Marketing de Conteúdo e suas principais ferramentas

24/09/2015 Por
Marketing de conteúdo e suas principais ferramentas

O Marketing de Conteúdo é muito mais que uma tendência, e sua empresa não pode ficar de fora

O Marketing de Conteúdo é mais do que uma tendência para as empresas, é uma necessidade, pois sem ele é impossível gerar tráfego e fluxo de interação com clientes e futuros clientes. Existem ferramentas de Marketing de Conteúdo que auxiliam a alcançar um segmento diferentemente das mídias tradicionais. Isso porque o principal intuito é, por meio de conteúdos relevantes para o público-alvo, fazer com que aconteça uma interação diferenciada das outras empresas, e abrir vantagem competitiva com o seu negócio em relação aos demais.

Por ser uma área muito abrangente, pode acontecer de você ficar meio perdido na hora de escolher quais estratégias utilizar para se beneficiar daquilo que o Marketing de Conteúdo tem para oferecer. Para isso, separamos abaixo três ferramentas de engajamento que te ajudarão na conversão de clientes! Confira:

  1. Whitepaper

Whitepaper, mais conhecido como guia supremo ou e-book, é uma ferramenta de Marketing de Conteúdo totalmente eficiente quando a empresa tem em mente estabelecer maior engajamento com os clientes, tudo isso porque o Whitepaper pode funcionar como forma de fazer com que os usuários tenham acesso a informações de grande relevância que vão ajudá-los a resolver determinado problema, trazer confiabilidade e transparência, proporcionar soluções eficientes e práticas com um guia que mostra passo a passo como se resolve uma determinada questão.

O Whitepaper não funciona somente para solucionar problemas. Ele pode ser um guia prático sobre determinada instrução de uso de um produto, uma palestra em forma de texto, tutoriais, enfim, qualquer forma de passar informações relevantes para o seu seguidor de forma em que ele se sinta atraído pelo conteúdo. Porém, vale lembrar que nessa estratégia não pode haver nenhuma lacuna que atrapalhe a comunicação, tudo tem que ser bem planejado e executado.

  1. Infográfico

Infográfico funciona como um ótimo recurso para mostrar aos seguidores todas as conclusões da empresa a partir de uma análise dos dados. Até então, pesquisas realizadas informam que cerca de 80% das pessoas que buscam informações de marketing compartilham e comentam com certa frequência sobre o assunto de interesse. Hoje em dia, existem vários tipos de ferramentas que ajudam empresas a desenvolver infográficos. Essa ferramenta de Marketing de Conteúdo aumenta consideravelmente o número de engajamento na sua página, pois seu cliente verá em números reais do que é que a sua empresa está se beneficiando com as estratégias realizadas.

  1. Calculadora

Neste caso, não estamos falando daquelas calculadoras normais, mas, sim, daqueles métodos mais avançados, como, por exemplo, software de cálculos onde podem tabular o ROI (Retorno sobre o investimento) feito em qualquer meio de comunicação em que o foco seja maior abrangência da empresa e engajamento com seu público. Apesar de ser um recurso que funciona muito bem, são poucas as empresas que conseguem desenvolver esses tipos de cálculos, porque precisam de um grande investimento ou, então, de profissionais capacitados no mercado para atuar perfeitamente na área.

Você sabe calcular o ROI da sua empresa?

Independentemente de ter a capacidade de realizar esses tipos de cálculos, é muito importante que a sua empresa saiba analisar o ROI. Isso pode acontecer da seguinte maneira: você deve traçar perspectivas atuais e reais, ou seja, aquelas em que você sabe que a sua empresa tem capacidade para atingir. Nada adianta criar objetivos altos, sendo que o seu negócio ainda não está preparado e bem equipado para que essa meta seja atingida.

Conclusão Final

Marketing de Conteúdo funciona também como uma das principais causas de empurrar o aumento de geração de leads das empresa, sendo que essa taxa de conversão acontece em 40% dos casos, com uma média geral de 50%. Em primeiro lugar, a estratégia de Marketing de Conteúdo é conseguir a atenção do público e, logo em seguida, fazer com que essa atenção não esfrie, ou seja, sempre manter o interesse bem aquecido. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo e saber quais são os tipos de conteúdos que farão a diferença para eles.

Embora existam muitas outras ferramentas que servem para interagir com o seu público, essas que acabamos de citar tem uma maior taxa de conversão, o que interfere diretamente na visibilidade de seu negócio e no aumento de clientes. O principal é você entender aqui que o Marketing de Conteúdo é uma necessidade que a sua empresa deve colocar como uma das prioridades. De nada adianta ter um bom planejamento voltado para as mídias tradicionais e se esquecer daquelas que circulam dentro do ambiente digital onde, atualmente, está concentrado o maior fluxo de pessoas.

Remarketing-layerup-agênciamarketingdigital

Veja também:

Dispositivos móveis: Seu site esta preparado?

Como gerar mais tráfego para sua empresa

Os principais termos do Marketing Digital que você precisa saber

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.