alcançados, possibilitando maior facilidade para realizar novos investimentos.
Já pensou se um cliente solicita um produto e, na hora de fazer o envio, você descobre que esse produto está fora de estoque?
O controle comercial permite uma organização maior dos produtos disponíveis e identifica quais necessitam de reposição.
Assim, as informações contidas em seu fluxo de caixa condizem com aquilo que acontece em sua empresa, evitando desalinhamentos.
Já abordamos outras vezes a necessidade de contar com uma operação unida. Os times de marketing e vendas necessitam trabalhar em harmonia para que os leads sejam convertidos com mais facilidade e os clientes disponham de um ciclo de compras satisfatório.
Com mais autonomia e otimização de tempo, as equipes podem focar em atividades mais específicas. Além disso, os dados coletados por meio do controle de vendas permitem a otimização de processos e alinhamentos entre os diferentes times.
Com um software de vendas é possível integrar diferentes ferramentas, gerando uma operação omnichannel. Assim, as tarefas são automatizadas e as vendas são feitas de maneira mais inteligente.
Propiciar uma boa experiência de compra é requisito mínimo para fidelizar o cliente. De acordo com a pesquisa divulgada em 2020 pela Accenture — empresa focada em consultoria digital —, 47% dos entrevistados que ficaram frustrados com uma experiência de compra recente afirmaram que evitariam a marca no futuro.
Com clientes cada vez mais exigentes, principalmente no período pós-pandemia, nada mais justo que garantir que a experiência seja satisfatória.
Afinal, a fidelização de clientes impacta diretamente no faturamento de uma organização. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review: um crescimento de 5% nas taxas de retenção de clientes pode aumentar os lucros de uma empresa de 25% a 95%.
Um sistema de controle de vendas permite fazer melhorias, identificando quais processos estão trazendo o retorno esperado e quais precisam ser reformulados.
Assim, toda a operação comercial roda de maneira mais assertiva, propiciando experiências personalizadas aos clientes e garantindo o aumento das vendas.
Não é incomum que o controle de vendas seja confundido com o ERP, mas é importante destacar que cada um tem funções específicas.
Enquanto um sistema de controle de vendas é utilizado para melhorar o relacionamento com os clientes e controlar o processo comercial, o ERP tem como objetivo otimizar processos operacionais, sendo composto pelos setores administrativo, financeiro e contábil.
Embora tenham funções diferentes, realizar a integração de ambos é essencial para facilitar a gestão da organização.
Muitos pilares devem ser levados em consideração ao optar pela implementação de um sistema de controle de vendas. Por isso, a seguir separamos alguns pontos de atenção que você deve ter:
Lembre-se: seu time precisa ter facilidade ao alimentar o sistema com as informações comerciais. Ao escolher o sistema, opte por aqueles que atendem às suas necessidades e sejam fáceis de mexer.
É importante que seus colaboradores consigam acessar o sistema de controle de vendas com facilidade. Escolha aquele que possa ser acessado em qualquer lugar pela internet com login e senha. Afinal, o trabalho remoto é uma crescente no Brasil.
O omnichannel permite a integração de todas as suas frentes comerciais, possibilitando que a compra comece a ser realizada em um canal e termine em outro. O cliente, por exemplo, pode começar o ciclo de compra pelo e-commerce e finalizá-la através do WhatsApp.
Portanto, busque por um sistema que permita essa integração de diferentes ferramentas, para que a coleta e mensuração dos dados coletados seja mais eficiente.
Ao longo desse conteúdo, com certeza, você entendeu a importância de contar com um controle de vendas eficiente e como os dados são cruciais nessa função. Por isso, viemos te convidar para um evento exclusivo e online que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho: o Data Driven Decision.
Muito além de ensinar a aplicar os primeiros passos para quem busca uma cultura data driven, vamos abordar pesquisas e tendências desse mercado para impulsionar as vendas da sua empresa.
O melhor de tudo é que o evento contará com convidados especiais e um hub recheado de conteúdos imperdíveis. Para participar da maior comunidade Data Driven Decision do Brasil e não perder nenhum insight valioso, basta fazer sua inscrição no link abaixo. Até lá!
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