5 ferramentas para produção de conteúdos impactantes + bônus

Engana-se quem pensa que escrever para web é uma tarefa fácil. Porém, há sim formas de otimizar essa atividade, uma delas, por exemplo, é se valendo das melhores ferramentas para produção de conteúdo. Afinal,...

5 ferramentas para produção de conteúdos impactantes + bônus

Engana-se quem pensa que escrever para web é uma tarefa fácil. Porém, há sim formas de otimizar essa atividade, uma delas, por exemplo, é se valendo das melhores ferramentas para produção de conteúdo. Afinal, muito mais do que escrever bem, é preciso escrever com profundidade, conhecendo o seu público, escolhendo as palavras-chave adequadas e analisando a concorrência.

Então, por que não aproveitar o que a tecnologia tem de melhor para melhorar os seus processos e facilitar as coisas? E pensando em te ajudar com isso, preparamos este post com uma seleção de 5 ferramentas para produção de conteúdos mais impactantes.

Esperamos que elas possam descomplicar o seu processo criativo e, é claro, potencializar a sua produção.

E então, vamos juntos?

Ferramentas para produção de conteúdo: o que são?

Antes de conhecer as ferramentas que vão te ajudar a criar conteúdos mais impactantes, é importante ter em mente o que são essas ferramentas.  Afinal, elas podem ser desde sites até plataformas ou softwares voltados para pesquisa de dados e criação de insights.

Além disso, também é importante ressaltar que algumas ferramentas são gratuitas e outras não mas, de qualquer forma, é interessante conhecer os recursos de todas elas para decidir se essas ferramentas fazem sentido ou não para o seu negócio.

Assim, fica mais fácil identificar o que pode ser usado em sua estratégia de inbound marketing. Confira:

1. Answer the Public

Ideal para gerar insights antes de produzir o seu conteúdo, o Answer the Public oferece combinações de palavras-chaves com base no que as pessoas têm pesquisado. Nesse sentido, ela prioriza um fator importantíssimo em uma estratégia de SEO: a intenção de busca, encurtando o caminho para quem precisa gerar tráfego. Para usá-la basta inserir uma keyword e definir a região que você se encontra.

2. Gerador de Personas

Criado pela RD em parceria com a Rock Content, o Gerador de Personas é gratuito e facilita a criação do cliente ideal da sua empresa. Para usá-lo, basta preencher os dados solicitados e aplicar o resultado obtido para criar uma estratégia de marketing mais assertiva.

3. SemRush

Essa é uma das ferramentas para produção de conteúdo pagas. Mas se você quiser analisar palavras-chave, domínio e concorrentes dentro de uma única ferramenta, vale o investimento. Afinal, o SEMRush é um kit de ferramentas integradas de marketing digital.

Principalmente, quando falamos de SEO:

4. Ubersuggest

O Ubersuggest tem uma versão gratuita para teste e está na lista de ferramentas para produção de conteúdo que permitem descobrir e analisar palavras-chave estratégicas. Vale pontuar também que essa é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado: avalia o desempenho de sites e até sugere termos relacionados, perguntas e tópicos de conteúdo, além de trazer informações sobre backlinks.

5. Vocabulário Ortográfico

Está em dúvida sobre como se escreve uma palavra? Consulte o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras, ele é perfeito para encontrar verbetes e termos que já seguem as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Bônus: kit de ferramentas do Google

GOOGLE ANALYTICS

Para analisar o desempenho dos seus conteúdos, use o Google Analytics. Uma ferramenta gratuita que detalha suas visitas, tráfego e acessos do seu site, assim como quantidade de visitantes, tempo de permanência, de onde vieram os acessos, entre outras informações.

GOOGLE DOCS

Com o Google Docs você cria conteúdos online e compartilha facilmente seus documentos com outras pessoas, sejam elas clientes ou colegas de trabalho, permitindo assim edições em tempo real e facilitando muito o processo de revisão e aprovação dos seus conteúdos.

KEYWORD PLANNER

O Keyword Planner é, basicamente, o mecanismo de palavras-chave do maior buscador do mundo.

GOOGLE SUGGEST

Se você já viu o “autocompletar” da barra de pesquisas do Google, então sabe bem para o que serve o Google Suggest, afinal, ele é a ferramenta responsável por sugerir outras palavras assim que o usuário começa a digitar sua busca. Sendo uma ótima fonte de consulta.

GOOGLE TRENDS

Perfeito para a identificação de tendências ao redor do mundo, o Google Trends permite que você filtre assuntos e localidades.

Vantagens das ferramentas para produção de conteúdo

As ferramentas para produção de conteúdo ajudam a otimizar o processo e economizar tempo, seja ao pesquisar palavras-chave, editar textos ou procurar insights. Além disso, elas transformam o trabalho braçal de várias horas, semanas ou até meses em informações completas em poucos segundos, dando um fôlego extra ao seu marketing digital e, é claro, a sua equipe como um todo.

Leia também: Por que valorizar a produção de conteúdo para blog?

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