Por que valorizar a produção de conteúdo para blog?

15/09/2016 Por
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O que aprendi sobre a produção de conteúdo para blog com a experiência na produção editorial

Como já dizia Mário Quintana, “o segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você”. No caso da relação entre empresa e cliente, a lógica é a mesma: não adianta mais vencer o público pelo cansaço. Para atrai-lo, o segredo é investir na produção de conteúdo para blog, página que será o jardim da sua pequena empresa.

Aqui na Layer Up nós valorizamos o Marketing de Conteúdo, pois acreditamos que, ajudando o empresário a escrever e a publicar textos de qualidade, ele se tornará:

  • autoridade no segmento em que atua;
  • fonte para que o mercado seja abastecido com conteúdo para blog e informações relevantes;
  • e referência para aqueles que buscam se identificar com a marca antes de adquirir os produtos vendidos por ela.

A minha trajetória profissional fez com que eu valorizasse desde cedo um bom conteúdo para blog. Comecei a trabalhar na Editora Abril como designer quando tinha 18 anos. Ali, passei por diversas redações, como as das revistas Exame, VOCÊ S/A, Casa ClaudiaArquitetura & Construção, Bons Fluidos, entre outras. Com a rotina, pude conhecer também o lado do jornalista e o do produtor.

Mesmo estando atenta a cada detalhe para que nenhum erro de diagramação chegasse à versão final das publicações, aprendi a valorizar também o conteúdo. Sem ele, a identidade visual não surte o mesmo efeito. E vice-versa. O texto, sem a imagem, não atrai tanto o público, como mostram, por exemplo, estas técnicas para aumentar a participação no Facebook.

Depois de dois anos trabalhando na editora, decidi fazer a graduação em Propaganda e Marketing, mas o curso não mostrou ser o que eu esperava. Além disso, por querer entender a mecânica da produção de conteúdo e por amar os livros, no ano seguinte, comecei a estudar Produção Editorial.

A faculdade me trouxe muita experiência, porque o curso envolvia Marketing e conteúdo, e focava bastante nos processos editoriais. Ter visto o outro lado, que não fosse o do designer, trouxe uma grande bagagem para a minha carreira. No fim da graduação, eu já estava completando sete anos de Editora Abril, na qual fiquei por mais três anos.

De lá, passei a trabalhar em uma revista de beleza do grupo Ikesaki. Nela, pude me envolver com feiras e eventos, e também com o lado do Marketing de pensar em público-alvo, produção de conteúdo para blog e posicionamento de marca.

Como comecei a me interessar por essa área, fui fazer um MBA em Marketing na ESPM, que me trouxe uma bagagem estratégica de conhecimento, mesmo que ainda fosse de uma visão de Marketing tradicional. Nessa época, embora já existisse o Marketing Digital, ele ainda não estava tão presente nas faculdades e universidades.

Cerca de dois anos depois de trabalhar na revista do grupo Ikesaki, fui para o CERS Cursos Online, no qual fui contratada para ser coordenadora da editora, que produzia somente livros digitais – uma raridade no Brasil. Foi muito desafiador e tive que conhecer o universo digital, inclusive saber o que eram Marketing Digital, SEO e Remarketing.

E daí, precisei estudar. Fiz cursos voltados para mídias sociais, Google Adwords e Google Analytics. Nesse período, descobri a HubSpot, empresa idealizadora da metodologia do Inbound Marketing, que valoriza a produção de conteúdo para blog. Fiz a certificação deles online. Depois de três anos no CERS, chegou o momento em que tive vontade de ter o meu próprio negócio.

Na Layer Up, pude colocar em prática toda a experiência de estratégia e, especificamente, de produção de conteúdo que adquiri durante a minha trajetória profissional. E foi construindo planejamentos e analisando resultados que compreendi o poder de atração que o conteúdo para blog proporciona para as empresas. É ele que as pessoas buscam no Google e que os usuários compartilham nas redes sociais.

É o conteúdo ainda o responsável pelo processo de conversão de um potencial cliente em lead e de um lead em cliente. Com ele, somos capazes de nos aproximar do público certo e ajudá-lo a entender nossos valores e diferenciais. O conteúdo para blog tem uma força de atração enorme. Se você está aqui lendo o post até este ponto, é a prova de que um texto de qualidade e envolvente é capaz de estreitar o laço entre o visitante e a empresa.

No próximo post, contarei sobre outro fator importante, além do bom conteúdo para blog, para uma ação de Marketing bem-sucedida:  a importância de contar com profissionais especializados. Caso queira receber conteúdos exclusivos e uma notificação assim que a publicação for ao ar, inscreva-se no formulário abaixo.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.